Quem pode pregar o evangelho? Hoje vemos muitos cristãos confusos a respeito, muitos que acham que não são “chamados” para pregar a palavra de Deus na igreja.

Por isso, gostaria de falar sobre esse assunto tão importante…

Será que todos podem pregar o Evangelho? Ou a pregação está limitada a apenas alguns que têm o que é preciso para pregar?

Vamos descobrir neste artigo:

O que realmente significa pregar o Evangelho

O que realmente significa pregar o Evangelho?

Há uma variedade de opiniões a respeito dessa questão.

Mas, a verdade é que a pregação não é simplesmente um preenchimento de tempo no culto, nem é o simples compartilhamento de experiências pessoais…

Também não é uma “conversa” bem organizada, projetada para dar uma série de passos para uma vida melhor. 

Pregar o evangelho é a maior tarefa que qualquer indivíduo pode receber. O evangelho afeta vidas por toda a eternidade!

Reflita comigo… De acordo com as palavras de Jesus, qual era o propósito de toda a sua vida?

  • Jesus veio chamar os pecadores ao arrependimento. (Lucas 5:32)
  • O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10)
  • Cristo veio para desfazer as obras do diabo (ver 1 João 3: 8).

Como Cristo cumpriu este propósito, estas metas?           

  • Ele, porém, disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado. (Lucas 4:43)

Ei! Pregar o evangelho nada mais é do que com a autoridade de Jesus, compartilhar a palavra de Deus com as pessoas a fim de gerar arrependimento e salvação!

Quem pode pregar a palavra de Deus?

E Jesus disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15)

Quando o Senhor Jesus Cristo deu essa ordem, ele estava se dirigindo aos discípulos, um pequeno grupo de homens que o seguiam. 

Estes discípulos de Jesus Cristo eram humanos imperfeitos como qualquer um de nós, mas foram chamados para pregar o Evangelho

Alguns de nós podemos pensar que existia algo muito especial neles que os qualificou para a tarefa de pregar a palavra de Deus, mas, na verdade, eles não tinham nada alem da presença do Tudo!

A resposta para a questão principal, ‘quem pode pregar a palavra de Deus?’ é todos que verdadeiramente forem discípulos de Cristo, seguidores e verdadeiramente amantes do Evangelho.

O que é preciso para pregar o Evangelho

O que é preciso para pregar o Evangelho?

Pregar a palavra de Deus não precisa ser algo difícil. Não é necessário um grau de treinamento formal para isso. 

Embora treinamentos e diplomas possam certamente ajudar, tudo o que precisamos é conhecer o Evangelho e o que Deus fez por nós!

Pense nisso. Pedro e alguns dos discípulos eram meros pescadores que não tinham treinamento…

Tudo o que eles tinham era um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus Cristo, o que nós também temos hoje se confessarmos que cremos e se verdadeiramente O seguirmos.

Dito isto, aqui estão alguns requisitos que temos de seguir antes de sairmos por todo o mundo pregando a palavra de Deus:

1: Relacionamento profundo e constante com Jesus

Você caro pregador precisa estar em constante relacionamento com Cristo. Nos artigos anteriores a este falamos muito a respeito de relacionamento com Deus…

Fato é que você precisa do Senhor para pregar, você necessita do conselho e direção de Deus, e é impossível ouvir a voz do Senhor sem antes esvaziar-se de todas as outras vozes do mundo.

Inclusive recomendo fortemente que você leia: Como ouvir e discernir a Voz de Deus?

Entenda que sem ouvir ao Senhor, jamais sua pregação sera eficaz, pois é impossível pregar para a noiva de Jesus sem constantemente consultar o noivo!

Para saber do noivo (Jesus) o que você deve pregar a sua noiva (igreja), basicamente, você pregador deve:

  • Ser exemplo (viver aquilo que prega).
  • Diariamente ter Momentos de Leitura e Meditação Bíblica.
  • Ter Vida de Oração

2: Ser sensíveis, obedientes e tementes a Deus

Sim! Nós precisamos estar sensíveis a voz de Deus, mas de nada adianta esta sensibilidade se quando Deus fala, lhe direciona para a esquerda você vai para direita.

Novamente aqui enfatizo que você nada fará sem o poder e misericórdia de Deus!

Por isso, seja sim um bom ouvinte, mas principalmente seja um excelente filho de Deus, um bom filho obedece, ama e busca não entristecer seu pai.

Tenho certeza que muitos estão se questionando ou talvez murmurando… ‘Mas Deus não fala’….

E para estes eu respondo com uma pergunta: Qual foi a ultima vez que você leu a Bíblia?

Porque a Bíblia é a voz todinha de Deus para minha e sua vida! Você tem lido, você tem obedecido, você tem seguido?

3: A palavra de Deus em sua vida

Irmão, entenda que é preciso conhecer a palavra antes que se possa pregar a mesma

A única maneira de pregar verdadeiramente o evangelho é conhecendo profundamente a palavra de Deus. 

Afinal, este é o principal motivo que muitas igrejas e muitos pregadores estão cheios de heresias, estão trazendo meias verdades. Isso definitivamente não é amar e pregar o Evangelho!

É por isso que investir em si mesmo como pregador é um dos melhores investimentos que você pode fazer.

Adquira bons livros sobre a palavra de Deus e pregação da mesma, leia MUITO o maior livro de todos (Bíblia Sagrada) e encontre bons cursos sobre pregação.

Se você realmente ama o evangelho e procura um curso 100% bíblico que lhe ajude passo a passo a pregar a palavra de Deus, este é o melhor material que eu posso lhe recomendar: Clique aqui para conhecer o Curso Pregador Qualificado.

4: Esteja cheio do Poder e da Autoridade de Deus

Imagine que você tenha sido chamado para pregar em determinada Igreja…

Ao chegar nesta igreja e iniciar a pregação, você menciona alguns versículos bíblicos e no decorrer de sua mensagem um demônio se manifesta por meio da vida de algum irmão presente naquele culto.

Você realmente acha que se você estiver pregando e vivendo de forma totalmente ou de maior parte carnal será capaz de expulsar aquele demônio e curar aquela alma?

Com certeza você deve estar pensando a respeito e sim, eu concordo que existem casos que basta o pregador invoca o nome de Jesus e o demônio sai na hora.

Mas existem alguns tipos de demônios que só saem com jejum e oração ou seja, com vida de relacionamento constante de Jesus (ver Atos 19 e Mateus 17) .

Todo espirito maligno se sujeita ao nome de Jesus, mas quem disse que o pregador deve clamar o nome de Jesus apenas com a boca?

O que quero dizer é que você precisar transparecer Jesus, Jesus tem de preencher o máximo sua vida através de sua vida de relacionamento e busca diária.

Somente assim você poderá vencer toda entidade maligna e realmente trazer avivamento do Senhor para a igreja.

Leia também: O que São e Como expulsar Demônios de uma Pessoa?

Quem pode Pregar o Evangelho

Quem pode Pregar o Evangelho? Conclusão!

Muitos se questionam… ‘Será que é desejo de Deus que eu pregue?

E certamente a resposta a esta pergunta é Sim, mas observe que antes de pregar o evangelho, antes de você pregar sobre cura e salvação você precisa estar curado!

Também é importantíssimo mencionar que muitas vezes Deus lhe chama para pregar, mas isto nem sempre é sinônimo de púlpito.

Entenda que muitas vezes a pregação mais sincera e IMPACTANTE é aquela feita a um amigo, é aquela feita para sua família, seus colegas de trabalho, etc.

Por isso irmão, se você ama e quer pregar o evangelho não deve correr atrás de púlpito, de altar ou de lugar de destaque.

Pois essa é uma escolha de Deus para sua vida e se ele tiver propósito em te colocar no púlpito das igrejas, tenha certeza que sem você correr atrás, ele fará1

Deus vai se encarregar de tocar no coração dos homens para que lhe convidem irmão! Não corra atras de oportunidades, pois no tempo de Deus elas virão até você.

Que Deus abençoe abundantemente seu ministério!

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Gessica Delfino disse:

    amei mine aula ,seria maravilhiso se tivesse ms aulas assim gratuitas.Mas infelizmente ainda tem alguns q prega oq não se vivem..Que Deus abençoe gradimente sua vida…