Estando Jesus no monte das oliveiras, começou a falar para a multidão aquilo que hoje conhecemos como o sermão da montanha.

Composto por nove bem aventuranças, o sermão da montanha trás consigo ensinamentos profundos, com significados essencialmente espirituais.

Bem Aventurados os que Choram

No estudo de hoje analisaremos uma dessas bem aventuranças, a saber; bem aventurados os que choram, vamos buscar compreender o seu significado  e aplicação prática em nossas vidas.

Bem Aventurados os Que Choram

A palavra “bem-aventurados” não significa “felizes”, como às vezes se afirma por aí equivocadamente; pois aqueles que choram dificilmente choram de felicidade.

Pelo contrário, choram por causa da dor, da perseguição, da injustiça e muita angustia, como sofreram as igrejas dos primeiros séculos.

Bem-aventurados significa “parabéns a” e reflete a estimativa de Deus e não o sentimento humano.

Bem aventurados os que choram assim como as demais bem aventuranças, promete compensação no juízo final para todos os discípulos interiormente desesperados.

Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Mateus 5:4

Veja que alguém que está feliz não precisa de consolo, precisa de consolo aquele que está em grande tristeza.

Isso nos mostra que o verdadeiro cristão está sim sujeito a todas as agruras da vida porque Jesus disse que no mundo teríamos aflições.

Quando Jesus diz bem aventurados, ele está praticamente elogiando aqueles vivenciam situações adversas por causa do evangelho, por isso são bem aventurados os que choram.

O que Aprendemos Com o Choro

Aprendemos muito nos momentos de abundancia e alegria, contudo, aprendemos muito mais nos momentos de escassez e tristeza.

Isso porque o choro nos sensibiliza e essa sensibilidade nos torna aptos a perceber as verdadeiras riquezas da vida.

É no choro que valorizamos muito mais as coisas, mesmo as mais insignificantes.

Aí que paramos para refletir sobre tudo que nos envolve. É no choro que percebemos que melhor estar na casa do luto porque lá aprendemos muito mais do que em banquetes.

O choro nos torna como meninos, meninos aquebrantados prontos para chorar aos pés de Jesus.

Então, sim, bem aventurados os que choram porque além de aprenderem muito no choro, serão também consolados.

Quem São os Que Choram?

Os que choram são os mesmos que são perseguidos por causa do evangelho; que sofrem injustiça e suportam todas as agruras e ainda usam de misericórdia para com os inimigos.

São aqueles que passam por todas essas coisa sem tocar trombeta como faziam os fariseus hipócritas querendo mostrar piedade.

Os que dedicam suas vidas para ajudar o próximo, mesmo não sendo reconhecidos por ninguém.

Estes quase sempre estão no anonimato, são aqueles que gemem de dor pelo próximo, intercedendo por ele.

Esses são os que choram, os que carregam a cruz uns dos outros. Por isso, bem aventurados são os que choram porque os que assim fazem, estão agradando ao Pai que está no céu vendo tudo.

Porque Eles Serão Consolados

O Apóstolo Paulo em sua segunda carta aos coríntios, descreve muito bem sobre a consolação que vem de Deus. (2 Coríntios 1:3-7)

E essa consolação não é algo só para o mundo vindouro porque ainda aqui nessa vida já podemos desfrutar do consolo celestial.

Seria humanamente impossível passar por tanta provação como foi o caso do apostolo Paulo, sem que não houvesse nenhuma consolação vinda de Deus.

Essa mesma consolação ou alívio que vem de Deus, se efetua em nós pela paciência em tolerar os sofrimentos e tribulações.

Ou seja, todos os que recebem o consolo de Deus passam primeiro por tribulações, dores e aflições de todos os tipos.

A vida humana na terra já é uma provação, porque muitos nem vivem, sobrevivem. A todos esses, pela graça, o Senhor derrama a sua consolação para que possam suportar as aflições.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo ‘João 16:33’

Resumo

As bem aventuranças ensinadas por Jesus completam umas as outras, pois só são bem aventurados os que choram se também forem mansos, humildes, puros de coração, misericordiosos etc. A consolação de Deus só vem depois do choro.

Então se você está chorando nesse momento, saiba que a paciência em tolerar as aflições do agora serão compensadas pelo consolo e alívio do Eterno, para que você possa continuar sua jornada de fé.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Sandro disse:

    Eselente esboços parabéns DEUS continua dando sabedoria e abençoe vcs !