Muito provavelmente você já presenciou alguém dizendo que Jesus é o leão da tribo de Judá, acertei?
Existem muitas canções e mensagens que atribuem esse titulo ao Senhor Jesus, certamente estas são baseadas no versículo de Apocalipse 5: 5, leia comigo:
“E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.”
Nesta análise bíblica, iremos compreender a profecia messiânica e o contexto por detrás de tudo isto.
Aqui iremos analisar princípios (segundos a Palavra de Deus) que nos ajudarão a compreender o que a expressão leão da tribo de Judá realmente significa. Vamos lá!
Porque o Leão simboliza Deus?
Porque a figura do leão simboliza força, custo, coragem e audácia, inclusive, nos tempos bíblicos os leões eram comuns nas áreas da Palestina.
Assim, os leões faziam parte do simbolismo político e religioso da época.
Para os judeus, o leão era o mais poderoso dos animais. Assim, retratava o monarca individual e representava toda a grandeza de um regime.
Com estes precedentes em mente, é fácil compreender a utilização da figura do leão na bênção de Jacó que veremos nos próximos parágrafos.
Quem é o Leão da Tribo de Judá?
O leão é o embaixador de toda tribo de Judá. É um dos filhos e descentes de Israel, como podemos comprovar nas Escrituras de Génesis.
Dito isto, devemos então examinar quais são as qualidades e as características mais notórias de um leão para prosseguir com a resposta de nossa grande questão. Um leão é:
- Ágil;
- Vigoroso;
- Resiliente;
O leão emite um rugido que pode ser ouvido à 6 milhas de distância, e é por isso que ele é conhecido por todo o mundo como o “rei da selva”.
Acho que disto você já sabia… Contudo, o que talvez você não saiba é que atribuir a Jesus Cristo o titulo de Leão da Tribo de Judá começou nas primeiras sociedades cristãs.
A “famosa” expressão Leão de Judá é desde o principio uma alusão ao Messias prometido.
Isso porque Jesus venceu as trevas, ressuscitou dos mortos e ensinou que ninguém o pode derrotar, pois dele é o poder e a glória para sempre!
A Origem do termo: Leão da Tribo de Judá
Para compreender corretamente este termo, devemos primeiro lembrar-nos do significado de Judá na Bíblia.
Judá era um dos 12 filhos de Jacó, ele também emprestou o seu nome à uma das 12 tribos de Israel, que recebeu o seu território depois de os israelitas terem conquistado a Terra Prometida.
Bom, vamos começar o estudo da expressão pela primeira vez em que à mesma é “de certa forma” mencionada, no livro de Génesis, enquanto Jacó ainda vivo, entregou as últimas bênçãos aos seus filhos:
“Judá é um leão novo. Você vem subindo, filho meu, depois de matar a presa. Como um leão, ele se assenta; e deita-se como uma leoa; quem tem coragem de acordá-lo?
O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.” (Gênesis 49: 9,10)
Neste texto Jacó liga a futura vitória de Judá à um leão que após a sua caçada e vitória sobre o inimigo se deita e dorme.
Contudo, as palavras de Jacó só encontram o seu pleno cumprimento em Cristo, o legítimo Leão que é descendente da tribo de Judá!
Jesus é o Leão da Tribo de Judá
Jesus Cristo já venceu o inimigo na cruz do calvário. Ele já derrotou-o e está com a chave do livro da vida, o Mestre conquistou toda autoridade sobre os céus e a terra e logo em seguida “adormeceu”!
E nesse exato momento o Espirito de Profecia está me “instigando” a lhe escrever:
- Ei, até parece que o Senhor esta dormindo. Parece que Jesus já não lhe ouve, não age de maneira com que você o perceba…
Mas a Palavra de Deus está dizendo que TODA AUTORIDADE sobre os céus e a terra ainda está com Ele. A autoridade que ressuscita até mortos, está nesse momento à ressuscitar tudo aquilo que os outros acharam que estava morto em sua vida!
O Leão da Tribo de Judá, o Senhor forte e valente, o Alfa e o Ômega permanece vitorioso e te convida no dia de hoje à dar um passo de fé para que a Vontade e Promessa do Pai se cumpra sobre sua vida.
O que significa o Leão da Tribo de Judá?
Leão de Judá é um termo usado para se referir a Jesus Cristo!
Ainda que a maioria das palavras hebraicas e gregas para leões sejam utilizadas figurativamente, temos a possibilidade de tirar uma sequência de conclusões sobre as propriedades e o comportamento dos leões literais.
O agrupamento entre Judá e o leão, possivelmente o leão asiático, é mencionado pela primeira vez na bênção dada por Jacó a Judá na obra do Génesis da Bíblia Sagrada.
O Leão de Judá é também mencionado na obra do Apocalipse, como um termo que representa Jesus, de acordo com a tradição cristã.
Enfim, espero que você tenha entendido o que significa leão da tribo de Judá!
Que o Senhor lhe abençoe. Até Já!
Sobre o Autor
0 Comentários