Como buscar ter mais Intimidade com Deus?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 13/06/2021

Compartilhe agora mesmo:

Uma vez que verdadeiramente há intimidade com Deus, existe uma transformação que acontece de dentro para fora. Essa transformação irá refletir em todas as áreas de sua vida, você de fato irá nascer de novo!

Ter intimidade com alguém é conhecer profundamente essa pessoa, passar tempo com ela, saber o que à fascina, o que ela deseja, etc.

Mas o que talvez você se questione é: como buscar ter mais intimidade com o Eterno? É exatamente isso que responderemos no estudo de hoje!

Depois que Deus projetou cada uma das coisas, Ele desenvolveu o costume de visitar Adão e Eva, todos os dias. O objetivo era dialogar e desenvolver uma intimidade com o homem.

No entanto, um dia, o Senhor veio e não avistou ninguém. Então ele chamou Adão, perguntando-lhe: “Onde você está? (leia Gênesis 3: 8,9)

Pelo menos três coisas ficam claras nesta passagem:

  • Desde o principio Deus deseja ter contato diário e ser intimo de sua criação;
  • O Senhor está preocupado com o que os seres humanos fazem;
  • Ele está tentando chamar o homem que esta escondendo-se Dele.
O que é ter Intimidade com Deus?

O que é ter Intimidade com Deus?

Para responder esta questão é interessante olhar para a definição da palavra “intimidade”. Aqui notamos que intimidade com Deus, é conhecê-lo profundamente e atender aos anseios de Seu coração.

Como dito no inicio desta mensagem uma vez que há intimidade, há transformação de dentro para fora, pois você está em Deus e Ele está em você!

Costumo dizer que intimidade com Deus é um tesouro escondido à ser descoberto e explorado. Isso porque mesmo entendendo que a salvação é gratuita, a intimidade tem um custo que nem todos estão dispostos a pagar.

O custo é gastar tempo com Ele, negar as coisas do mundo e parar tudo só para sentir e ouvir o que o Pai tem a dizer.

Intimidade com Deus é um sacrifício, é o amor e o desejo de estar com Deus, um privilégio para aqueles que O temem e ao mesmo tempo um grande desafio – Quem está disposto à isso?

Até que ponto você é intimo de Deus? Ore, arrependa-se e repare sua vida diante do Senhor para que sua presença flua em sua vida!

Deus quer ser seu melhor amigo!

Assim como nós humanos temos os nossos chamados ‘melhores amigos’ para contar nossos segredos, Deus também sabe em quem confiar, a quem Ele pode revelar Sua vontade e mistérios mais profundos.

Mas o que poucos percebem é que esta é uma via de mão dupla, para ter acesso as profundezas do Senhor temos de dar para Ele a chave de acesso ao nosso coração!

Infelizmente, a maioria da população tem dado prioridade a entregar o seu coração aos ‘amigos terrenos’ do que entregar tudo nas mãos de Deus.

Muitas vezes podemos nos encontrar na seguinte situação: temos muitos amigos, uma família maravilhosa, um bom status financeiro, mas mesmo assim, não nos sentimos completos. Nós temos tudo, mas parece que nada nos enche!

Isso acontece porque temos muito da terra e pouco do Céu!

Lembre-se Deus nos projetou para glorificá-Lo e ter interação com Ele. Ele não nos fez de qualquer maneira, mas à Sua imagem e semelhança.

Como entender e compreender a Intimidade com Deus?

Não há melhor maneira de entender e compreender a intimidade com Deus do que olhar para o relacionamento mais íntimo da Bíblia Sagrada: Jesus Cristo e Deus, o Pai.

O evangelho de João começa com um dos mais belos versículos que demonstram a intimidade de Cristo com Deus.

O discípulo amado registra que no início de todas as coisas a Palavra (que é Jesus) estava em Deus, subsistia em Deus e era o próprio Deus.

O apóstolo prossegue nos versículos seguintes relatando que a Palavra veio ao mundo, habitou na terra e que através da Palavra temos a possibilidade de viver a glória de Deus Pai (leia João 1: 1-14).

Por essa razão, a interação entre Jesus e o Pai é o maior exemplo de como devemos nos relacionar com Deus.

Pois Cristo, embora Deus encarnado, não deixou de orar e de se retirar para ter tempo a sós com Deus, como é registrado em vários relatos bíblicos.

Intimidade com o Senhor é um importante elemento espiritual que todo cristão deve buscar, já que estamos falando de um relacionamento intenso com Deus!

Como ter Intimidade com Deus

Como ter Intimidade com Deus através da oração?

Entenda que tudo começa e termina com a oração! 

O que é oração? Orar é recorrer a Deus, pronunciar humildemente palavras ao Senhor, confessar ao Pai, adorar e, obviamente, conversar sobre nossos desejos, fraquezas e necessidades.

Nas cartas de Paulo, por exemplo, vemos inúmeras vezes o apóstolo “suplicando” à Deus, clamando ao Senhor por algo.

Essa é nossa maneira de dialogar com o Senhor, aproximando-nos e aumentando assim o nosso nível de intimidade com Ele. Esta é a “linha direta” para o Céu!

Afinal de contas, o próprio Cristo nos disse que devemos orar “em secreto”.

Embora as orações públicas, com os irmãos e a realização de cultos de oração constantes ao longo da semana sejam relevantes, uma forte interação em secreto com Deus não pode ser considerada menos importante.

Como ter Intimidade com Deus através da leitura bíblica?

Já vimos no paragrafo passado que a oração é mais do que essencial. Precisa ser um habito algo diário.

Mas Tyago, só orar não é o suficiente?!”. Orar é importante, mas não é tudo!

É importante ressaltar que é IMPOSSÍVEL ter intimidade com uma pessoa que NÃO é conhecida.

Deus escolheu revelar-se através de um livro, e é através da Bíblia que temos a possibilidade de conhecer o caráter do Pai, quem Ele é e quem somos Nele.

Assim, nos lembramos que intimidade envolve conhecer e ser conhecido. Por isso lhe convido a passar mais tempo lendo a palavra e conhecendo ao Deus a quem você dirige suas orações.

Quero dizer que a chave para ter intimidade com Deus é conhece-lo – através da Palavra – e ser conhecido – arrancando nosso coração na intimidade com Ele.

Que tal orarmos juntos?

Leia o parágrafo seguinte como se fosse a sua própria oração, ok?

“Deus eu reconheço que sou falho, Papai eu dependo de você. Toda minha vida é em vão sem você!
Perdoe-me as vezes que lhe neguei, que o deixei de lado.
Desejo um novo começo, quero ser amigo íntimo seu.
Desejo-o não somente como um Deus que está no céu, mas como um Deus que vive em mim.
Eu desejo que o Senhor seja meu camarada. Desejo contar-lhes meus segredos, revelar-lhes meus sonhos e necessidades. Jesus, eu o amo! Eu o declaro como meu melhor amigo e Salvador. Use-me como um canal limpo. Estou aberto a você.
Amém.”

Se você gostou desta mensagem, lembre-se de compartilhá-la em suas mídias sociais.

Além disso, gostaríamos de conhecer sua opinião a respeito deste tema e estudo, deixe seu comentário apos toda leitura e reflexão.

Jesus é o Senhor! Até o próximo post! 🙂

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!