Estudo do Salmo 23 da Bíblia [Versículo por Versículo]

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 21/06/2021

Compartilhe agora mesmo:

O Salmo de numero 23 da Bíblia, é possivelmente um dos salmos mais conhecidos de todos os cristãos!

No Salmo 23, Davi retrata Deus como o seu Pastor, o salmista estava familiarizado com este titulo, uma vez que durante toda a sua infância pastoreou as ovelhas do seu pai, Jessé.

Antes de derrotar o grande Golias, ele defendeu as suas ovelhas dos ursos e leões, Davi confrontou e matou gigantes por amor às suas ovelhas. Assim como o Senhor Deus tem um zelo inexplicável por nós!

A minha intenção ao escrever este estudo NÃO é fazer como muitos que simplesmente abrem o Salmo 23 e colocam a Bíblia na estante…

Na verdade quero que você entenda exatamente o que está escrito [versículo por versículo] e possa aplicar essa Palavra em diversas situações da sua vida!

Vamos ler todo o Salmo 23 e logo em seguida fazer um breve estudo do mesmo:

Salmo 23 da bíblia Completo em NVI

Salmo 23 da bíblia Completo em NVI

“O SENHOR é o meu pastor e nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (Salmos 23: 1-6)

Esse salmo é uma verdadeira expressão da nossa confiança em Deus, e isto necessariamente deve refletir-se nas nossas vidas todos os dias.

Como encontrar o Salmo 23 na Bíblia?

O livro de Salmos está presente no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, este salmo é especificamente o 23º livro. Assim como o capitulo em questão também é o de numero 23!

Para facilitar, uma das possibilidades é consultar o índice da Bíblia em questão e pesquisar pelas páginas.

Como referência o livro de Salmos fica entre as Escrituras de Jó e Provérbios.

O Significado do Salmo 23

A seguir veremos os pontos mais importantes do Salmo 23, onde a cada versículo, procuramos comentar a principal mensagem que o salmista nos deixou como ensinamentos espirituais valiosíssimos para os nossos dias.

Salmo 23 – O Senhor é meu pastor e nada me faltará

Logo de cara Davi expõe “o segredo” do sucesso de seu reinado!

Ele foi o chefe do maior reino que Israel já teve, mas o salmista mesmo sendo um rei, ESCOLHE colocar-se como uma ovelha no rebanho do Bom Pastor, esse é um caso de humildade e submissão à vontade de Deus.

Amado entenda que no Reino de Deus não importa sua posição aqui na terra, nem sua profissão ou titulo no mundo fisico e sim sua identidade e dependência do Senhor no mundo espiritual!

Sua escolha em prostrar-se como ovelha do aprisco do Bom Pastor é que vai definir se você irá ou não viver a totalidade deste salmo.

Mas atente que muitas pessoas ao lerem esta pequena passagem: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará“, pensam que estarão livres de provações ou problemas.

Mas a melhor tradução desse versículo seria: “Não sentirei falta de qualquer coisa indispensável“. Vê a diferença?

Davi não menciona em momento algum que teremos luxo nas nossas próprias vidas, ou fama e popularidade, pelo contrário, afirma que o que é indispensável nas nossas vidas, não nos faltará.

Você realmente é uma ovelha?

Você realmente é uma ovelha?

Se pela fé mencionamos e afirmamos que o Senhor é meu pastor devemos entender que da mesma forma também estamos dizendo o seguinte: eu sou uma ovelha.

Porque não tem como ser pastoreado por um Bom Pastor sem demonstrarmos características de uma boa ovelha, pois se realmente somos ovelhas devemos ter as propriedades das ovelhas.

Continue esta leitura e vamos avaliar algumas características de uma boa ovelha:

Ovelhas conhecem, seguem e obedecem apenas Seu Pastor

Uma ovelha é um animal totalmente amável, porém a mesma só segue o seu pastor.

E a pergunta que não quer calar é: você tem seguido apenas os ensinamentos registrados na bíblia? Lhe pergunto isso, porque eu constantemente me questiono a respeito…

Amado, não tem como ser guiado por 2 pastores ou servir a 2 senhores, não dá para seguir o Bom Pastor apenas quando lhe convém e dar escapadinhas de vez em quando!

Se você quer servir ao Senhor, sirva por completo! Até porque no Reino de Deus não tem espaço para “meios cristãos”.

Porém outro fator não menos interessante é que, ao contrário do gado em que se deve ficar atrás para guia-los, na situação das ovelhas o pastor deve ir à sua frente, chamando-os, mostrando-lhes o caminho que devem seguir.

Que nós também reconheçamos nosso pastor a nossa frente e continuemos firmes em seu caminho!

Boas ovelhas produzem boa lã constantemente

A partir do momento em que nasce, a ovelha cria lã, que belo exemplo!

Amado a partir do momento em que você nasce de novo, o Senhor espera que automaticamente você gere bons frutos!

E aqui estou falando dos frutos que não dependem de Deus e sim dos frutos que dependem de você para serem gerados e manifestados em sua vida!

Entenda que Deus espera que você venha a produzir!

Repare também que a lã produzida pelas ovelhas muda durante toda a sua trajetória e conforme a época. A lã das ovelhas mudam de textura, cor e densidade.

O crente também deve ansiar que obras superiores venham de acordo com sua maturidade espiritual. Em outras palavras, nossas próprias experiências e comunhão com Deus deveriam resultar em uma pessoa melhor a cada dia.

Portanto, sejamos hoje melhores do que fomos ontem!

As ovelhas não comem qualquer alimento

Caso você não saiba uma ovelha come capim, mas o capim deve ser novo, deve ser fresco e deve ser bom.

Assim como o verdadeiro cristão come a Palavra de Deus e não uma mistura da palavra ou uma interpretação carnal da Palavra.

Deus esta dizendo aqui que tá na hora de você discernir melhor o que você anda comendo e quem esta te servindo o alimento espiritual.

Você precisa comer a palavra pura, enquanto não estiver nessa essência não se sentira saciado! Então comece a discernir melhor o que vê, o que assiste, para o que empresta seu tempo, qual pregador ouve, etc.

O alimento espiritual do crente é o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós, e como ovelhas devemos estar constantemente “mastigando” este alimento.

Salmo 23 – Deitar-me faz em verdes pastos

Salmo 23 – Deitar-me faz em verdes pastos

Depois de afirmar que o Senhor é o seu pastor, o Salmo 23 mostra várias figuras que representam o cuidado que Deus tem com o homem que se submete ao Seu pastoreio, como uma ovelha que se submete aos cuidados de um pastor.

Os “verdes pastos” e as “águas tranquilas” são tudo o que uma ovelha ESSENCIALMENTE necessita!

Judeia e Samaria encontram-se numa zona tropical onde predominam 2 estações: o Inverno, a estação das chuvas de Novembro a Abril, e o Verão, a estação seca de Maio a Outubro.

Nos primeiros dias de Abril, a vegetação dominante dá um espetáculo espantoso, um esplendor verde excelente para o pastoreio e alimento do rebanho.

No entanto, à medida que o Verão e o calor do sol se tornam mais intensos, o verde e as flores secam, o que torna muito mais complexo encontrar um espaço com comida o suficiente para as ovelhas.

Isto força os pastores a empreender uma exaustiva peregrinação em busca de boas pastagens. No entanto, Davi diz que o Senhor independente da estação do ano nos convida a descansar em verdes pastos!

Posteriormente Jesus confirma-nos que Ele tem em abundância a comida que as Suas ovelhas necessitam, ou seja: aquele que verdadeiramente segue a Jesus encontrará boas pastagens durante todo a vida.

Mesmo quando o planeta está em seca espiritual, entraremos no repouso de Jesus. O Mestre sempre tem o alimento espiritual que satisfaz o nosso anseio (leia João 10: 9).

Salmo 23 – Refrigera a minha alma

As pastagens verdejantes fornecidas por Deus refresca e restaura a alma aflita!

Um dos significados da palavra refrigério é: sensação agradável produzida pelo frescor. E alguns sinônimos dessa palavra são: conforto, alívio, bálsamo e consolação.

Nosso Senhor é quem traz alívio, conforto e bálsamo à nossa alma!

E muitas vezes as circunstâncias de nossa vida parecem agir de maneira semelhante, onde o calor dos acontecimentos nos faz sentir abafados e cansados com tantas coisas… Temos dificuldade até mesmo na busca de alimento espiritual.

Mas nesses momentos, o Espírito do Senhor vem como uma brisa suave, vindo de cima, refresca nossa alma e renova nossas forças permitindo-nos continuar caminhando em Seus caminhos.

Salmo 23 – Vale da sombra da morte

Passar pelo vale da sombra da morte é pior do que a própria morte, porque quando a morte vem, não se vê e nem se sente nada – a morte simplesmente acontece.

Mas o vale da sombra da morte não é a morte, ou seja, você sabe e sente que a sombra esta presente, mas ela te tortura ao invés de te levar logo…

Este verso torna explícita a paz que Davi sente, comparando todas as vezes que esteve cercado de inimigos, como num vale que representava sua morte, mas ainda assim ele não podia sentir medo porque estava acompanhado pelo Rei dos reis.

O mesmo Deus que lhe fornece pastagens verdes está com você na sombra da morte! Nosso Senhor nos vigia continuamente e é ele que nos livra de todo o mal!

Salmo 23 – Preparas uma mesa perante mim

Davi estava confiante de que a providência de Deus era tão grande que seus inimigos não poderiam derrotá-lo, e que eles veriam a bênção do Senhor Deus visivelmente em sua vida.

Esta palavra também foi profética, e anuncia a segunda vinda do Messias Jesus, uma vez que todos o verão, inclusive aqueles que o transpassarão na cruz.

‘E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.’ (Zacarias 12: 10)

Nesse dia, todos os inimigos verão Jesus regozijar-se com suas ovelhas em uma grande festa. Entretanto, eles não poderão participar e lamentarão por toda a vida.

Salmo 23 – Preparas uma mesa perante mim

Sem duvidas o nosso Pastor é cheio de misericórdia e bondade. E como as ovelhas obedecem à voz de seus pastores, Sua bondade e a misericórdia as seguem.

Isso significa que uma vez que obedecemos ao nosso Senhor Deus, não temos que correr atrás das bênçãos, mas elas nos seguirão.

Se o Senhor realmente é nosso Pastor, em vez de sermos perseguidos pelo vale da sombra da morte, somos perseguidos pela bondade e misericórdia que explica o amor leal de Deus.

A bondade e a misericórdia de Deus estarão conosco sempre independentemente do cenário que estivermos passando.

Em outras palavras, não importa se você está atravessando o vale da sombra da morte ou as pastagens verdes, o resultado final é que o Senhor é seu Pastor e Ele é quem cuida de você.

Estudo do Salmo 23

Você crê nesta Palavra?

Enfim, este foi nosso estudo do Salmo de capitulo 23, trouxemos revelações versículo por versículo.

Esperamos de coração que esta mensagem abençoe e ilumine a vida de muitos, você ministro pode usar este estudo para aplicar como pregação expositiva em sua igreja.

Se você puder, compartilhe este artigo em suas redes sociais para contribuir e alcançar vidas com a Palavra de Deus.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!