Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

O que significa ter Fé e qual a Importancia dela segundo a Bíblia?

Neste post vamos observar, de acordo com a Bíblia, o que de fato significa ter fé, de onde ela vem e qual a importancia de tê-la.
Continua após a publicidade

Muitas pessoas no mundo – especialmente os cristãos – adoram falar sobre fé. Mas o que de fato a bíblia diz que fé significa e qual a importância dela na vida das pessoas?

Bom, as sagradas escrituras nos ajudam a responder a essas perguntas. Veja logo abaixo:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

Hebreus 11: 1

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;

Mateus 21: 21

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Hebreus 11: 6

Essas passagens explicam o que é fé, o que a fé faz e qual é a fonte da fé. Mas por que tudo isso importa?

Há várias razões apresentadas nas Escrituras a respeito do porque a fé é importante

Neste estudo, vamos reconsiderar algumas dessas razões do porque a fé é tão importante para que possamos ser motivados a enfim “viver pela fé”.

O que a Bíblia fala sobre fé?

A bíblia nos fala que a fé é um elemento mais do que importante – é indispensável para quem deseja viver para Deus. 

Pois é a fé que torna o cristão mais forte, capacitando-o a suportar as adversidades e equipando-o a viver uma vida que agrada ao Senhor.

A bíblia nos garante que independente da situação, se empenharmos fé ali – conseguiremos ver muito mais além do que é natural: veremos o sobrenatural de Deus em ação!

Você já se imaginou vivendo o sobrenatural de Deus se manifestando de forma natural em sua vida?

Todos os cristãos que almejam isso, buscam compreender a importância da fé e regá-la – alimentá-la – para a verem frutificar em seu cotidiano (com certeza você está aqui por isso).

O que significa ter Fé e qual a Importancia dela para a vida do Cristão?

Amado, essa mesma fé também nos ajuda a continuar nossa caminhada rumo a Eternidade, superar os momentos difíceis da vida, e sempre manter a esperança de que tudo irá melhorar.

Se você acredita que precisa de mais fé, lhe recomendo que após esse artigo leia também os versículos de fé e força que preparamos para você.

Segundo a biblia ter fé é caminhar com Deus.

O que é fé? E o que implica na prática para nós, cristãos, caminharmos com Deus em fé? É sobre isto que vamos refletir neste breve parágrafo.

Você já ouviu falar sobre Enoque, o homem que andou com Deus?

Como um patriarca da fé, Enoque traz um exemplo de uma fé saudável. Ele foi um homem que nem sequer provou da morte, tendo sido arrebatado ainda em vida.

Podemos então afirmar que ter fé implica em assim como Enoque, andar com Deus, enquanto andar com Deus significa que nós buscamos ir para onde Ele está indo, desejamos o que Ele deseja e fazemos o que Ele faz.

Para tudo isso, é necessário buscar nas Escrituras o entendimento da fé Dele!

Adão e Enoque: diferentes exemplos…

Ao conhecer a história de Enoque, temos um motivo para crer que o reinado da morte não durará para sempre.

A morte de Adão e o arrebatamento de Enoque tem um contraste significativo.

Enquanto o primeiro escolheu o pecado e veio a padecer, o segundo é um sinal profético, um anúncio do Cristo que viria e nos daria vida, e de que aqueles que caminham com Deus não conhecerão a segunda morte.

O que a Bíblia fala sobre fé?

Assim, todo aquele que quiser caminhar com Deus deve ir a Ele com fé.

Não existe vida cristã saudável sem caminhar com Deus. É preciso dar passos e sair da inércia. Enoque não se escondeu ou viveu às margens da jornada com Deus, mas tomou a decisão de caminhar com Ele (pela fé).

Continua após a publicidade

Aos olhos do Senhor, ter fé não é apenas esperar por milagres e prodígios ou esperar por grandes conquistas, mas ter a certeza de que Deus nos chama para caminhar com Ele.

É possível unir fé e razão?

Já vimos acima o significado bíblico de fé e sua importancia em nossas vidas, quero tratar agora de uma situação corriqueira entre os filhos de Deus…

Você já passou por isso?

  • A razão te diz: Tenha cautela, não se arrisque.
  • A fé te diz: Creia, o impossível acontecerá.

A Bíblia relata muitas histórias de homens e mulheres que tiveram que escolher entre basear sua jornada na razão ou na fé.

Razão aqui está relacionada a um conhecimento intelectual. É a faculdade de raciocinar, medir ou calcular algo.

A fé está relacionada a crença, a confiança, a crer em algo ou alguém mesmo sem ter as evidências necessárias.

Então, diante disso, temos um grande caminho a percorrer. Pois nossa natureza tende a nos levar para uma vida pautada pela razão.

Inegavelmente, a humanidade chegou a um nível de desconfiança que nos impede de viver por fé.

Ademais, uma vida com Deus exigirá de nós, níveis de fé diferentes para muitas situações.

Entretanto, nestas situações não será possível caminhar com a razão, pois você precisará de fé na sua mais pura essência.

Deus nos dá direção.

Quero que observe o exemplo a seguir, nesta passagem, primeiramente, Deus pede que um homem construa uma arca e dá a ele direções:

“Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá.

Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.

Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você.

De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos.

E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento”.

Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.

Gênesis 6: 17-22

Pense no quanto foi exigido que Noé exercesse fé e não razão

Afinal, a fé vai exigir sempre que você e eu deixemos nossas zonas de conforto para darmos passos em direção ao desconhecido.

Eu imagino que, a razão teria dito a Noé, qual a garantia que ele tinha que tudo iria acontecer… Mas, já sabemos o desfecho dessa história!

Razão e fé estão dentro de cada um de nós.

Muito possivelmente, você já recebeu em seu Espirito uma ordem de Deus para estar fazendo algo (orar por alguem, profetizar, fazer algum ato profético, tomar outra atitude, etc).

Porém juntamente com as ordens e direções do Senhor, vem também as oposições que muitas vezes habitam dentro de nós em forma de razão.

A razão quer garantias e segurança. A fé vai exigir que você creia absurdamente no que não conhece e muitas vezes sem garantia alguma, a não ser crer na fidelidade de Deus.

Então, não existem garantias quando você vive para Deus, sabe por quê? Porque Deus é a própria garantia de qualquer coisa que Ele exigir de você.

E o nosso amigo Noé sabia bem disso!

Te encorajo a aprender a escolher hoje pautar a sua vida em fé e creia que você, em Deus, irá viver grandes aventuras e presenciar o que aqueles que baseiam sua vida no intelecto humano, nunca irão experimentar.

É possível unir fé e razão?

Foi a fé que fez Pedro andar sobre as águas, foi ela que fez Paulo desbravar terras desconhecidas por amor a Cristo….

Que você também decida viver pela fé. Deus te abençoe!

“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos”.

2 Coríntios 5: 7
Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!