A passagem de Mateus 19.16-22, conta a história de um jovem muito rico que procurou Jesus e foi ouvido, aconselhado e até recebeu um convite de Jesus para caminhar com Ele, porém, infelizmente ele decidiu recusar o convite preferindo suas riquezas.

A história desse jovem nos traz uma grande lição para nossa vida, vamos analisa-la e comparando a com a nossa vida para que assim como ele não percamos o precioso conselho e chamado que Jesus quer fazer ao nosso coração.

Aquele jovem antes de receber o convite procurou Jesus

‘E eis que, aproximando-se dele um jovem’ Mateus 19:16

Aquele jovem, mesmo rico sentiu que lhe faltava algo, existiam coisas que ele não entendia e nem conseguia resolver.

Este ponto, nos mostra a importância de nos aproximarmos mais do Senhor.

Se temos algo em nossa vida que não conseguimos entender ou resolver e essas coisas tem causado sofrimento ao nosso coração devemos buscar a Cristo, pois seremos ouvidos e Ele resolverá a nossa causa trazendo a felicidade pra nossa vida.

Aquele jovem descobriu quem era Jesus

“…Um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom… Mateus 19:17

Lemos que aquele jovem queria saber como conseguir a vida eterna, mas não conhecia nem o nome do caminho que leva a vida eterna, que leva a Deus que é Jesus.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14.6

Quando lemos esse jovem chamando Jesus de bom e sendo corrigido por Ele, isso nos mostra como infelizmente as pessoas esqueceram quem é Jesus e todo amor que Ele tem por cada um de nós.

O convite de Jesus | Mateus 19: 16-22
O convite de Jesus | Mateus 19: 16-22

Cristo não pode ser apenas o bom homem, o Cristo do natal, semana santa ou dos momentos difíceis.

Cristo precisa ser na nossa vida o que Ele é de verdade nosso salvador aquele que morreu por amor a nós e que pode mudar nossa vida para uma alegria que jamais sonhamos que existisse.

O jovem aprendeu que o que ele era e fazia nunca foi suficiente

“Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos… Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?” Mateus 19:16-20

Infelizmente muitas pessoas acreditam que para entrar no reino dos Céus basta serem boas, nunca terem matado, traído, roubado, acusado injustamente, ter honrado pai e mãe e ter ajudado de alguma forma alguém.

Mas não basta apenas isso, pois se fosse esse o critério poucos entrariam, pois em algum momento cometemos erros relacionados a esses mandamentos.

Os mandamentos são de fundamental importância para termos uma vida abençoada, mas não suficiente para nos levarem a vida eterna com Cristo.

A palavra de Deus mostra claramente que além dos mandamentos, ou seja, dos ensinamentos do Senhor através de sua palavra devemos aceitar Jesus como nosso salvador.

“Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. Atos 16.31

Este jovem, negou o convite de Jesus para não perder ‘suas riquezas’

Reflita, que riquezas tem nos afastado de Deus?

“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades”. Mateus 19:21,22

Lemos que Jesus disse a ele para doar suas riquezas e segui-lo, mas o jovem se retirou da presença de Deus.

Será que Cristo permitiria mesmo que aquele rapaz doasse tudo e ficasse passando necessidade?

Com absoluta certeza digo que não, Cristo ainda daria mais a ele:

“Nunca vi o justo mendigar o pão” Salmos 37.5

Quando pensamos no jovem se retirando triste da presença do Senhor pensamos: ‘Que riquezas tem nos afastado do Senhor? Quais essas riquezas que não queremos nem podemos nos desfazer? Será que são mesmo riquezas ou riquezas passageiras?’

“Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6.33

Será que são riquezas que alguém deseja roubar ou essas riquezas é que nos roubam?

Roubam nossa saúde, nossa família, nossa paz, nosso casamento e principalmente roubam a presença de Deus na nossa vida, que tantas maravilhas poderia fazer se não fossem essas tais riquezas que nos impedem de aceita-lo de todo coração como senhor e salvador da nossa vida

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam”. Mateus 6.19-20

Pense nisso, Jesus ama você.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!