A passagem de Mateus 19.16-22, conta a história de um jovem muito rico que procurou Jesus e foi ouvido, aconselhado e até recebeu um convite de Jesus para caminhar com Ele, porém, infelizmente ele decidiu recusar o convite preferindo suas riquezas.
A história desse jovem nos traz uma grande lição para nossa vida, vamos analisa-la e comparando a com a nossa vida para que assim como ele não percamos o precioso conselho e chamado que Jesus quer fazer ao nosso coração.
Aquele jovem antes de receber o convite procurou Jesus
‘E eis que, aproximando-se dele um jovem’ Mateus 19:16
Aquele jovem, mesmo rico sentiu que lhe faltava algo, existiam coisas que ele não entendia e nem conseguia resolver.
Este ponto, nos mostra a importância de nos aproximarmos mais do Senhor.
Se temos algo em nossa vida que não conseguimos entender ou resolver e essas coisas tem causado sofrimento ao nosso coração devemos buscar a Cristo, pois seremos ouvidos e Ele resolverá a nossa causa trazendo a felicidade pra nossa vida.
Aquele jovem descobriu quem era Jesus
“…Um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom… Mateus 19:17”
Lemos que aquele jovem queria saber como conseguir a vida eterna, mas não conhecia nem o nome do caminho que leva a vida eterna, que leva a Deus que é Jesus.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14.6
Quando lemos esse jovem chamando Jesus de bom e sendo corrigido por Ele, isso nos mostra como infelizmente as pessoas esqueceram quem é Jesus e todo amor que Ele tem por cada um de nós.
Cristo não pode ser apenas o bom homem, o Cristo do natal, semana santa ou dos momentos difíceis.
Cristo precisa ser na nossa vida o que Ele é de verdade nosso salvador aquele que morreu por amor a nós e que pode mudar nossa vida para uma alegria que jamais sonhamos que existisse.
O jovem aprendeu que o que ele era e fazia nunca foi suficiente
“Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos… Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?” Mateus 19:16-20
Infelizmente muitas pessoas acreditam que para entrar no reino dos Céus basta serem boas, nunca terem matado, traído, roubado, acusado injustamente, ter honrado pai e mãe e ter ajudado de alguma forma alguém.
Mas não basta apenas isso, pois se fosse esse o critério poucos entrariam, pois em algum momento cometemos erros relacionados a esses mandamentos.
Os mandamentos são de fundamental importância para termos uma vida abençoada, mas não suficiente para nos levarem a vida eterna com Cristo.
A palavra de Deus mostra claramente que além dos mandamentos, ou seja, dos ensinamentos do Senhor através de sua palavra devemos aceitar Jesus como nosso salvador.
“Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. Atos 16.31
Este jovem, negou o convite de Jesus para não perder ‘suas riquezas’
Reflita, que riquezas tem nos afastado de Deus?
“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades”. Mateus 19:21,22
Lemos que Jesus disse a ele para doar suas riquezas e segui-lo, mas o jovem se retirou da presença de Deus.
Será que Cristo permitiria mesmo que aquele rapaz doasse tudo e ficasse passando necessidade?
Com absoluta certeza digo que não, Cristo ainda daria mais a ele:
“Nunca vi o justo mendigar o pão” Salmos 37.5
Quando pensamos no jovem se retirando triste da presença do Senhor pensamos: ‘Que riquezas tem nos afastado do Senhor? Quais essas riquezas que não queremos nem podemos nos desfazer? Será que são mesmo riquezas ou riquezas passageiras?’
“Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6.33
Será que são riquezas que alguém deseja roubar ou essas riquezas é que nos roubam?
Roubam nossa saúde, nossa família, nossa paz, nosso casamento e principalmente roubam a presença de Deus na nossa vida, que tantas maravilhas poderia fazer se não fossem essas tais riquezas que nos impedem de aceita-lo de todo coração como senhor e salvador da nossa vida
“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam”. Mateus 6.19-20
Pense nisso, Jesus ama você.
Sobre o Autor
4 Comentários
Muito obrigado pela esplicaçao eu precisava para entender alguns pontos que Deus le abençoe
Igualmente irmão
Obrigado por compartilhar essas reflexão conosco
é o meu maior prazer irmão Higor