Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. (Jeremias 18:6)

Jeremias 18

Você é barro ou é vaso na mão de Deus?

Israel era um vaso nas mãos de Deus, o qual foi moldado no Egito, lavado na travessia do mar, (1Co 10:2) e forjado no calor do deserto e no fogo da coluna de noite (Ex 13:22).

Porém, ao entrar na terra prometida, este vaso trincou, rachou e ficou cheio de idolatria, (Jeremias 44:17-18) quando deveriam estar cheios com a palavra do Senhor (Jeremias 8:9).

Qual vem primeiro: É o vaso que se quebra na mão do oleiro, ou é o oleiro quem quebra o vaso?

Ambos acontecem.

Primeiro o vaso se quebra na mão do oleiro tirando de dentro a palavra que é como mel e dando espaço a outros deuses.

E depois que isto acontece, o oleiro olha e diz: Vaso quebrado não serve na minha presença, quebrarei este vaso até o ultimo caco para torna-lo novo. (Jeremias 13:12-14).

O Deus do Vaso diz:

Levanta-te! (Jeremias 18:2)

Porque as vezes o vaso tomba ou emborca, mas não quebra, e por isso ainda é útil ao Senhor, que o coloca de pé para então encher.

I – Desce a casa do oleiro!

Este é o lugar onde Deus leva os seus vasos, para enchê-los! E serão cheios de quê? Ora, ele mesmo diz: Lá te farei ouvir as minhas palavras. (Jeremias 18:2).

O Deus do Vaso enche-o com as suas palavras! Por isto diz: A boca fala, do que o coração esta cheio (Mt 12:34).

Você sabe que é vaso se estiver cheio com a palavra do Senhor, e saberá que é barro se estiver vazio de bíblia e vivendo atribulado (isto é porque o oleiro amassa o barro).

Mas onde é a casa do Oleiro?

Ora, a casa do oleiro é o lugar onde nos encontramos com Deus.

E o Vaso verdadeiro sabe que é necessário ser cheio da palavra do Senhor, por isso ao se encontrar com Deus ele responde dizendo: Fala Senhor, porque o teu servo ouve. (1Sm 3:10).

Agora veja no texto que, na casa do oleiro Deus não fala com o barro. Ele fala apenas com Jeremias, que é Vaso! Porque para ter o privilégio de ouvir a voz de Deus diretamente, precisa ser VASO!

Enquanto você é barro, Deus não fala, ele amassa!

E como saber se é barro ou vaso?

Ora, vaso é cheio da palavra de Deus, barro não é.

Por isso, Israel sendo barro foi levado a Babilônia para ser amassado e moldado por Deus durante 70 anos, até que aprendam a temer ao Senhor Todo Poderoso!

E quando finalmente aprenderem a temer ao Senhor, o vaso estará pronto! E quando o vaso estiver pronto, eis o que devem fazer:

II – Então me invocareis, passareis a orar a mim, e vos ouvirei. (porque barro não tem vida de oração, somente vaso)

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. (porque barro busca por interesse, mas vaso busca de coração) (Jeremias 29:12,13).

Então, Que se levantem os VASOS do Deus Vivo, E que desçam a casa do oleiro, enchendo-se da palavra de Deus, pois o Senhor Ainda Usa Profetas!

Amém.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!