Como você já deve ter percebido, fazer uma boa introdução da pregação não é uma tarefa fácil. Principalmente porque sabemos que se iniciarmos mal a mensagem, acabaremos perdendo a pouca e curta atenção inicial que temos dos nossos ouvintes.

Por isso, a fim de ajudar aqueles que se encontram em dificuldades, gostaria de expor algumas estratégias que conquistam a atenção já na introdução do sermão.

introdução da pregação

Antes da era dos smartphones e tablets, as pessoas não tinham muito o que fazer quando estavam desinteressadas na pregação. Olhavam para o teto, contavam as colunas das paredes, observavam o formato dos azulejos…

Hoje, no entanto, com as variadas possibilidades de dispositivos móveis, somada ao espírito de nosso tempo, apressado e corrido, onde não há tempo a perder com algo que elas considerem de pouco interesse, bastam alguns cliques para navegar pela Web e pelas muitas mídias sociais, enquanto o pregador se esmera para ter a atenção da sua plateia.

Então o que fazer para tornar a sua mensagem mais interessante, atraente e relevante, ganhando a atenção total dos seus ouvintes?

As Estratégias Para Introdução da Pregação

Vou mostrar algumas estratégias e técnicas que são aplicadas na introdução da pregação que já testei e funcionam muito bem. 

A introdução do sermão é crucial para todo pregador, pois é nela que você ganha ou perde, sem volta, a atenção da plateia.

É importante dizer que você não precisa utilizar todas as estratégias em um único sermão, melhor é escolher apenas uma delas. 

Então seguem algumas estratégias que prendem a atenção.

Aprenda 6 Estratégias que Conquistam a Atenção na Introdução da Pregação 

# 1 – Uma Pergunta Interessante

Faça uma pergunta que as pessoas desejem ter resposta. Por exemplo, você pode começar o seu sermão com a pergunta: “Se Deus é bom, porque permite que seus filhos passem por provações?”. Uma outra seria: “Pode um Deus santo ouvir pecadores?”.

Apenas tenha o cuidado para não fazer perguntas muito teológicos e que fujam muito a realidade das pessoas ou que nada tenha relação com a mensagem, porque você pode acabar desestimulando a atenção, o que é justamente o contrário do que queremos.

# 2 – Uma Declaração

“Hoje vou mostrar em três passos simples como ter uma vida mais pura diante de Deus”. Frases assim despertam a atenção das pessoas, mas tenha o cuidado de gerar envolvimento com o seu público. Diga algo que elas queiram saber, que faça parte do contexto delas.

# 3 – Estatísticas Interessantes

“Um em cada três casamentos terminam em divórcio”. Gostaria de lembrar que as estatísticas tendem a ser desacreditadas. Por isso é sempre necessário citar a fonte e certificar se ela é confiável para que você também, como pregador da palavra de Deus, não caia em descrédito.

# 4 – Use Humor

“Um pastor foi orar por um doente no hospital. Ao chegar, percebe que o doente está com oxigênio, senta na beirada da cama, nota que o doente respira com muita dificuldade e faz gesto pedindo papel e caneta a fim de escrever alguma coisa.

Ele entrega o papel para o pastor que, sem lê-lo, coloca no bolso e, em seguida, o paciente morre. Já no enterro, o pastor põe a mão no bolso, percebe o bilhete e resolve lê-lo em voz alta, dizendo: irmãos, aqui está uma última declaração do nosso querido irmão antes de partir… “você está sentado em cima do meu tubo de oxigênio…”.

Ao contar a piada, as pessoas estarão totalmente atentas ao que diz. Aproveite esse momento para usar a ironia da piada e aplicar uma lição que se relacione ao sermão.

# 5 – Textos que Chamam a Atenção

“Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles”. (Salmo 73:17). Há porções das escrituras que chamam a atenção naturalmente. É uma boa estratégia iniciar o sermão citando-as.

# 6 – Uma História Interessante

Histórias interessantes chamam a atenção das pessoas facilmente. Quando essas histórias são pessoais é melhor ainda. Gera identificação e interesse na plateia. Por exemplo, como você converteu-se ou como pagou o mal com bem ao ser perseguido no trabalho por um colega.

Mas é importante que tenha muito cuidado para não exagerar e nem ficar repetindo essa estratégia. As pessoas podem achar que você está querendo “aparecer”.

Conclusão

Em resumo, use todas essas estratégias apresentadas, tendo o cuidado de aplicá-las quando realmente for agregar valor a pregação. No entanto, use uma estratégia por vez e procure variá-las.

Jesus te abençoe!

Gostaria de saber mais?

Imagina ter domínio sobre a arte da pregação e ter acesso a centenas de sermões? Quero ter mais conhecimento (Clique para continuar…)

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!