Sim. Deus pode mudar a mensagem para pregação até mesmo em cima da hora, pois Ele tudo pode fazer. Deus pode fazer tudo aquilo que não seja contrário a sua essência santa.

No entanto, não vejo muitos motivos para Deus ficar agindo assim com os pregadores. Exceções existem sim, mas em casos específicos e raros.

Deus Pode Mudar a Mensagem para Pregação

O argumento usado para defender a ideia de que Deus pode mudar a mensagem para pregação é que o Espírito Santo está fazendo isso para falar a igreja alguma coisa especial e que o pregador está falando, de fato, na direção do Espírito.

Veja que para termos uma argumentação mais sólida sobre o assunto, devemos levar em consideração alguns detalhes importantes sobre quem Deus é e como atua:

  • Deus sabe de antemão todas as pessoas que estarão presentes no culto;
  • Deus também já conhece tudo aquilo que elas precisavam ouvir;
  • Se estamos espiritualmente preparados e em oração, o Senhor, por misericórdia, nos dá a mensagem que devemos transmitir aquelas pessoas;
  • É muito natural que Deus nos dê a mensagem enquanto preparamos o sermão, exceto em raras exceções.

A mensagem somente é divina quando revelado na hora?

Se considerarmos as quatro afirmações acima, não poderemos acreditar que o Espírito Santo somente fale quando a mensagem é revelada na hora da pregação.

Pois Deus conhece, antes de nós , as pessoas, suas necessidades e o que precisa ser dito. E ainda mais, Deus pode nos entregar a mensagem no momento que desejar. Então, porque não recebermos a mensagem alguns dias antes do culto?

Note bem, Deus não pode dar uma mensagem para pregação e, depois, em cima da hora, lhe dizer que a mensagem não é mais aquela. 

Deus não muda de ideia! Deus não se arrepende! Ele não é pego de surpresa!

Imagina Deus mudando a mensagem de um pregador porque não esperava que determinada irmã fosse ao culto. Será essa irmã conseguiu chegar de surpresa diante de Deus?

Imagine a sena: a irmã diz: “olha aí, Deus, achou que eu não viria ao culto, mas estou aqui”. E Deus, então, diz ao pregador: “muda a mensagem porque a irmã fulana veio, eu não estava contando com ela”. Aonde está nessa história o Deus que tudo sabe e vê?

“Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.” (Salmos 139:4)

O que, de fato, vejo, e muito, são pregadores que não querem estudar ou não sabem preparar seus sermões. Eles menosprezam o que os grandes pregadores que marcaram a história da igreja sempre valorizaram: o preparo do esboço.

Mas, no entanto, para falar na direção do Espírito Santo, quando convidado para pregar em um culto, você, pregador, não precisa deixar de lado tudo o que Deus havia lhe dado anteriormente para pregar, a menos que tenha preparado o seu sermão fora da direção divina.

Tenha o cuidado para não tomar como regra as poucas exceções e não considerar obra do Espírito Santo aquilo que é desleixo do pregador. Se você deseja ir longe no ministério da Palavra, não siga esses exemplos negativos.

Esperar que Deus sempre dê a mensagem nos últimos minutos, não é postura de um bom pregador.  

Deus pode mudar a mensagem para pregação em cima da hora?

Em resumo, sim, Ele pode, mas em raríssimas exceções. E isso não é sinal de espiritualidade do pregador, mas justamente o contrário. Pode mostrar que foi somente em cima da hora de pregar que ele conseguiu ouvir a voz de Deus quanto ao que deveria falar.  

Portanto, para falar na direção do Espírito Santo, não significa que você tenha que mudar a mensagem na hora de pregar.

Somente faça isso se você, ainda no conforto de casa, preparou a mensagem “na carne” e, agora, finalmente, você foi iluminado. Digo que isso deve ser raro na vida do pregador e não deve ser motivo de orgulho, como alguns pensam. Afinal, Deus Pode Mudar a Mensagem para Pregação!

Jesus te abençoe.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!