Estudo e Explicação de Efésios 4:30 │ Não entristeçais o Espírito Santo de Deus

Por Tyago Rodrigues 8 Min de Leitura

Se você é um cristão que lê a Bíblia regularmente, provavelmente já se deparou com Efésios 4:30, que diz: Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Essa passagem pode gerar algumas dúvidas sobre o que significa o “dia da redenção” e porque o texto é tão enfático ao afirmar que “não devemos entristecer o Espirito Santo”.

Neste artigo, vamos explorar esse conceito bíblico e descobrir o que esses termos representam para os cristãos.

Efésios 4:30 │ Não entristeçais o Espírito Santo de Deus
Efésios 4:30 │ Não entristeçais o Espírito Santo de Deus

Sabemos que o Espírito Santo de Deus é uma pessoa, e como qualquer outra pessoa ele tem sentimentos, um deles se mostra quando o entristecemos com nossas escolhas e atitudes 🙁

Não Entristeçais o Espírito Santo! Muitos querem ser cheios, querem ser batizados, mas não se dão conta de que estão constantemente entristecendo-o.

- Publicidade -

Não entristeçais o Espírito Santo de Deus

A Palavra do Senhor nos revela que toda amargura, ira, cólera, gritaria, blasfêmias e malícias entristece o Espírito Santo (vs. 31), toda atitude que vai em desconformidade com a Palavra da Verdade o entristece.

O Espírito Santo de Deus é sensível e quanto mais o entristecemos, mais Ele se afastará de nós…

Até o dia em que o apagaremos completamente de nossas vidas e voltaremos a andar como mortos vivos sem a presença do Pai dentro de nós. 

Se tem algo que NÃO devemos fazer é tomar decisões que vão entristecer o Espírito Santo, pois Ele é o selo para o Dia da Redenção.

Você se lembra da Parábola das Dez Virgens?

5 eram prudentes e 5 eram néscias/loucas, as primeiras tinham óleo e as segundas não tinham o suficiente.

- Publicidade -

As virgens prudentes e Cheias do Espírito Santo tem suas vidas completamente transformadas.

Suas mentes foram renovadas e suas atitudes são de frutos preciosos, pois quem está agindo em suas vidas é o Espirito Santo que Jesus enviou para nos ajudar até a volta dEle em nossas vidas. Seja pelo Arrebatamento ou pela partida deste mundo.

Porém a segunda classe eram Néscias, estavam dentro do Templo, porém escutavam a Palavra da Verdade e não a colocavam em prática.

Entristeciam o Espírito Santo com suas atitudes, não davam a devida importância na comunhão entre os irmãos (Unidades em Cristo Jesus).

As néscias não tinham suas mentes renovadas pelo Espírito Santo e a Palavra da Verdade que nos liberta.

Infelizmente assim como estas, muitas pessoas estão entristecendo o Espírito Santo de Deus, estão achando que o Espírito está dentro de si, mas há tempos Ele já saiu de suas vidas.

O Que Significa Dia Da Redenção em Efésios 4:30

O “dia da redenção” é um conceito bíblico que se refere ao momento em que Deus completará a obra de salvação da humanidade.

É o dia em que todos os cristãos serão resgatados e salvos por Deus, por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

A expressão “dia da redenção” aparece apenas uma vez na Bíblia, em Efésios 4:30, mas seu significado é claro.

O apóstolo Paulo, autor da carta aos Efésios, fala primeiramente sobre a importância de não entristecer o Espírito Santo de Deus.

- Publicidade -

Ele continua dizendo que os cristãos estão “selados” para o dia da redenção, o que significa que eles estão protegidos pelo Espírito Santo e que serão salvos no momento em que Deus julgar o mundo.

Essa proteção é concedida aos cristãos como uma garantia de sua salvação final e completa.

O Que a Bíblia Diz Sobre a Redenção

A redenção é um tema frequente na Bíblia, e a palavra é usada em vários contextos diferentes. Em geral, a redenção se refere a ser libertado da escravidão ou do cativeiro.

Na Bíblia, a redenção é frequentemente associada à libertação do pecado e à salvação em Cristo.

A redenção é um ato de Deus, que redime ou resgata aqueles que estão perdidos e separados Dele.

Isso é possível por causa do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, que pagou o preço pelos nossos pecados e nos concedeu a salvação e a vida eterna.

Pode ser que vós já tenha perdido o Espirito Santo de Deus

Veja que Saul foi cheio do Espírito Santo (1 Samuel 10:6), e por vezes, deixou ser guiado pelo Espírito de Deus (1 Samuel 11:6).

Assim como o Espírito Santo rejeitou Saul, ele tem rejeitado muitos que se dizem fazer parte da Igreja de Cristo, porém vivem na roda dos escarnecedores, vivem em rodas de fofocas, vivem falando mal dos líderes – assim praticando Lashon Hará (maledicência) contra os mesmos.

Muitos entristecem o Espírito Santo porque vivem em cima do muro, pessoas mornas, sem identidade Cristã.

Pessoas que no Templo são espirituais mas longe são mau caráter, mentem, traem, brigam, e praticam todas as coisas abomináveis a Cristo.

- Publicidade -

Que possamos avançar em aprender mais e mais como ter INTIMIDADE e AGRADAR O ESPÍRITO SANTO.

Como agradar o Espirito Santo de Deus?

A palavra nos revela que para agradar o Espirito Santo devemos ser uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoadores (vs. 32).

Que possamos ter dentro de nós os frutos do Espírito Santo ao qual o gomo maior é o AMOR.

Que possamos ser instruídos pela Palavra da Verdade, praticando-a todos os dias de nossas vidas, dando ALEGRIA para o Santo Espírito.

Para isso devemos nos entregar DE TODO O CORAÇÃO AO SENHOR PARA RECEBERMOS E SERMOS TEMPLO DO ESPIRITO SANTO todos os dias de nossas vidas.

Conclusão: Não entristeçais o Espírito Santo de Deus

Se queremos conhecer o Espírito Santo, se queremos ter maior experiência com Ele, precisamos aprender a se relacionar com Ele, para que possamos nos aproximar e desfrutar de sua doce presença em nossa vida.

Assim como tudo nessa vida tem um “preço”, o relacionamento com o Santo Espírito de Deus também requer de nós que renunciemos a tudo aquilo que possa entristecer o Espírito Santo de Deus.

Pois ele sendo uma pessoa, ao se entristecer, significa que irá se afastar de nós pouco a pouco. Davi sabia disso, logo rogou ao Senhor, não retires de mim teu Espírito Santo (Salmos 51:11).

Espero que essa mensagem totalmente inspirada pelo Espírito Santo adentre aos nossos corações conforme a Soberana Vontade Em Nome do Nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus. Amém.

Compartilhe Este Artigo
Follow:
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!
5 Comentários