Se Deus Criou Tudo, Quem Criou Deus?

Afinal, Se Deus Criou Tudo, Quem Criou Deus? Esta é uma velha questão que tem atormentado a inúmeros cristãos e não cristãos.

A evidência bíblica e o raciocínio lógico apoiam a Aseidade de Deus, significando que Deus existe, mas não foi criado

Quem criou Deus? Evidência das Escrituras:

O Salmo 90: 2 diz: “Antes de nascerem os montes ou de você dar à luz a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, você é Deus”.

Em outras palavras, Deus sempre existiu. Deus “não foi criado. Ele é eterno. O Senhor não poderia fazer nada se não existisse primeiro. Portanto, não é possível que Deus se crie ”.

Em 1 Timóteo 1:17 , Paulo nomeia Deus como “imortal, invisível, o único Deus“. Isaías diz que “o Senhor é o Deus eterno, o Criador dos confins da terra” ( 40:28 ).

Entenda, nunca houve um tempo em que Ele veio à existência, nunca haverá um tempo em que Ele deixou de existir. Porque Ele criou o tempo e não é limitado por ele.

Quem criou Deus? Raciocínio lógico:

É simples, se houve um tempo em que nada existia, então não haveria absolutamente nada hoje.

Os cientistas que discutem o que deve ter existido antes da formação da Terra já declararam que matéria ou coisas físicas (células por exemplo) foram criadas em algum momento; a matéria nem sempre existia. 

Portanto, tudo o que existia antes da criação da Terra não era material e, portanto, se não é material; isso é espírito. Se é espírito, por que não Deus?

Deus é eterno

O Senhor é a existência em si mesma, da qual todas as outras coisas são criadas. 

A palavra “Javé“, que aparece quase 7.000 vezes na Bíblia, provém de “haya“, que significa “ser” ou “o eterno“.

Isso se aplica a Jesus como parte da Trindade: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente” ( Hebreus 13: 8 ). 

Em Gênesis 1: 2 , “O Espírito de Deus pairava sobre as águas”, de modo que o Espírito, como parte da Trindade, também é eterno.

“Se Deus é auto-existente e não depende de mais nada para o Seu ser, então Ele é necessariamente eterno”

Deus diz: “Tornei conhecido o fim desde o princípio, desde os tempos antigos, o que ainda está por vir. Eu digo: ‘Meu propósito permanecerá, e farei tudo o que eu quiser”( Isaías 46:10 ). Esta declaração do Pai nos diz:

  • Deus tem um propósito. Não será derrubado, mas “permanecerá“.
  • Se Deus é independente e auto-suficiente, não é possível forçar Deus a fazer o que queremos.
  • Não somos apenas impotentes para manipular Deus para fazer nossa vontade, mas também incapazes de mudar os bons planos de Deus para nós; 
  • Deus conhece o começo, o fim e todas as partes da história – a história dele. Ele tem pleno conhecimento de tudo o que se desenrolará e já nos assegurou, em Sua Palavra, o futuro glorioso para aqueles que estão nele.

Aseidade de Deus significa que ele é auto-suficiente

Nenhuma escolha nossa pegará O Senhor de surpresa; Ele nunca está se esforçando para ajustar Seus planos de acordo com nossos erros. Ele previu isso também. 

Um Senhor imutável é confiável. Seu caráter é definido e seguro. Satanás não pode despertá-lo. Quando descansamos com o Pai e nos sentimos sendo puxados para o mar pela maré, nossa âncora se apegará firme à rocha.

Inclusive, a leitura do seguinte artigo se faz necessária para sua vida: Esperança em Deus, a âncora da Alma.

Saber que Deus possui autonomia absoluta e auto-suficiência deve proporcionar conforto. Nesse estado de total independência, Ele não precisava de pessoas; a Trindade já é perfeita e completa. 

O Pai nos criou para glorificar e louvar Seu nome de qualquer maneira; viver maravilhado e admirado a Seus pés, maravilhado com a bondade de um mestre que, embora satisfeito com seu relacionamento trino, criava filhos que sempre confiavam em Sua auto-suficiência. 

Quando o mundo em geral ou nossas vidas individuais parecem estar sob ameaça de destruição, os crentes podem lembrar que Deus está no controle do passado, presente e futuro.

Se Deus Criou Tudo, Quem Criou Deus? Conclusão

Deus não precisa ter sido criado, já que Ele existe tanto fora do tempo (onde causa e efeito não funcionam) ou dentro de múltiplas dimensões de tempo (de forma que não há nenhum princípio do plano de tempo de Deus). 

Portanto, Deus é eterno, sem nunca ter sido criado. Embora seja possível que o próprio universo seja eterno, eliminando a necessidade de sua criação, as evidências cientificas contradiz esta hipótese, já que o universo começou a existir a finitos 13,7 bilhões de anos

A única saída possível para o ateu é a invenção de uma espécie de super universo, que nunca pode ser confirmado experimentalmente (por isso é metafísico na natureza, e não científico).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!