A leitura que faremos abaixo da palavra do Senhor é bastante simples e clara, Jesus nos ensina que devemos amar a Deus sobre todas as coisas… De todo nosso coração, alma e entendimento.

“Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Mateus 22: 37

O que significa Amar a Deus sobre todas as coisas | Mateus 22.37
O que significa Amar a Deus sobre todas as coisas | Mateus 22.37

Qual é o grande amor da sua vida? No que tem se apegado a sua alma?     

Muitas podem ser as respostas. Meu grande amor é minha esposa/esposo, meus filhos, meus pais, meu time, meu carro. Daí eu pergunto: E Deus?

A grande maioria logo diz: Ah, Deus em primeiro lugar sempre, isso nem entra em questão. Mas a verdade é que Ele nem sequer é mencionado e a boca fala do que está cheio o coração.

A grande verdade é que não sabemos e não vivemos o primeiro grande mandamento que é amar a Deus acima de todas as coisas, imagine os demais.

O que significa Amar a Deus sobre todas as coisas

Buscando do Senhor a revelação sobre como amá-lo realmente, conforme descrito em Mateus 22: 37, cheguei a uma fração de entendimento que talvez possa ser o início para compreensão real de como amar a Deus da forma que Ele merece ser amado.

Como amar a Deus de todo coração?

O coração é a engrenagem principal para nos mantermos vivos, necessitamos que ele permaneça constantemente batendo dentro de nosso peito.

Para que através do sangue bombeado, por ele recebamos o oxigênio necessário para os demais órgãos do corpo continuarem funcionando corretamente.

Isso é algo que nem precisa ser explicado, compreendemos perfeitamente que precisamos do nosso coração, mas o que não entendemos é o que o Senhor quis dizer quando nos pediu para que o amassemos de todo o nosso coração.

Talvez amá-lo dessa forma implique em dedicarmos a nossa vida a Ele que é o verdadeiro doador da VIDA, amá-lo com o entendimento que sem Ele não podemos viver, assim como não viveríamos se nosso coração parasse de bater.

É Deus quem nos dá o fôlego de vida, então, nada mais que justo aprendermos a dedicarmos nossa vida em agradá-lo, honrá-lo, e sermos gratos por todos os seus benefícios.

Uma prova de amor gerada neste sentido é aprendermos a administrar nosso TEMPO, porque tempo é vida, e administrando nosso tempo conseguiremos contemplar toda a grandeza de sua criação que não tem outro sentido a não ser nos fazer feliz e assim teremos mais comunhão com Ele.

Como amar a Deus de toda nossa alma?

Mas também nos resta saber como amá-lo de toda nossa alma.

Do contrário ao que alguns pensam, é a alma (psique) a sede de nossas emoções e sentimentos e não o coração.

Ela é o que nos diferencia dos seres irracionais, pois, é a mesma que mantém armazenadas todas as informações nervosas que chamamos de emoções e através dessas emoções gera o que chamamos de sentimentos.     

Amar a Deus de toda nossa alma nos levaria a filtrarmos TODOS os nossos sentimentos Nele, não apenas nos dias bons, afinal já estudamos que dias ruins são necessários.

Amar a Deus de toda nossa alma nos ensinaria a deixarmos de ser hipócritas, pois, quando identificássemos um mau sentimento como o ódio, nos faria virar para Ele e dizer:

  • Pai, sinto ódio daquela pessoa
  • Ou, Pai, estou com raiva por causa desta situação.
  • Pai, estou preocupado, por favor me ajude!   

Com certeza muita gente não estaria sofrendo de câncer se soubesse amar a Deus de toda a sua alma, sabe por quê?

Porque já está cientificamente comprovado que muitos canceres são gerados a partir de substâncias produzidas em nosso organismo quando nos sentimos amargurados, sob pressão ou ansiosos.

Amar a Deus com a nossa alma nos ensinaria a mantê-la livre de maus sentimentos e uma prova de amor neste sentido é começarmos a partir de agora entregarmos nossas emoções e sentimentos ao Senhor.

Para que Ele venha nos sarar e não continuarmos tentando parecermos “bonzinhos” pelos nossos próprios esforços, afinal, sentimentos maus existe em todos nós, mas Ele pode tirar tudo o que não presta e colocar toda a sua essência, e isso sim nos tornará pessoas melhores.

Como amar a Deus de todo entendimento?

Também precisamos amá-lo com todo o nosso entendimento. O ser humano tem um atributo muito especial, o poder de tomar decisões, também conhecido como livre arbítrio.    

Amar a Deus com o nosso entendimento nos leva a desejá-lo com toda a liberdade, sem que sejamos forçados a isso, também nos leva a tomarmos a decisão de renunciar tudo aquilo que ofende sua santidade, como mentiras, agressividade, imoralidade, e tantos outros hábitos que é tão familiar em nossa sociedade corrupta.    

Tomar certas decisões, renunciar a certas coisas que gostamos por amor a Deus é uma prova de que O amamos com nosso entendimento, pois não fomos forçados a nada, mas fizemos uma escolha, OBEDECÊ-LO.

E digo mais: Ame a Deus com toda a sua força

Quando falamos de força, logo nos lembramos de corpo, força física.

Amar a Deus dessa forma é dedicarmos o nosso vigor e atributos físicos para honrá-lo.

Com seu corpo você pode dançar ao Senhor, cantar, aplaudir, tocar, orar, jejuar…enfim, para adorar a Deus de todos os outros modos você também precisará do seu corpo para isso.    

Mas além de toda a lista que citei, uma forma de provar a Deus que você o ama com todas as suas forças é levantar-se e usar seu vigor, suas pernas para ir de encontro ao necessitado e aflito.

Usar sua boca para anunciar-lhe a salvação, usar seus braços para abraçá-lo e expressar todo o Amor de Deus pela vida dele e ensiná-lo a amar a Deus de todo coração, de toda sua alma, de todo seu entendimento e de toda sua força.

Você ama a Deus sobre todas as coisas?

Provavelmente todos vão levantar a mão e dizer que sim, até vão pensar: “que pergunta boba!” Mas será mesmo que é verdade?

Não quero dizer que estejamos mentindo quando dizemos amar a Deus e sim que ainda não nos demos conta que na realidade não amamos, pois estamos colocando coisas e até pessoas em primeiro lugar.

Ou seja, na frente de Deus e é exatamente por este motivo que algumas coisas que tanto desejamos não acontecem na nossa vida.

Quando alguém chega pra nós e diz que nos ama, logo a gente diz: “Ah falar é fácil, quero ver provar com atitudes“.

Mas não exigimos isso com nós mesmos quando falamos que amamos a Deus.

O que significa Amar a Deus sobre todas as coisas | Mateus 22.37
O que significa Amar a Deus sobre todas as coisas | Mateus 22.37

Se nós dissemos que amamos a Deus, então podemos dizer que quando a gente ama permite que a pessoa amada faça algumas perguntas e hoje o Senhor deseja nos perguntar.

Vamos refletir nas perguntas que o Senhor nos fará, para que possamos perceber que amor é esse que estamos dando a Ele e perceber o tamanho do amor Dele por nós:

Que amor é esse que só lembra-se de mim na semana santa e do natal?

Infelizmente vivemos assim, lembramo-nos do Senhor apenas em datas comemorativas como Semana Santa e Natal.

Na semana santa ficamos tão contentes, pois não vamos precisar trabalhar ou ir a escola, que só pensamos em fazer planos para o feriado prolongado: Praia, bronze, birita, festa…

Só lembramos o que esta data representa quando ligamos a tv e na sessão da tarde, esta passando um filme que fala de Jesus: “Ah, então por isso que eu não fui trabalhar… Legal

No Natal estamos tão concentradas em roupas, ceia, amigo invisível, arvores de natal com enfeites e pisca-pisca.

E mais preocupados ainda com o que vamos ganhar de presente de Natal, mas esquecemos de que o maior e melhor presente que poderíamos ganhar, já ganhamos, pois nessa data se comemora o nascimento daquele que veio ao mundo morrer por amor a nós.

Que amor é esse que pensa que só dinheiro traz felicidade?

Vivemos num mundo onde a prioridade é o dinheiro e os bens materiais.

Mas é errado? Em partes não, afinal pra termos uma vida melhor dependemos do dinheiro, mas ele não pode ser a prioridade na nossa vida.

Até existe um ditado que diz que dinheiro não traz felicidade, mas logo as pessoas apaixonadas pelo dinheiro inventaram: “Ah é, dinheiro não traz felicidade? Então me da o teu e seja feliz“.

Devemos ter isso muito claro na nossa vida: Dinheiro compra festas, mas não alegria, dinheiro compra uma cama, mas não um sono tranquilo, dinheiro compra uma casa, mas não um lar.

Dinheiro não compra uma família feliz. O Senhor sabe que tanto a falta como a sobra de dinheiro podem fazer mal a vida de uma pessoa.

Amor ao Dinheiro é a rais de todo o mal

Em Mateus 6: 33 o Senhor nos diz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas”.

Por isso que Ele nos adverte em 1 Timóteo 6: 10 que o dinheiro é a raiz de todos os males, pois por ele as pessoas matam, roubam, mentem, passam por cima dos outros…

Se hoje estamos assim pensando somente em dinheiro e nos esquecendo de Deus, que venhamos olhar para o Senhor, pois ele nos garante que se o buscarmos em primeiro lugar as outras coisas serão acrescentadas por Ele.

Essas coisas são exatamente o que hoje estamos desejando, uma porta aberta, uma promoção, um emprego e salário melhor… O Senhor pode e quer fazer isso por nós.

Satanás pode estar agora no nosso ouvido, na nossa mente dizendo: “Pra que tu vai pra igreja dar teu dinheiro pra pastor?

Deus não quer nosso dinheiro, pra que Deus vai querer a merreca que temos pra receber no final do mês ou que temos nos bolsos e contas bancarias.

Ele é dono de tudo, pois fez tudo. Pra que ele vai querer o nosso dinheiro?

Ele só quer o nosso amor, o nosso coração e a nossa vida e os únicos que vão ganhar com isso somos nós mesmos, pois Deus vai transformar nossa vida em felicidade.

Que amor é esse que só me procura na hora da doença?

São raros os momentos que nos lembramos de Deus, mas basta enfrentarmos uma doença e logo falamos:

  • Ai meu Deus, que dor. Me ajuda!
  • Jesus me cura pelo amor de Deus!
  • Eu não aguento mais Senhor!

Só lembramo-nos Dele na hora da enfermidade ou quando estamos a beira da morte, ai queremos que Ele nos cure ou nos salve perdoando nossos pecados.

Mas não paramos pra pensar que muitas dessas doenças que estão nos fazendo sofrer naquele momento são nossas culpas, nossos atos geraram aquela situação que é somente a consequência.

Se parássemos de beber, seriam poucos os acidentes de transito ou mortes por motivos banais. Seriam poucos os infartos, se cultivássemos bons sentimentos em nossa mente e coração.

O Senhor passa nossa vida toda tentando nos mostrar isso, mas é uma pena que só damos ouvidos quando já é tarde demais.

Se Satanás não esta falando agora, pode ter certeza que mais tarde ele vai falar pois a intenção dele é nos confundir sempre.

Ele pode estar sussurrando: “Mas Deus não é tão bom? Ele nos ama e sempre nos perdoa, não é? Então bora curti adoidado aí, qualquer coisa você chama ele

É evidente que o Senhor nos ama e nos perdoa sempre, mas não seria melhor dar ouvidos a Ele e ama-lo mais agora?

Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender e eles voltariam para mim.
E Eu os curaria! — disse Deus”
 Mateus 13: 15

Pessoas que buscam a Deus só na doença, deixam de viver coisas maravilhosas que Deus tinha pra elas.

Que amor é esse que ama mais quem nem te conheci ou merece do que a mim?

É triste ver pessoas chorando, se descabelando, desmaiando por quem nem sabe que elas existem e que provavelmente nunca saberão:

‘O pai que viu o cabelo do Neymar e imediatamente cortou o seu e do filho igual… A menina passando dias na fila para ficar bem perto do palco onde o Justin Bieber vai cantar.’

E as pessoas que nos conhecem:

‘O parceiro (a) que trai, espanca, abandona, mas a pessoa ama, é inesquecível o homem ou mulher da vida da pessoa, tatua o nome e até se humilha pra tentar voltar.’

A pessoa que te ama de verdade, irá fazer de tudo pra te levar mais perto de Jesus e não pra te levar mais perto da cama!

Ame a Cristo,que nunca lhe abandonou ou te fez mal algum, mesmo você nem se lembrando dele.

Que foi crucificado por amor a você e nunca pediu nada em troca!

Que amor é esse que distribui pra vários um amor que deveria ser só meu?

Mesmo hoje, no mundo moderno e com praticamente todos alfabetizados e com livre acesso a palavra de Deus.

Ainda acreditamos que devemos repetir mil vezes a mesma oração, quando na verdade o Senhor quer ouvir a nossa voz, a oração que saia de dentro do nosso coração com as nossas palavras de fé.

Tanto que na vida de Jesus Ele sempre perguntou para aqueles que o procuravam em busca de milagres:

O que queres que eu te faça?” assim como perguntou ao cego de Jericó.

O Senhor sabia o que a pessoa desejava, mais queria ouvir a sua voz, seu pedido de fé com suas próprias palavras.

Sois salvos mediante a graça e amor de Deus

E também mesmo com Deus nos mostrando a verdade, ainda achamos que devemos pagar “promessas” E o pior é que nada disso que fazemos é pra Deus, isso tudo é pra terceiros que nada podem fazer pela nossa vida.

Deus afirma em sua palavra que ninguém veio a esta terra e não cometeu pecado, somente Jesus ou seja só Jesus é Santo e nenhuma promessa é maior que a promessa que Ele pagou por nós na cruz.

Por amor para nos purificar de todo o pecado com seu sangue, ninguém fez isso por nós só Jesus.

A nossa sorte é que o Senhor nos ama incondicionalmente, não é como nós somos, humanos e pecadores pois se Ele fosse jamais Ele iria nos abençoar, mas abençoa e faz milagres na nossa vida mesmo sem merecermos.

Se o Senhor fosse como nós jamais ele faria, pois nós nunca faríamos nada por quem nos ignora.

Pensamos que estamos sendo abençoados, quando na realidade não passa de um grão comparado a tudo que Deus tem e quer fazer por nós se aceitarmos a Ele como nosso salvador.

“Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” Isaías 42.8

Tenha isso na sua mente:

Quando o Senhor em sua palavra cita ‘Imagens’ não é apena ‘Imagens do mal’, é toda e qual imagem, tanto que na sua palavra ele cita apenas ‘Imagem’ e não ‘Imagem do mal’.

Só o Senhor opera milagres, maravilhas e bençãos na nossa vida, só o Senhor é Deus!

Você deve Amar a Deus sobre todas as coisas, palavras finais

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito pra que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3: 16

O Diabo tentou de tudo, para mais uma vez mentir para nós, ele esta furioso ao lhe ver aqui, estudando a palavra de Deus, ouvindo sobre Jesus.

O inimigo quer nos destruir com as sua mentiras, maseu creio que hoje, ele se afasta de sua vida para nunca mais voltar em nome de Jesus!

Espero que este estudo faça você repensar sobre qual é o verdadeiro significado de amar a Deus sobre todas as cisas.

Há uma necessidade muito grande de nos dedicarmos ao estudo da palavra. Ainda há uma carência enorme nas igrejas, de irmãos e irmãs aprofundados no conhecimento da Palavra.

Chega-se a pensar que só pastores e obreiros devem levar a sério o estudo da bíblia. Não podemos deixar a preguiça falar mais alto.

Erreis por não conhecer as escrituras, nem o dom de Deus. Deseja ir alem nos estudos da Palavra? Então clique aqui e conheça o curso de teologia à distância.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!