Nos dias de hoje há muita discussão sobre a unção de Deus, muitas pessoas que se dizem evangelistas afirmam que existem vários tipos de unção.
Tais como a “unção do riso”, “a unção do cai cai”, “a unção do reteté” e dezenas de outros nomes que você já deve ter notado nas igrejas e em certos vídeos nas redes sociais.
Vemos pessoas correndo, pulando, gritando, falando uma língua desconhecida, desmaiando, alegando ter sido arrebatada espiritualmente, indo para o inferno e depois retornando em certos cultos….
Enfim, de modo geral, todas essas pessoas alegam estar cheias da unção de Deus.
Mas o que será que Jesus pensa e nos ensina a respeito de tudo isso? Vejamos no decorrer deste estudo. Caso você não queira ou não possa ler agora, assista ao vídeo desta aula abaixo:
O que é a unção de Deus?
A unção de Deus nada mais é do que a capacitação que o próprio Deus concede a cada crente para servi-lo e cumprir o Seu Ide corretamente.
Inclusive, para compreender melhor a unção do Senhor recomendo que também leia o seguinte artigo: Ide e Pregai o Evangelho ─ Estudo sobre a Grande Comissão.
O que a bíblia fala sobre a unção?
Em sua versão original na bíblia a palavra unção é “chrisma”, que significa “ação ou efeito de ungir/separar para uma obra especifica”.
Na verdade, a unção é uma graça sobrenatural concedida por Deus para nos auxiliar no comprimento da grande comissão ordenada por Cristo.
Atualmente, na igreja, especialmente nos pentecostais e neopentecostais, costuma-se confundir “unção” com “sentimento”, isto é, aquilo faz a gente chorar no meio do culto.
Sabemos que a unção de Deus é muito mais que todo e qualquer sentimento!
Segundo a definição bíblica, a unção está relacionada à nos capacitar e ensinar aquilo que iremos fazer, isto é, em cumprir um propósito ou uma missão.
Quem tem a unção de Deus?
Essa dúvida quando mal respondida por alguns pastores e homens do Senhor tem ‘matado’ muitos ministérios.
Para responder exatamente como Jesus nos ensina, é preciso salientar que existe uma diferença entre a unção de Deus no antigo e no novo testamento.
No Antigo Testamento, apenas algumas pessoas eram ungidas para cumprir um propósito especial e em tempos especiais, temos por exemplo:
- Sacerdotes (Êxodo 40: 15);
- Profetas (Reis 19: 16);
- Reis (1 Samuel 16: 13).
Já no Novo Testamento, TODA pessoa que crê pode e deve ser ungida já no momento de sua conversão!
Jesus se entregou na cruz, ressuscitou por mim e por você. Seu maior objetivo é nos equipar para servir e pregar o evangelho assim como Ele pregou durante Seu ministério terreno (1 Pedro 2: 9-10).
Desta forma, TODOS nós estamos “destinados” a ser ungidos!
Qual a diferença entre Unção, Dom, Autoridade e Poder de Deus?
Você já se perguntou qual a diferença entre unção, dom, autoridade e poder de Deus?
Atualmente temos escutado muitas pessoas falando a respeito disso, esta temática tem sido comentada e questionada pela “igreja” mais do que nunca.
Isso porque nossa geração está prestes a mergulhar num período de verdadeiro avivamento!
Mas a verdade é que apenas poucas dessas mesmas pessoas sabem explicar, discernir ou falar o que realmente cada palavra dessa significa.
Unção não é Dom.
Para enfatizar esse fato bíblico em seu coração, quero que imagine comigo o seguinte cenário:
Você de repente ganhou de presente (totalmente de graça e pela graça) um carro 0km.
Esse presentaço que você acaba de ganhar simboliza o dom que o Senhor Deus lhe entrega.
Porém, como usar o presente se você não sabe dirigir?
Ou seja, você já recebeu o dom, mas por não poder ou saber como usá-lo, você o nega e fica estagnado ACHANDO que o culpado é Deus que não quer lhe dar o tal dom.
Voltemos à ilustração: E agora, o que você vai fazer?
Bom, para que você possa usar esse carro você precisa urgentemente aprender a dirigir! É aqui que entra a necessidade da unção!
Unção de Deus é isso:
Digamos que você então se inscreva numa auto escola e lá você aprende a dirigir.
Sabe o que simboliza o “aprender a dirigir”? Sim, justamente a Unção!
Eu costumo dizer que a unção é uma capacitação sobrenatural que Deus coloca sobre a tua vida pra que você venha a fazer coisas de forma extraordinária que no natural você não conseguiria fazer.
Neste cenário você já tem o dom (carro 0km), a unção (o saber dirigir), mas você ainda não pode simplesmente pegar o teu carro e sair dirigindo porque você precisa tirar a sua habilitação.
Unção de Deus não é Autoridade.
Mesmo sabendo dirigir o carro, para andar legalmente com ele você necessita da habilitação.
Somente após você passar em todos os testes do detran, tanto o escrito quanto o prático você recebe autoridade para conduzir seu dom através da unção.
A habilitação é o que eu chamo de autoridade permissiva, é uma autorização que o órgão te dá para que você possa pegar o carro e dirigir.
Unção não é poder.
Muitas pessoas confundem a unção com o poder de Deus, mas o fato é que a unção não é o poder! A unção é a capacitação que Deus te dá para manifestar o poder.
Você tem um carro, você sabe dirigir e agora você tem a sua habilitação. Mas você ainda não consegue dirigir…
A partir daí você precisa de um 4° item para fechar o conjunto!
Pois um carro não se movimenta sem combustível, é impossível fluir nos dons espirituais, na unção, na autoridade divina sem o poder de Deus!
Você precisa do combustível, da gasolina, álcool diesel ou gás para fazer esse carro se movimentar.
Da mesma forma, podemos afirmar que mesmo que você tenha o dom, a unção e a autoridade você precisa do poder para que possa se movimentar no reino de Deus.
Palavras finais a respeito da unção de Deus:
Tenha em mente que quando buscamos andar em santidade, a manifestação da unção de Deus será mais forte e quase que instantânea.
Eclesiastes 9: 8 nos ensina: “Suas roupas devem ser sempre brancas, e nunca faltará o óleo [unção do Senhor] em sua cabeça …”
Na Bíblia, o óleo é também um símbolo do Espírito Santo sobre nossas vidas. Isso significa que a unção do Espírito jamais deve faltar sobre nós.
E observe bem que não devemos ter a unção de Deus somente em alguns momentos, mas a bíblia diz: – NUNCA falte o óleo sobre a tua cabeça.
Sabe o que está faltando na vida de muitos crentes nestes últimos dias? A unção de Deus.
Tá faltando óleo na cabeça de muitas pessoas, tem gente por aí pregando sem óleo, tem gente cantando sem óleo, tem gente fazendo a obra de Deus sem óleo!
Tá faltando da unção!
Sobre o Autor
0 Comentários