Namoro Cristão: Tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Tyago Rodrigues
em 28/08/2019

Compartilhe agora mesmo:

Na maioria dos cultos e mensagens sobre namoro cristão tudo se resume em falar de “santidade”, que o casal de jovens não pode isso, não pode aquilo, e que devem fugir dos pecado sexuais.

Tudo isso é bíblico, porém estes conselhos são o óbvio de um namoro cristão: não pecar. 

O que mais a Bíblia diz sobre o namoro cristão? Como saber se é a pessoa certa? No namoro cristão beijar é pecado? Essas são boas perguntas, que merecem boas respostas.

Namoro Cristão: Tudo o que você precisa saber!

Qual é o verdadeiro significado do namoro?

Antes de tudo quero que voce entenda o que de fato é o namoro segundo a Palavra de Deus:

O namoro é uma fase bastante importante na vida de um rapaz e uma moça, mas envolve responsabilidades e compromissos.

É o tempo para o casal se conhecer melhor e descobrir se realmente quer passar a vida toda junta, um compromisso sério, firmado um com o outro, para que, em amor, ambos se casem segundo o propósito de Deus.

Em outras palavras, quero dizer que, segundo a bíblia um relacionamento romântico (um namoro) não deve ser iniciado com outro objetivo que não seja o casamento!

Sabendo disso, será que é da vontade de Deus ver, por exemplo, seus filhos solteiros e fora de um compromisso se beijando até se excitarem sexualmente sem pureza?

O que será que Deus sente ao ver jovens “se oferecendo” para o(a) primeiro(a) bonitinho(a) que aparece na igreja (ou fora dela)?

Alguns até já mantêm relações sexuais, uma prática que vem se tornando comum no namoro “cristão”. Deus Se alegra com isso? Claro que não…

Observando essa triste realidade, Deus me levou a escrever este texto, onde quero tratar de algumas duvidas comuns e pouco ensinadas a respeito do namoro cristão.

Quero iniciar um namoro. Como saber se encontrei a pessoa certa?  

São beijinhos, jantares românticos, longas horas a conversar… Qual o solteiro que não sente vontade de namorar?

A verdade é que o próprio Deus sente este mesmo desejo: Que voce deixe seu pai e sua mãe e se junte a uma pessoa para assim viverem todas as promessas que Deus prometeu para o casal.

Mas antes de dar esse passo, de namorar alguém, cabe avaliar algumas questões que iram lhe ajudar a discernir se voce de fato encontrou ou não a pessoa certa para iniciar um namoro:

Você gosta demais de uma pessoa? É muita paixão, é muita emoção, é muito bom estar ao lado dela? Ela sente o mesmo por você? Ambos são cristãos? (Leia 2 Coríntios 6:14)

Parabéns, se respondeu com SIM a todas as perguntas, essa é a pessoa certa!

Caso suas respostas foram negativas esta pessoa ainda sim pode ser perfeita para você, mas a oração e a paciência são a chave para se obter este êxito. É preciso esperar com fé e paciência em Deus!

Quero deixar bem claro que, a famosa “metade da laranja” não existe, porque Deus não criou o namoro e o casamento para ser uma loteria divina, onde cada pessoa tem um bilhete premiado.

Namoro e casamento não se resumem em encontrar alguém totalmente compatível, mas sim em se comprometer com alguém apesar das dificuldades e diferenças.

No namoro cristão beijar é pecado?

Já ouvi diversas histórias que tem como proposito principal “endemoniar” o beijo “antes do casamento”, mas nenhuma biblicamente plausível! Até porque a bíblia não aborda este assunto.

Portanto beijar na boca não é pecado se isso não o levar a outros atos que são biblicamente errados.

Cada pessoa dentro do relacionamento deve conhecer e estabelecer seus limites. Um beijo dado sem segundas intenções no namoro não é pecado!

Por outro lado, não venha me falar: “Ah…. É uma expressão de carinho…”

O beijo não é a única expressão de carinho! Você pode demonstrar carinho, acariciando o rosto, com um abraço, dizendo palavras de amor ou beijando-lhe a testa (alias acho que essa é uma das maiores expressões de amor e honra).

Recebo diversos mails onde casais lutam por se já terem “passado do limite de velocidade” e se “tocarem demais”… Tudo começou no beijo, aqui é quando o negócio pega fogo e o casal fica com a mão naquilo e aquilo na mão…. ou seja, pecam!

A palavra de Deus em 1 Coríntios 7:9 é clara: “Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.

Se você me pedisse um conselho pessoal para este assunto, eu te diria: Se puder, não beije, mas se já beijou não significa que vocês pecaram, mas agora cuide para que isso não vire um problema!

Como deve ser o namoro cristão?

Como deve ser o namoro cristão?

Abordaremos aqui 4 princípios essenciais para que um namoro cristão dê certo.

Ressalto que, para um relacionamento ser bem-sucedido, depende essencialmente das pessoas envolvidas nele, e não de fatores externos.

Mas enfim, como a bíblia diz que deve ser o namoro cristão?

Um namoro cristão saudável deve ter propósito!

Somos guiados por aquilo que temos como propósito.

Se você será um bom funcionário em uma empresa, isso depende do propósito pelo qual você está ali. Sua motivação irá fazer com que você tenha atitudes condizentes com o propósito que tem.

Ou seja, um namoro cristão que não tem por propósito e objetivo o casamento pode sim levar ambos para a perdição. Sendo assim, não existe motivo para existência desse relacionamento.

Não estamos dizendo que deve-se iniciar um namoro com a data do casamento marcada, mas deve-se ter no coração o propósito do casamento, pois se forem guiados por tal propósito, tudo o que se fizer nessa jornada será orientado e direcionado por ele.

Além do mais, o propósito tem força para impedir o namoro de acabar mal e o fortalece para vencer as adversidades e tentações.

Namoro cristão exige muita responsabilidade.

Ir até a casa da moça e pedir aos pais a permissão para namorar não é coisa do passado e sim coisa de responsável!

Acatar as direções dadas pelos pais e líderes fortalecem o princípio (bíblico) de que responsabilidade traz credibilidade.

Quanto mais responsabilidade um tiver com o outro e, principalmente, consigo mesmo, mais sólido e maduro será esse relacionamento.

Do contrario, a irresponsabilidade deixa qualquer um inconsequente, que faz o que “dá na telha” e não ouve opinião dos outros, principalmente dos pais e líderes…

Irresponsabilidade faz você criar desculpas para atitudes imaturas! Enfim, ela faz você afundar-se sem ter a noção do “tamanho do buraco”.

Se está assim, é a hora de acordar. Levante-se! Você não é mais menino (a). Seja responsável.

O casal precisa ser paciente.

O namoro é um ótimo lugar para se exercer uma bela característica do fruto do espírito: a paciência.

Se existe algo que todo casal de namorados necessita é disso! A paciência é uma virtude que nos ajuda a viver o melhor de Deus na hora certa.

Se você planta paciência em seu namoro, certamente irá colher coisas preciosas em seu casamento. Portanto aprenda a ser paciente!

Um namoro só é cristão se tiver santidade!

Como ja comentei hoje, esse é um dos temas mais falados por nós e muitos que ministram sobre relacionamento.

Mas é um princípio extremamente necessário para os “pombinhos”, pois sem santidade vivemos fora do plano de Deus.

Muitos entram em um relacionamento direcionados pelo Espírito, fazem tudo corretamente – oram, jejuam – e, quando abandonam a santidade, se veem sozinhos e perguntam se Deus realmente estava nisso.

A verdade é que Ele até estava, mas por causa da escolha pelo pecado, Ele se distancia…

Deus é o maior interessado em que você dê certo no relacionamento, Ele é o maior interessado em seu casamento.

Portanto, reavalie seus propósitos no namoro, verifique se o nível de responsabilidade está “ok” e se existe paciência e santidade nisso. Se assim for, você está num caminho maravilhoso para um excelente casamento!

Dica de Ouro Para o Namoro Cristão Perfeito:

Conheça seus próprios limites e posteriormente converse sobre os limites com seu namorado ou sua namorada, depois fique a uma distancia segura desses limites.

Até porque mesmo depois de casados você vai ter de lutar contra a tentação. O respeito pelos limites já no namoro é um bom exercício de domínio próprio.

Ter limites agora lhe prepara para os desafios do futuro!

Confesso que manter um namoro cristão dentro dos princípios da Palavra de Deus e dos propósitos para o qual ele deve existir não é uma tarefa tão fácil. 

Para tanto, é preciso que o casal convide Deus para fazer parte do namoro todos os dias, em todas as ocasiões e circunstâncias. Honre a Deus com seu namoro!

Agora Você Vai Entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse de Uma Maneira que Você Nunca Entendeu Antes. Clique Aqui!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!