Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

Como entender o Proposito de Deus para nossas vidas

Continua após a publicidade

O que a bíblia fala sobre o propósito de Deus? Qual é o propósito de Deus para nossas vidas? Diariamente recebo dúvidas como esta e hoje quero, de uma vez por todas, respondê-las.

Como entender o Proposito de Deus para nossas vidas

Logo após receber e declarar a Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, desejamos saber qual é o propósito de Deus para nossa vida.

Isso porque eu, você e qualquer pessoa, quando se converte, diz: ”e agora, o que Deus quer de mim?” ou ainda, “o que Deus quer que eu faça?” ou “qual é o propósito pelo qual ele me salvou?”.

Buscarmos essas respostas é algo muito natural porque não queremos nos sentir inútil no Reino de Deus. Desejamos e ansiamos estar incluídos em um propósito maior!

Imagine só um trabalhador que ao chegar no trabalho, não lhe apresentam coisa alguma para fazer e ele fica o dia inteiro olhando para o teto de uma sala. 

Isso acontece no primeiro dia, no segundo, no terceiro e assim prossegue… Quão profundo é o seu sentimento de inutilidade e baixa auto-estima…

Ficar parado e ocioso, sem saber o que fazer não é natural do ser humano!

Caso tenha se identificado com o que falei até agora, certamente essa mensagem é para você, continue esta leitura.

O que é Propósito de Deus?

Diversas pessoas afirmam estar procurando entender o que é o propósito de Deus para suas vidas, vivem tentando encontrá-la em algum lugar secreto, quase inalcançável. Muitos até pensam que o propósito de Deus está perdido em algum lugar do universo.

Mas a boa notícia é que o propósito de Deus não está escondido! Ele está bem na sua frente e é sobre isso que quero tratar a partir de agora…

O que alguns pensam ser o Propósito de Deus:

Em toda a Escritura Sagrada é revelado que tudo se trata do propósito divino! 

Desta forma, propósito é descrito na Bíblia como viver conforme os planos do Senhor, pois a partir do momento que você está fora do centro da vontade de Deus a vida toma um caminho tortuoso, que traz peso e condenação. 

Porém, ao avaliar a vida cristã de muitos, tenho notado crenças erradas a respeito do que é o propósito de Deus que tem as impedido de realmente vivenciar os maravilhoso planos do Pai, tais como:

A – Propósito de Deus é um Lugar obscuro, quase inalcançável:

Tem muito crente que imagina como se Deus estivesse escondido de você e a única coisa que Ele faz é dizer “está quente” ou “está frio”…

Então com um mapa nas suas mãos, você tenta achar o propósito de Deus, em algum lugar, como quem procura um tesouro escondido, percorrendo ruas e atalhos.

Definitivamente isso não está certo!

B – Alguma coisa indesejável:

Alguns pensam que o propósito de Deus é a coisa mais indesejável do mundo…

Acreditam que o propósito de Deus é como uma dieta: você só pode comer o que tiver gosto ruim (se tem gosto ruim, então é da vontade e propósito do Senhor).

Se for assim, então o propósito de Deus parece ser tudo o que você não quer fazer e Deus é um desmancha-prazeres…  Ele olha e diz: aquele ali está se divertindo muito… vou estragar a festa dele… peguem-no!

Parece brincadeira né? Mas a verdade é que muitos pensam assim: como se Deus quisesse tornar sua vida sombria, dolorosa, triste e dura.

C – O propósito de Deus é como um bilhete de loteria:

Em que apenas alguns ganham, e, se você ganhar, se torna muito, muito abençoado. O grande problema é que a maioria nunca será sorteada. Então somente há:

– Uma pessoa certa para você casar ou casa para você morar; 
– Um carro para andar e um único emprego específico para trabalhar.

Há pessoas que passam a vida toda tentando descobrir esses “códigos secretos de Deus.” E mesmo depois de encontrar o suposto “propósito divino”, as frequentes perguntas são, será que:

– essa era a pessoa certa?
– a casa certa?
– o carro certo?
– o emprego certo?

Mas, se as crenças a respeito do significado de propósito e vontade de Deus acima estão equivocadas, por onde devemos começar a corrigir isto?

1°: Devemos ter um desejo ardente de fazer a vontade de Deus!

A – Davi fez a seguinte oração (Salmos 143: 10): “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana”.

Note que Davi não disse ‘ensina-me a entender a tua vontade’, ele também não disse ‘ajuda-me a encontrar a tua vontade’ e nem disse ‘revele a tua vontade’.

Mas disse: ensina-me a fazer a tua vontade, pois não era uma questão de informação, e sim uma questão de obediência à vontade de Deus

B – Jesus deu exemplo de uma vida dedicada a fazer a vontade de Deus, no Getsêmani Ele declarou:

“Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22: 42).

Jesus viveu com esse compromisso: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua vontade.” (João 4: 34).

Se Jesus fez assim e nós somos seus imitadores, então devemos fazer também!

Continua após a publicidade

2°: Precisamos entender o propósito de Deus.

Nada pode mudar o propósito eterno de Deus,portanto ninguém pode diminuir, aumentar, antecipar ou adiar aquilo que Deus há de realizar.

A vontade soberana de Deus é inviolável, inflexível e inalterável! As decisões do Bolsonaro, do Trump ou da ONU não atrapalham os planos de Deus, pois Jesus há de voltar, a igreja há de ser arrebatada, os céus vão se abrir, a nova Jerusalém há de descer e ninguém pode mudar isso.

A vontade de Deus é aquilo que Deus quer, exige, ordena e estabelece que o homem faça. E se Deus tem uma vontade para sua vida, é óbvio que Ele quer que você a saiba, pois como você poderá seguir e obedecer algo que desconhece?

Portanto, o desejo de Deus é que você saiba que propósito é esse! 

Vale ressaltar que Deus deseja tanto que você saiba o propósito Dele para sua vida que Ele gravou a Sua vontade com letras eternas. E quanto a esse registro de Deus, podemos afirmar que:

– Reis tentaram destruí-lo;
– Perseguiram e mataram quem andava com ele;

Mas é o livro mais antigo, mais vendido e lido em todo o mundo! Estou falando da Bíblia Sagrada, nela está o propósito de Deus para nossa vida. 

A bíblia sagrada é a bússola dos salvos, lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho! Mas então se o propósito do Senhor está na Palavra de Deus, então vejamos o que ela diz sobre nós:

O que a bíblia fala sobre propósito de Deus?

O que a bíblia fala sobre propósito de Deus?

A bíblia fala que Deus criou tudo com um propósito e que Ele tem um propósito para minha e sua vida, Ele quer nos abençoar. 

Já sabemos que os propósitos de Deus são bons e não podem ser impedidos, por isso podemos confiar em Deus. Mas o que de fato a bíblia fala que é o propósito de Deus para nossas vidas? Vejamos abaixo.

1 – É do propósito de Deus que você seja salvo.

Observe o desejo de Deus para cada pessoa: “Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2: 3-4).

Segundo a bíblia o propósito de Deus começa na salvação! 

Há pessoas que não tem nem certeza de sua salvação (o primordial), que é o primeiro passo para entrar na vontade de Deus, mas querem viver o propósito de Deus para suas vidas… Vai entender né…

2 – A vontade de Deus é que você seja cheio do Espírito Santo.

“Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Efésios 5: 17, 18)

O texto está dizendo: não seja tolo, estúpido, ignorante, sem conhecimento, mas entenda a vontade do Senhor.

Logo depois, o texto vai dizer qual é a vontade do Senhor: que sejamos cheios do Espírito Santo. Aqui é feita uma analogia dos efeitos do álcool com o controle do Espírito em nossas vidas.

Quando uma pessoa fica bêbada, ela perde a capacidade de controlar o seu comportamento, a sua fala, a sua mente e as suas emoções, pois está sob influência do álcool.

Quem está cheio do Espírito Santo, naturalmente, terá uma vida conduzida na vontade e nos propósitos de Deus.

3 – O propósito de Deus é que você seja separado do pecado.

“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1 Ts 4: 3)

A palavra “santo” significa separação ou separado. Por isso é necessário trilhar o caminho da santificação, pois o pecado nos separa da vontade e do propósito do Pai.

Quem vive na prática do pecado está longe e distante dos propósitos de Deus, pois a Sua vontade, para minha e para sua vida, é a nossa santificação.

Não há como trilhar os propósitos divinos sem caminhar em oposição ao mundo, pois a vontade de Deus caminha para um lado e o mundo caminha para o outro lado.

Então, afastar-se do mundo é pré-requisito fundamental para quem quer viver à sua vontade. Portanto o propósito de Deus não está escondido, mas está claro e revelado na Bíblia Sagrada!

4 – A vontade de Deus é que você seja grato por tudo.

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5: 18).

A gratidão nos eleva a um nível de confiança, que está acima das tempestades e tribulações da vida. Essa atitude nos permite experimentar os propósitos do Pai.

Qual o propósito de Deus em nossas vidas?

Então, qual conclusão podemos ter sobre qual o propósito de Deus em nossas vidas?

Simples, podemos concluir que se você está salvo, santificado, cheio do Espírito Santo e agradecido a Deus não importa o que venha ou aconteça, então você está pronto.

Faça o que quiser, case com quem quiser, trabalhe onde quiser, vá onde quiser e escolha o que você quer.

Até porque se você está salvo, santificado, cheio do Espírito Santo, submisso e agradecido a Deus, então adivinha quem é que está controlando os seus pensamentos e desejos? O próprio Deus!

Agora Você Vai Entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse de Uma Maneira que Você Nunca Entendeu Antes. Clique Aqui!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!