A cura da sogra de Simão Pedro é a primeira passagem que nos ensina sobre cura física no Evangelho de Marcos, hoje iremos estudar e obter lições incríveis deste texto.

Portando, leia comigo este texto conforme esta escrito em Marcos no capitulo 1 e versículos 29 ao 31.

29 E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André, com Tiago e João. 30 E a sogra de Simão estava deitada, com febre; e logo lhe falaram dela. 31 Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão e levantou-a; e a febre a deixou, e servia-os.

Quando Jesus curou a sogra de Pedro?

Logo pela manhã de um sábado, Jesus chega à Cafarnaum, cidade muito importante da Galileia. (leia Marcos 1: 21).

Jesus curou a sogra de Pedro quando esteve nessa cidade. 

Quando Jesus curou a sogra de Pedro?

Após passar grande parte do dia pregando com autoridade na sinagoga e ter expulso um espírito imundo de um homem, Jesus vai para a casa de Pedro e André acompanhado por Tiago e João.

É provável que Jesus estivesse exausto fisicamente. Nesse sentido, a casa de Pedro era um ótimo lugar para comer e repor as energias.

Mas chegando na casa, os discípulos rogaram-lhe pela sogra de Pedro, contando-lhe logo (eutheōs isto é, “sem demora”, “imediatamente”, “tão logo”) a situação daquela mulher.

Jesus na casa de Pedro

Logo de cara quero deixar registrada a primeira lição que podemos extrair do texto. Reflita comigo algumas questões:

  • Na casa de Pedro tinha dor? Sim ou não? Sim!
  • Jesus sabia que ali existia um problema? Sim ou não? Sim!
  • Porque ele foi pra lá mesmo assim?

Quero te dizer que Jesus te conhece irmão (ã), Ele sabe da dor que existe ai dentro, mas mesmo assim Ele continua indo em direção a sua casa (seja espiritual ou física).

Ei, hoje jesus te toma pela mão, assim como pegou nas mãos da sogra de pedro!

Jesus não tem crise com sua depressão, Ele não tem medo do seu câncer, Deus não esta assustado com o mal cheiro da sua doença, enfim, Ele não se importa com a situação atual da sua casa.

Sua casa pode estar bagunçada, torta… Mas uma coisa é certa, o Bom Pastor esta à porta pronto para arrumar e endireitar tudo o que não esta bom.

Quando Jesus chega na casa da Pedro a bíblia dá a entender que a sogra estava no quarto, no escuro, no escondido…

Mesmo assim o Mestre não exitou ao convite, Ele disse – Eu vou entrar la! Mas Mestre no escuro? Sim, no escuro!

Chama Jesus, tem quartos escuros que você não convida nem Ele pra entrar…

Algo que você deixa em oculto, não conta pra ninguém – talvez um abuso, estupro, gravidez indesejada, etc.

Jesus nunca prometeu ausência de tempestade e sim presença na tempestade.

Jesus antes de partir prometeu o seguinte – Eu estarei convosco todos os dias.

Ou seja, independente de doença, enfermidade, tempestade, deserto ou mar revolto…

Sabe porque? Muitas vezes a enfermidade é pedagógica, milagres são pedagógicos.

Mas Jesus não tomou sobre si nossas dores? Sim, mas entenda que quando parece que Jesus não muda a circunstancia, Ele estará usando a circunstancia para mudar você.

A bíblia em Isaías 43 não diz – ‘Se passares’ pelas águas eu estarei contigo e sim ‘quando passares’ ou seja – é certo, você vai passar!

Estou escrevendo para você que está achando que vai se afogar, mas fica tranquilo, pois até nessas águas Jesus esta contigo filho (a).

Se você não sabe nadar, confie que Ele te pega no colo hoje!

Qual era a doença da sogra de Pedro?

Mateus, Marcos e Lucas nos apresentam detalhadamente qual era a condição física em que a sogra de Pedro se encontrava.

Os textos dizem que essa mulher estava:

• Acamada/Jazendo (Mateus 8: 14; Marcos 1: 30); 

• Ardendo em febre (Mateus 8: 14, Lucas 4: 38);

Observe que a situação que a sogra de Pedro se encontrava não era nada estável. Febre alta era um sinal de que algo fora do normal estava acontecendo em seu corpo. 

Qual era a doença da sogra de Pedro?

Os médicos advertem que a febre é sempre motivo de preocupação, por ser um alerta de que alguma infecção pode estar se iniciando em nosso organismo.

Geralmente, quem tem febre alta pode sentir vários sintomas, entre eles: alucinação, irritabilidade, convulsão, desidratação, calafrios, dores musculares e articulares, sudorese excessiva, fadiga, falta de apetite, sonolência, tosse, falta de ar, diarreia, lesões cutâneas, etc. 

É provável que a sogra de Pedro tenha sentido alguns desses sintomas, ficando dessa forma, acamada e trazendo preocupação aos discípulos.

O quadro era esse: a sogra de Pedro era a vítima, e a febre alta, a causa de sua enfermidade. 

O que Jesus fez pela sogra de Pedro?

Diante da gravidade do problema, Jesus não hesita em ter misericórdia daquela mulher.

Era sábado, ele havia ensinado a manhã toda na sinagoga, estava fadigado, mas isso não constituiu um obstáculo para atender quem estava precisando de socorro.

Não existe circunstância alguma que o impeça de socorrer o aflito. Não há horário, dia, não importa quantas pessoas estejam no momento, se são quatro ou cinco, ou até mesmo se é apenas uma febre alta. Se existem problemas, devemos contá-los a Jesus. 

Foi assim que os discípulos encaram a situação: existe algo que não está bem nesse ambiente, mas Jesus está na casa. 

De posse dessas informações, e de três relatos sobre esse episódio (Mateus 8:1-4; Marcos 1:40-42; Lucas 4:38,39), podemos identificar algumas coisas que Jesus fez pela sogra de Pedro. Tentarei harmonizar os detalhes de forma cronológica.

Jesus viu/olhou para aquela mulher (Mateus 8: 14).

Não sabemos por quanto tempo Ele olhou para a sogra de Pedro. Talvez esses segundos tenham sido inquietantes para os discípulos.

Com certeza, pensaram algo como:

  • O que será que ele vai fazer? Será que vai curá-la?

Uma coisa é certa – era necessário vê-la. O Mestre estava ali como um medico atencioso que observa seu paciente antes de medicá-lo. 

Jesus vê! Nada escapa de seus olhos. Os deuses fabricados pelos homens têm olhos mas não veem, mas Jesus vê! Seu olhar consegue enxergar o que a medicina, com sua avançada tecnologia, não enxerga.

Jesus se aproximou dela (Marcos 1: 31).

Ele poderia simplesmente ter dado uma palavra de onde estava e aquela mulher com certeza seria curada, porém o Divino preferiu chegar-se a ela. 

Muitas vezes não entendemos o trabalhar de Deus porque acreditamos que Ele age apenas de uma maneira.

Porém, devemos entender que o Mestre têm suas estratégias e sabe como usá-las sabiamente em cada ocasião.

Assim como nessa passagem, Jesus tem um propósito em se aproximar daqueles que estão impossibilitados de irem até ele.

Biblicamente falando, a presença preveniente de Jesus é a marca do Cristianismo. Ali, os discípulos puderam sentir de perto o significado do nome Emanuel, isto é, “Deus conosco”

Jesus inclinou-se para ela, a tomou pela mão e repreendeu a febre (Mateus 8: 15; Marcos 1: 31; Lucas 4: 39).

A versão NVI ainda diz: “Parou ao lado da cama dela.

Essa atitude de Jesus é precisamente a de qualquer médico solidário e gentil. Nesse momento, Ele pega a mão dela e repreende a febre.

Há algo curioso nessa passagem. Lucas como médico e detalhista, foi o único que descreveu a repreensão da febre. 

“Jesus mandou que a febre a deixasse, da mesma maneira como falou ao vento e às ondas e imediatamente a febre a deixou.”

Agora curada, aquela mulher estava habilitada para se levantar daquela cama.

Primeiro porque o problema já havia lhe deixado e segundo, porque Jesus estava tomando-a pela mão.

Ela se levantou imediatamente, embora uma febre alta e longa normalmente deixe a pessoa muito fraca. A cura foi instantânea e completa.

Jesus cura a Sogra de Pedro [Conclusão]

Nessa passagem aprendemos lições de uma cura simples, porém significante para Jesus. Ele sabia que essa mulher era importante para Pedro e quando ela precisou, Ele a socorreu.

Diferente do que muitos imaginam, não é porque estamos servindo a Deus que nós ou pessoas da nossa família estão isentas de enfermidades. Deus permite-as para manifestar a sua glória.

Jesus cura a Sogra de Pedro

A febre representa os problemas diários que nos acomete e nos deixa prostrado, cabisbaixo e cansado. 

Por causa dela, aquela mulher não estava nem conseguindo fazer as atividades básicas de sua casa. A cama era sua fronteira.

Sim, muitas vezes precisamos que algo nos deixe para que possamos servir. Você acha que se a febre não tivesse deixado a sogra de Pedro, ela teria forças para se levantar e servi-los? De forma alguma! 

Por último, não se esqueça de servir após obter a vitória sobre essa dificuldade. Você é uma peça importante no reino de Deus e não pode desperdiçar o que ele fez por você fazendo outras coisas. Por isso, sirva a Deus com gratidão sabendo que sempre pode contar com ajuda dele.

Que Deus abençoe a todos!

Sobre o Autor

Tyago Rodrigues
Tyago Rodrigues

Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *