Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Estudo do Livro de Rute ─ O que o livro de Rute nos ensina?

Conheça a incrível história da mulher que foi a bisavó do rei Davi, e melhor ainda - da linhagem do Senhor Jesus!
Continua após a publicidade

Historicamente falando, o livro de Rute descreve acontecimentos na vida de uma família israelita logo após o tempo dos Juízes.

Porém, geograficamente, tudo começa na terra de Moabe, ao leste do mar morto. Após alguns versículos é que o livro transcorre em Belém de Judá e sua vizinhança. 

Essa sem dúvidas é uma grande e estimada obra do Senhor!

Visto que a comovente história de Rute ocorreu na estação da colheita, e, até os dias de hoje em Israel se costuma ler este livro durante a Festa da Colheita (dia de pentecostes).

Estudo do contexto do livro de Rute.

A história de Rute se passa nos tempos dos juízes, quando Israel estava mergulhado na corrupção moral, apostasia espiritual e infidelidade para com Deus. 

No final do livro anterior (Juízes), a Bíblia relata que, por não haver rei em Israel, cada um fazia o que parecia reto aos seus próprios olhos.

Estudo do Livro de Rute

Naqueles dias, houve uma grande fome em Israel, e no meio dessa turbulência uma família se destaca pela sua fidelidade a Deus: A família de Noemi.

Devido à fome na terra natal, essa família saiu de Belém e foi morar nos campos de Moabe. Mas, ao invés de felicidade, encontraram desgraça e sofrimento naquele lugar.

Nós vemos que a ida da família de Elimeleque para Moabe não foi acertada, porque saíram da Casa de Pão para procurar sobrevivência, mas ali encontraram apenas enfermidade e morte. 

Às vezes, tomamos decisões que pensamos estar certas, mas na verdade, erramos por não pedir a direção do nosso Senhor. 

Porém, o nosso Deus é grande em misericórdia, mesmo quando erramos Ele nos estende a mão e nos dá outra chance, porque nos ama!

É nesse contexto que Rute, a moabita, entra na história dessa família quando se casa com um dos filhos de Noemi.

Ironicamente, foi Rute, uma moabita, a quem Deus usou como um exemplo de caráter espiritual genuíno!

O destrinchar da história de Rute na bíblia.

Sabemos que Rute nem sequer conheceu seu sogro, pois o mesmo já havia falecido quando ela e Orfa (outra mulher de Moabe) se casaram com Malom e Quiliom (filhos de Noemi). 

Depois de quase 10 anos que ficaram na terra de Moabe, morrem também Malom e Quiliom, ficando Noemi e suas duas noras totalmente desamparadas. 

Todos nós conhecemos a dor de perder alguém muito querido, essa mesma dor, tristeza e amargura se instalaram no coração dessas mulheres.

Justamente por causa de tanta dor, e sabendo que Deus tinha visitado o seu povo em Belém, Noemi decide voltar para Israel levando consigo suas duas noras. 

Mas no meio do caminho, Noemi muda de ideia e pede que elas voltem a Moabe pois não teria mais o que lhes oferecer. 

Orfa, então decidi voltar para sua terra, sua casa e seus antigos deuses. 

O curioso é que seu nome significa “nuca“, a nuca fica por trás do pescoço, nas costas e simboliza aquele tipo de amigo que, quando você mais precisa, lhe vira as costas.

Porém, o texto sagrado nos diz, no versículo 14, do capítulo 1º que “Rute se apegou a sua sogra”. 

E Deus falou ao meu coração que, assim como Rute não abandonou Noemi, nos momentos que nós mais precisamos o nosso amigo Espírito Santo, o consolador nunca nos deixa sozinhos!

Aprenda com Rute a vencer as adversidades:

Neste livro podemos aprender lições preciosíssimas ao notar as decisões que Rute tomou para vencer as adversidades. Leia comigo o que diz o texto de Rute 1: 16,17:

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Aprenda com Rute a vencer as adversidades:

Rute decidiu buscar refúgio no Deus de Israel.

Rute claramente diz que o Deus de Noemi seria o seu Deus, ou seja, ela decidiu buscar socorro no El Shadai, o Deus todo poderoso que ela conheceu no convívio com sua sogra.

Continua após a publicidade

Em tempos de crise, não devemos fugir, e sim, buscar socorro no Deus grande e tremendo que é refúgio, fortaleza e socorro bem presente para nós.

Rute decidiu agir para mudar a situação.

No versículo 2 do capítulo 2, Rute pede a Noemi para ir ao campo, catar espigas, pois elas chegaram em Belém no início da colheita de cevada. 

Naquele tempo em Israel, havia uma lei mosaica em favor dos pobres, estrangeiros e das viúvas. A lei dizia que eles podiam catar as espigas que caíam no chão, para sobreviver.

Sabe o que eu vejo aqui? Uma mulher que não ficou parada esperando que o milagre caísse do céu…

Muitas vezes, o Senhor quer sim te abençoar, mas antes Ele está esperando que você tome a iniciativa. Portanto não deixe o problema fazer você ficar prostrado!

Deus quer agir, quer te dar vitória, Ele está dizendo: Meu filho, de o primeiro passo que eu vou agir na tua causa!

Rute decidiu obedecer a voz de sua sogra.

Podemos reparar que em todo tempo Rute obedeceu as instruções da sua sogra e Deus as abençoou.

O nosso Deus se agrada da nossa obediência e submissão as autoridades terrenas!

Rute decidiu descansar aos pés de Boaz.

Depois que Rute pediu a Boaz para que a resgatasse, salvasse, ela descansou deitada aos seus pés, na eira, dormiu tranquila porque sabia que a providência iria chegar.

Boaz, como remidor e salvador de Rute tipifica Jesus Cristo, que nos resgatou do mundo e nos chamou para a sua maravilhosa luz!

Perguntas e respostas sobre o livro de Rute:

Esta narrativa encantadora é certamente proveitosa para edificar a fé de todos que amam a justiça. 

Neste livro vemos que Rute (uma mulher moabita) deixou por livre e espontânea vontade a sua terra natal para caminhar com Noemi e adorar ao verdadeiro Deus em Israel.

E como consequência deste ato vemos a graça e misericórdia de Deus ser notória em sua vida! 

Perguntas e respostas sobre o livro de Rute

Segue abaixo algumas perguntas e respostas interessantes a respeito do livro de Rute.

Qual é o significado do nome Rute?

Você sabia que o nome feminino Rute é de origem hebraica? Pois é!

Embora haja estudiosos que dão a esse nome feminino o sentido de ‘amiga e companheira’, outros preferem pensar que o significado do nome Rute é desconhecido.

O fato inquestionável é que Rute remete à imensa facilidade em fazer amigos e expor suas ideias, além de ser extremamente leal e buscar seus objetivos com persistência.

Quem escreveu o livro de Rute?

A verdade é que não se sabe ao certo quem foi que escreveu o Livro de Rute, embora muitos atribuam a autoria ao profeta Samuel. 

O livro foi escrito para o povo de Israel em algum lugar logo após o período dos Juízes (entre os anos 1375-1050 a.C).

O que mais no ensina o Livro de Rute?

Aprendemos que Rute era uma mulher de grande integridade, mesmo quando as pessoas ao seu redor estavam desesperadas ou desanimadas de fazer o que ela sabia em seu coração ser certo. 

Rute gentilmente cuida de sua sogra idosa, desistindo de uma vida confortável em casa com seu pai. Deus a recompensou, pois ela buscou refúgio Nele, acreditando que Ele estaria com as duas.

Também é evidente no livro de Rute que Deus está sempre fazendo as coisas nos bastidores da nossa vida. 

Não foi por acaso que Rute acabou encontrando justo o campo de Boaz…

Podemos ter certeza de que, mesmo que não possamos ver com nossos próprios olhos, Deus está trabalhando em situações e corações para cumprir Seus planos e esses planos nos incluem. 

Nossos versos favoritos do livro de Rute.

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

Rute 1: 16

O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.

Rute 2: 12

E disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste esta tua última benevolência do que a primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico.

Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.

Rute 3: 10-11
Nossos versos favoritos do livro de Rute.

Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho.
Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.

Rute 4: 13-14

…e Boaz gerou a Obede,
E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.

Rute 4: 21-22
Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!