Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

Sentir raiva NÃO é pecado ─ Descubra o que a Bíblia diz sobre a Ira!

Ficar com raiva é uma emoção humana natural que não precisa nos levar ao pecado – temos de ter em mente que Deus é um Deus de justiça e usar nossa raiva de uma maneira que o honre.
Continua após a publicidade

Eu não sei você, mas eu confesso que cresci sendo ensinado que ira (ou raiva) é um pecado capital e mortal. Mas posteriormente descobri que a bíblia NÃO respalda esse ensino!

Porque afirmo que sentir raiva ou ira NÃO é pecado?

Hoje iremos debater textos bíblicos que refutam totalmente a ideia de que sentir raiva ou estar irado é pecado, continue esta leitura.

Porque afirmo que sentir raiva ou ira NÃO é pecado?

Já aconteceu de alguém “falhar feio contigo” e você ficar com os olhos dilatados, mais atento, até mesmo com o coração batendo mais forte e a respiração ofegante?

Qual sentimento você sentiu naquele momento? Raiva e ira não foi?! 

Você acha que sentir raiva é pecado? Leia comigo o que diz a bíblia em Efésios 4: 26: 

Irai-vos, mas não pequeis; não deixem que o sol se ponha sobre a vossa ira.

Portanto, segundo a palavra de Deus (que é nosso único e suficiente manual da vida) sentir-se com raiva ou irado não se traduz necessariamente em pecar. 

Porém, a atitude consequente desse sentimento pode sim ser um pecado!

Imagine se uma pessoa na sua frente atacasse seu filho, com certeza você ficaria com muita raiva e agiria contra essa pessoa para protegê-lo. Movido pela raiva, você protegeria a criança!

O que quero dizer com este exemplo é que a raiva é um sentimento, e um sentimento em si não é bom nem mau, o que pode ser bom ou mau é como você dá vazão a esse sentimento.

Podemos concluir que sentir raiva e consequentemente se rebelar contra o pecado, a injustiça e a opressão são coisas saudáveis. Deus enfatiza que Ele mesmo odeia toda iniquidade!

O que a Bíblia fala sobre raiva, ira e outros sentimentos e emoções?

Infelizmente a maioria dos cristãos, envoltos da falsa doutrina religiosa, ainda acreditam que a raiva (ira) é um pecado. 

Mas você já parou para pensar que o mesmo sentimento ou emoção que pode ser mal, também pode ser bom? Vamos lhe dar mais um exemplo:

Suponhamos que você perca o emprego e ao ver a situação financeira do país fique triste… Repare que a mesma tristeza pode gerar depressão e enfermidades, ou, lhe impulsionar a iniciar um empreendimento inovador e abençoado!

Portanto a raiva, ira e todos os outros sentimentos e emoções são como um recurso que o próprio Deus nos oferece para nos proteger. 

Todo sentimento é um mecanismo divino que nos ajuda a lutar por nossos direitos e, acima de tudo, pelos direitos daqueles que amamos.

Claro, temos que estar atentos aos fatores que desencadeiam a raiva em nós, até porque eles podem ser influenciados por uma certa distorção na forma de como interpretamos a vida.

Esse cuidado é necessário para não desencadear uma situação de raiva errônea e causar danos desnecessários a outras pessoas. 

A raiva foi criada por Deus e a ira é um sentimento do próprio Deus!

Por diversas vezes na bíblia lemos que Deus ficou e sentiu-se irado contra todo ato pecaminoso do povo. Sabemos que não existe pecado em Deus, pois Ele é luz e não trevas!

Portanto essa é mais uma prova de que Deus te criou a imagem e semelhança Dele mesmo, então podemos concluir que ter raiva é tão divino quanto qualquer outro sentimento.

Pode um Deus de amor ficar irado? A resposta da Bíblia é sim e entenderemos melhor este fato no tópico a seguir.

Jesus sentiu raiva e experimentou a ira sem PECAR!

Jesus sentiu raiva e experimentou a ira sem PECAR!

Muitos afirmam que Deus era irado no antigo testamento, mas após a nova aliança transformou-se da água para o vinho? Será Verdade? Com certeza NÃO!

Continua após a publicidade

Sabemos que todo o antigo testamento é apenas a sombra da revelação de Deus, todos os acontecimentos progressivamente apontam para Jesus Cristo.

Jesus enquanto esteve na terra como homem enfatizou que não fazia nada que antes não via o pai fazer (leia João 5: 19). Ele agia 100% fundamentado nas atitudes do Senhor Deus.

A bíblia nos mostra diversos momentos onde Jesus sentiu-se irado e com raiva! Podemos citar a passagem aonge Jesus expulsou os cambistas e vendedores de animais do Templo…

Portanto, você crente tem que parar de olhar com sentimentos de amor para a iniquidade!

Sabe porque não conseguimos nos livrar de muitas coisas impuras em nossa carne? Porque insistimos em amar a injustiça e adorar o pecado.

Precisamos entender que o mesmo Jesus de amor é o Jesus de raiva e ira!

Muitas vezes enxergamos a raiva como uma emoção egoísta e destrutiva que devemos erradicar da nossa vida completamente. 

No entanto, o fato de que Jesus algumas vezes ficou irritado indica que a raiva em si, como uma emoção, é totalmente bíblica. 

Você pode e deve sentir raiva, pois este é um sentimento da natureza de Deus, o que não pode é tomar uma atitude pecaminosa decorrente desse acontecimento.

Jesus teve raiva, amor, compaixão… Ele nunca reprimiu seus sentimentos.

Você sabia que reprimir sentimentos geram enfermidades e uma série de outros problemas? Pois é, Jesus sabia e quer te ensinar isso hoje!

Sentimentos e emoções reprimidas alteram a produção de hormônios e fazem com que o cérebro produza uma série de substâncias que desestabilizam o funcionamento do corpo, gerando doenças físicas e psicológicas. 

Por isso, é comum vermos pessoas sentindo dores físicas quando estão passando por algum problema…

Jesus teve raiva, amor, compaixão… Ele nunca reprimiu seus sentimentos.

Reflita… Quantas vezes você deixou de liberar perdão, conversar, tratar algo e preferiu reprimir tudo isso…

O comando bíblico nunca foi para “evitar a ira” (ou suprimi-la e ignorá-la), mas para lidar com ela – corretamente e em tempo hábil com a mesma. 

Portanto quando estiver triste chore, porque Jesus chorou. Quando precisar conversar converse, porque Jesus passava a noite inteira chorando e conversando com seu Pai.

Ei, Jesus Cristo nunca deixou de falar verdades quando sentia raiva por conta de algo que estava errado!

Se você tem algo que queira tratar diretamente com o Pai essa é a hora, se você tem alguma enfermidade hoje é o dia da sua cura, se quer se libertar de algum pensamento, sentimento ou emoção ore comigo.

“Pai, em nome de Jesus eu hoje tomo posse desta palavra e recebo as revelações que seu Espírito Santo trouxe hoje ao meu coração.

Por isso agora mesmo eu começo a tratar todo vírus, que o inimigo tentou instalar em meu peito. Não vou deixar que a raiva, ira, tristeza e outros sentimentos reprimidos ditem o meu futuro.

Hoje eu libero todo esse fardo emocional e espiritual e tomo posse da minha cura! Pai, me dê o direcionamento de o que e como fazer isto da melhor forma. 

Em nome de Jesus. Amém.”

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!