Agora! Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa

Estudo Completo do Livro de Gênesis

Entenda a importancia e significado do livro de Gênesis, saiba quem foi seu autor, a data em que foi escrito. Estude o esboço do livro de Gênesis e ainda descubra algumas curiosidades.
Continua após a publicidade

Veremos no estudo bíblico de hoje um panorama completo do primeiro livro da bíblia, se você quer aprender um pouco mais sobre o livro de gênesis leia este artigo até o final.

A palavra Gênesis em grego se traduz por Geneseos que significa: ‘origem’, e em hebraico se traduz por  B’ reshit que significa: ‘no princípio’.

A importância de se ler este livro está no fato de que para entender o presente, temos de voltar ao início e compreender o passado.

Gênesis é a história dos primeiros dois mil e trezentos anos da humanidade e conta com grandes e exclusivos eventos desse período.

Gosto muito de ler Gênesis porque este livro me revela o princípio de tudo: como, porque e para que Deus criou e planejou a vida do homem.

Enfim, o livro Gênesis é como o seu próprio nome indica ─ o livro de todo o princípio.

Quem escreveu o livro de Gênesis?

Quem escreveu o livro de Gênesis?

Embora o livro em nenhum momento declare quem é o seu autor, existem muitas evidências nos demais livros do Pentateuco de que o autor de Gênesis é Moisés.

Na verdade, diversas citações bíblicas incluem todo o Pentateuco como sendo da autoria de Moisés.

Além de evidências internas da bíblia temos também a informação da tradição histórica que enfatiza que Moisés é o autor de toda Torá (com exceção dos 8 últimos versículos de Deuteronômio que fala da sua morte).

Esse trecho final do Pentateuco teria sido escrito por Josué.

Josué esteve ao lado de Moisés durante os 40 anos de peregrinação no deserto. Quando o profeta morreu, coube a ele sucedê-lo numa missão complexa: cruzar o rio Jordão e iniciar a conquista de Canaã.

Porém, o mais importante a citar aqui é que o livro de Gênesis desde sempre tem sido designado como o primeiro livro de Moisés e até hoje nenhuma evidência contrária foi capaz de invalidar esse fato.

Em que ano foi escrito o livro de Gênesis?

Sendo Moisés o autor do primeiro livro da bíblia, concluímos que Gênesis foi escrita por volta do ano 1.450 antes de Cristo.

Possivelmente grande parte da mensagem foi escrita no deserto no período em que Moisés cuidava das ovelhas do seu sogro Jetro.

Existem teorias e documentários que informam outras datas, mas estas não possuem fundamento lógico no contexto das escrituras sagradas.

Até porque o livro de Gênesis abrange um período de aproximadamente dois mil, trezentos e quinze anos. Desde a criação do mundo até a morte de José no Egito.

O estilo literário em que Gênesis foi escrito:

O estilo literário do autor é bastante interessante, pois Moisés escolheu escrever Gênesis de um modo abundante e minucioso; condescendente e popular; vivaz e dramático.

Como resultado o livro tem um colorido poético e fascinante com anotações cronológicas e fórmulas esquemáticas. Produzindo verdadeiras novelas no gênero da literatura!

Temos por exemplo, a incrível história de José e seus irmãos que se encontra em Gênesis do 37 a 50 (você precisa ler isto!)

Esboço do livro de Gênesis.

Esboço do livro de Gênesis:

Aqui podemos claramente observar quais os pontos mais importantes do primeiro livro bíblico. Notamos que Gênesis nos apresenta:

A história da criação até o chamado de Abraão.

Em sua primeira parte, Gênesis nos capítulos de 1 a 12 nos diz como se deu toda a criação, a queda do homem, a indignação do Senhor com o povo e a escolha do patriarca da fé cristã.

Meu maior desejo ao escrever este estudo é lhe incentivar a ler o livro de Gênesis, pois ao contrário do que muitos afirmam, este livro não tem nada de entediante!

Por isso, se você ainda não leu, considere ler na íntegra toda a revelação bíblica contida aqui!

Resumindo a primeira parte das escrituras concluímos que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança (fomos criados de material divino e posteriormente formados do pó da terra).

Mas quando o homem caiu (pecou) os próximos humanos foram nascendo a imagem e semelhança de Adão (leia Gênesis 5: 3).

Posteriormente Deus se entristeceu de todo o pecado humano e enviou o dilúvio ─ onde apenas Noé creu no aviso do Eterno que o dilúvio viria.

Após o dilúvio vemos a iniciativa de Deus em iniciar a reconstrução da Sua Vontade na terra ao escolher Abraão como pai de nações.

Continua após a publicidade

A vida dos Patriarcas.

Na segunda parte de Gênesis (do capítulo 12 ao 50) nós lemos a respeito da vida dos patriarcas, tais como: Abrão, Isaque, Esaú e Jacó. 

Resumindo esta passagem, vemos que Abrão estava com setenta e cinco anos quando Deus apareceu a ele pela primeira vez e lhe fez a promessa de que dele surgiria uma grande nação.

Passaram-se dez anos e Abrão permanecia sozinho com Sarai, nada da descendência prometida..

O casal já era idoso e a possibilidade de ter filhos diminuía com o passar do tempo.

Então, Sarai chama o esposo e tem uma conversa séria com ele: diz que é fato que eles não conseguiam gerar filhos. Então, era necessário fazer algo…

O modo mais prático de terem descendência, de verem a promessa de Deus ser cumprida era Abrão tomar a escrava Hagar e ter filhos com ela. O esposo concorda e no ano seguinte nasce Ismael.

Ismael foi o primogênito da relação errônea de Abraão com Agar e posteriormente deu origem à nação árabe.

Mas o Senhor Deus enviou Isaque, que nasceu anos depois ─ fruto do relacionamento entre Abrão e Sara.

De Isaque nascem os filhos Esaú e Jacó, onde Esaú mesmo sendo o primogênito não herdou a benção da primogenitura.

Os filhos de Jacó e a queda do povo ao Egito.

Jacó (o neto de Abrão) teve doze filhos e algumas filhas, os filhos de Jacó foram: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Neftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. 

Das filhas de Jacó, a única citada na Bíblia é Diná. 

Dentre os filhos José era o mais novo e perseguido por seus irmãos devido ao grande apreço do pai para com ele.

Então os irmãos enciumados venderão José aos Egípcios.

Anos depois veio grande fome a terra e o único local em que havia alimento era no Egito, pois lá Jose quem governava e Deus era com ele.

Assim se deu o reencontro e conciliação entre os irmão, porem anos depois (após a morte de José) o Egito decidiu escravizar aquele povo hebreu.

Conteúdo do livro de Gênesis:

Em outros estudo nós iremos nos aprofundar em cada um desses tópicos, mas hoje nós veremos em forma bem resumida o conteúdo do livro de gênesis:

  • História da criação (Gênesis capítulos 1 e 2);
  • O homem caído (Gênesis capítulo 3);
  • A primeira civilização (Gênesis capítulo 4);
  • O dilúvio (Gênesis capítulos 5 a 9);
  • A dispersão das nações (Gênesis capítulos 10 e 11);
  • A vida de Abrão (Gênesis capítulos 12 ao 25);
  • História de Isaque (Gênesis capítulos 25 a 35);
  • A vida de Jacó (Gênesis capítulos 25 a 50);
  • Historia de José (Génesis capítulos 37 a 50);
O livro de Gênesis aponta para Cristo.

O livro de Gênesis aponta para Cristo.

Sim, Jesus é revelado em Gênesis, ou seja: o livro de Gênesis aponta claramente para Cristo!

Pois logo no capítulo 3 lemos que o próprio Deus anunciou que o descendente da mulher destruiria Satanás (leia Gênesis 3: 15).

De fato, a genealogia iniciada em Gênesis encontra seu final no novo testamento com o nascimento de Cristo.

Noé também profetizou que os descendentes de Jafé seriam abençoados encontrando a salvação por meio dos descendentes de Sem (Romanos 11).

Já foi dito, com toda razão, que, se “tirarmos Jesus do Livro dos Livros, teremos um estojo sem jóia, um envelope sem carta, um andaime sem estrutura, uma moldura sem retrato”. 

Essa é uma verdade inegavel!

Curiosidades sobre o livro de Gênesis.

Um dos livros mais lidos e citados de toda as escrituras é o livro de Gênesis, por conta da criação do mundo, o surgimento do pecado original, a fé de Abraão e muitos outros personagens que encorajam nossa caminhada cristã.

Por isso, nada melhor do que saber das curiosidades desse livro impressionante. Vamos lá?

  • A palavra Éden é de origem hebraica e significa prazer (quer você aceite ou não, desde o inicio de tudo Deus almeja dar prazer a vida humana);
  • Sabe a Torre de Babel? Na cidade da Babilônia, realmente existem comprovações históricas da existência de uma torre muito alta, de aproximadamente 91 x 91m;
  • Entre a história da criação do mundo e a morte de José, se passaram mais de dois mil anos, o que faz Gênesis ser o livro que engloba o maior tempo cronológico da Bíblia.
  • Em hebraico, as palavras homem e mulher formam um jogo, “ishá” e “ish” o que simboliza o fato de um ter sido criado para o outro, um complemento.

Agora Você Vai Entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse de Uma Maneira que Você Nunca Entendeu Antes. Clique Aqui!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!