Esboço de Pregação sobre Oração: A Oração Muda Tudo

Por Tyago Rodrigues 6 Min de Leitura

Hoje, vamos explorar um esboço de pregação baseado em Atos 12:5 que demonstra como a oração tem o poder de transformar todas as circunstâncias.

Se você acredita no poder da oração e deseja inspirar sua igreja a experimentar uma mudança profunda em suas vidas, este post é para você.

Se você está em busca de um guia sólido para pregar sobre a oração, um esboço prático e fundamentado na Bíblia aguarda você neste artigo.

Esboço de Pregação sobre Oração

Esboço de Pregação sobre Oração

Texto chave: Atos 12:5

Tema: A Oração Muda Tudo

- Publicidade -

Objetivo do sermão: Equipar os crentes com uma compreensão mais profunda da oração e incentivá-los a adotar uma abordagem mais fervorosa e confiante em sua vida de oração, reconhecendo o impacto que ela pode ter tanto individualmente quanto como em toda comunidade de fé.

Introdução

⁵ Pedro, pois, ficou detido na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.

Atos 12:5

O relato de Pedro sendo mantido na prisão, como descrito em Atos 12:5, ilustra uma situação desesperadora à primeira vista.

Como poderia a pequena e aparentemente insignificante comunidade de seguidores de Jesus enfrentar o poder armado de Roma?

Em vez de optar por ações drásticas, como organizar uma revolução popular, fazer abaixo-assinados ou apelar às autoridades para a libertação de Pedro, os crentes se reuniram para orar por Pedro e essa oração fez uma enorme diferença.

Eles buscaram o Senhor soberano do universo porque acreditavam no poder da oração.

- Publicidade -

Certo teólogo disse com razão: “Nunca subestime o poder de uma igreja em oração, pois a oração é o maior poder da terra. A igreja ajoelhada tem mais poder que os militares.

Assim sendo, algumas coisas me chamam a atenção em relação a reunião de oração desta igreja que mudou tudo.

A oração que que muda tudo…

É aquela que é DIRIGIDA a Deus

A oração que efetivamente impacta a realidade é aquela que é direcionada a Deus, como em Atos 12: 5. Aqui vemos que os crentes dirigiram seus clamores a Deus, o Senhor soberano.

Eles conspiraram contra as trevas, colocando-se acima das circunstâncias terrenas e buscando ajuda naquele que rege a história.

Foi a este Deus que a igreja clamou pela vida de Pedro.

É aquela que não enxerga IMPOSSIBILIDADE

Algo notável sobre essa reunião de oração é que ela não reconheceu impossibilidades.

Pedro foi preso, mas imediatamente a igreja se reuniu para orar. Na casa da mãe de João Marcos havia um grupo de irmãos que clamavam a Deus por Pedro.

As circunstâncias eram humanamente irreversíveis, mas eles oraram. O problema era insolúvel para os homens, mas eles oraram.

Não havia nada que pudessem fazer na terra, mas buscaram ajuda no céu. Eles não recuaram diante da impossibilidade óbvia.

Porque uma igreja unida em oração pode mover o céu, abalar o inferno e provocar grandes mudanças na terra, libertando os cativos de suas prisões.

- Publicidade -

Assim como nada é impossível para Deus, nada é impossível para a igreja quando ela se reúne para orar.

Orar é unir-se ao Todo-Poderoso! Portanto, junte-se a Deus em oração por intervenções milagrosas.

É aquela que PERSEVERA para ver a AÇÃO de Deus

A oração que muda tudo também é aquela que persevera até ver a ação de Deus. A igreja demonstrou intensidade em seu clamor, recusando-se a desistir, duvidar, se cansar ou desanimar.

Eles continuaram a bombardear o céu, agarrando-se a Deus como Jacó. É com esta urgência e persistência que devemos orar.

Pedro estava na prisão, mas a igreja orava constantemente por ele. Tanto a prisão de Pedro como as orações da igreja possivelmente perduraram por vários dias.

A igreja orou e Deus agiu, pois as ações da terra movimentam as intervenções do céu.

Existe uma conexão entre o mundo material e o mundo espiritual. Existe uma conexão entre ajoelhar-se e a ação de Deus.

A igreja nunca é mais influente na terra do que quando está de joelhos diante de Deus.

Sabemos que um anjo do Senhor libertou Pedro, mas ele só agiu em resposta às orações persistentes da igreja.

Então nunca se esqueçam que a oração é a única arma daqueles que não têm poder na terra, mas são filhos e filhas daquele que tem todo o poder e autoridade no céu e na terra.

- Publicidade -

Conclusão

Em resumo, a oração que muda tudo é aquela que é direcionada a Deus, não reconhece impossibilidades e persevera até testemunhar a ação dEle.

Esses princípios nos lembram do potencial transformador da oração comunitária e a influência poderosa que uma igreja de joelhos pode ter na Terra.

Portanto, não desistamos de orar com intensidade, pois nossas orações podem ser a resposta para aqueles que clamam por libertação.

Compartilhe Este Artigo
Follow:
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!
Deixe um comentário