Mini Curso Gratuito Sobre Como Fazer Uma Pregação Bíblica

Eu Quero!

Lições e Princípios Bíblicos para um Casamento Feliz e Abençoado por Deus

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Tyago Rodrigues

Compartilhe agora mesmo:

Sabemos que não existe receita para um casamento perfeito, mas é possível seguir alguns princípios bíblicos para termos um casamento feliz e abençoado por Deus.

Quando falamos em casamento, várias coisas podem passar por nossa cabeça.

Algumas pessoas podem associar a palavra casamento a um tipo de prisão ou perda da liberdade.

Outras ainda podem pensar em um compromisso eterno, e a união de duas pessoas que realmente se amam.

Alguns pensam logo em brigas e na mesma hora em divórcio. Já os mais românticos pensam em casamento como um conto de fadas ou um mar de alegrias.

Mas você já se questionou o que será que Deus acha do casamento?

Permita-me ler contigo algumas menções feitas na Palavra do Senhor a respeito:

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” (Eclesiastes 4:9-12)

Lições e Princípios Bíblicos para um Casamento Feliz e Abençoado por Deus

O texto situado em Eclesiastes 4: 9-12 que acabamos de ler abrange o companheirismo em todos os aspectos do relacionamento humano, porém nada impede de ser aplicado ao relacionamento matrimonial.

Note que esta passagem em destaque tem preciosíssimas lições a serem aplicadas ao nível mais profundo do relacionamento humano: O casamento!

Um casamento necessita de submissão e respeito

A visão de Deus ao unir um homem e uma mulher é fornecer ao casal plena satisfação e felicidade tanto do espirito quanto de seus corpos físicos.

O próprio Senhor afirmou que é melhor serem dois do que apenas um vivendo sua solteirice insatisfeito com a vida (ou ilusoriamente satisfeito).

Porém um bom casamento precisa ter submissão mútua, ou seja o respeito, obediência, serviço um ao outro, etc. 

A bíblia em Efésios 5:21 nos ordena que nos submetamos uns aos outros em reverência a Cristo, ou seja, para um casamento feliz cada um deve estar disposto a entregar tudo para e pela outra pessoa.

Como você está servindo ao seu cônjuge? Você se esforça para servi-lo melhor a cada dia? Você é quem mais se doa ou quem mais recebe no relacionamento? 

Seja honesto em suas respostas, pois a balança não pode estar pesando apenas para um dos lados.

Para se Ter um casamento feliz deve sempre existir apoio mútuo

No casamento bíblico sentimentos negativos como solidão, abandono e desprezo não devem existem nem para o homem e nem para a mulher.

Para um casal ser feliz deve existir entre os mesmos apoio mútuo, ajuda mútua, lutas mútuas e vitórias duplicadas.

A ordem bíblica é que os dois se tornem uma só carne (leia Efésios 5). Não há lugar melhor onde “o ferro afia o ferro” do que no casamento. 

Minha esposa me torna uma pessoa melhor e, se posso ser tão ousado, acho que faço o mesmo por ela. 

Há qualidades nela que faltam na minha pessoa e qualidades em mim que ela não possui, literalmente nos complementamos. 

Se um tropeçar e vier a cair o outro deve levantar incondicionalmente!

Não tem essa de ‘eu te avisei…’. Se o seu esposo ou esposa se meteu onde não devia, retire-o de lá. Caso não consiga com suas próprias forças leia e pratique o ultimo principio deste artigo.

O casamento é feliz quando um esquenta ao outro

Ter necessidades não significa ser frágil ou carente, a verdade é que ninguém é uma ilha isolada de tudo e de todos, precisamos uns dos outros.

Primordialmente no casamento se faz necessário entender que quando você esquenta o outro você também se aquece!

As necessidades mais intensas são satisfeitas nos casamentos mais intensos, que é o auge dos relacionamentos onde um satisfaz ao outro.

Não estou falando apenas de intimidade sexual, até porque não é uma só brasa que acende uma grande lareira.

Se você pegar está revelação seu casamento com certeza ira voltar a ser feliz.

Parece muito simples, porem precisamos entender que necessitamos aquecer ao outro em todas as áreas e sentidos, e para isso se faz necessário sensibilidade e compreensão de ambos os lados.

As vezes seu esposo ou esposa ainda ama da mesma forma que te amou no principio, só precisa de um reaquecimento de sua parte.

No casamento um deve proteger o outro

Observe que proteção e cuidado são coisas essenciais, não só na infância, mas também na vida adulta.

Há momentos críticos em que a esposa deve cuidar do marido e o marido de sua esposa.

Sempre deve existir proteção e cuidado na doença, na pobreza, na adversidade, diante dos ataques da vida, das injustiças, da morte de alguém próximo, etc.

A Palavra que lemos é clara em mencionar no verso 12 que ‘se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão’, ou seja, se alguém vier se levantar contra o seu cônjuge você permanecera junto a ele.

Estando ele certo ou errado você deve estar sempre junto e misturado (a)!

Um casamento feliz não é alicerçado em apenas 2 e sim 3

Finalmente chegamos ao ultimo principio e ele pode ser bastante polemico, mas escute, o maior principio para se ter um casamento feliz é entender que a relação não deve ser de apenas 2 pessoas e sim 3.

Exatamente, a própria bíblia nos garante que um cordão de três dobras não se rompe facilmente, ou seja, não se trata apenas de um homem e uma mulher e sim de um homem, uma mulher e um Deus juntos num só proposito: o reino.

Mas repare que eu disse UM Deus, querido (a) você não pode ter comunhão com o Deus que criou o céu e a terra e amar ao dinheiro (mamon) ou qualquer outro falso Deus.

Se seu casamento não esta feliz, considere refletir e excluir toda comunhão com falsos deuses (demônios) da pomba gira (prostituição, pornografia, excesso de sensualidade), mamon (dinheiro, posses e riquezas) zé pilintra (vicios e bebedeira), maria mulambo (coisas velhas, sujeira, etc).

Talvez você esteja a beira do divórcio, o cordão está se rompendo. E            agora?

Amado (a), experimente colocar o verdadeiro Deus dentro da sua casa, seu lar e casamento que as coisas serão diferentes!

Se o seu cônjuge AINDA não for crente escolha ser crente você! Ore mais, busque mais e pratique ainda mais os princípios que acabou de ler.

Que tal espantar a mentira, apartar a fofoca de sua boca? Tenha as atitudes que Deus espera que você tenha e encontrara renovação e a felicidade em seu casamento.

Tenha um Casamento Feliz e Abençoado por Deus

Tenha um Casamento Feliz e Abençoado por Deus

Devemos acreditar e promover um casamento feliz e abençoado por Deus porque ele foi projetado para os seres humanos encontrarem plena realização emocional, físico e social onde a esposa e o marido satisfazem um ao outro.

Precisamos lutar pelo casamento bíblico porque é nele que os seres humanos encontram apoio e ajuda mútua durante toda a trajetória da vida.

É necessário celebrar o casamento porque nele o homem e a mulher encontram reciprocidade, pois ambos precisam um do outro em diversas áreas da vida.

Por isso escolha honrar o seu casamento, somente nele podemos preservar como também perpetuar nossa vida e nossa história à fazer a diferença no mundo.

Aplique a partir de hoje Os 5 princípios para um Casamento Feliz e Abençoado segundo a Bíblia e desfrute o milagre da renovação em seu matrimonio.

Lembre-se que o casamento é essencial para a felicidade, o prazer e a alegria da vida!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!