Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

A verdade sobre a Santa Ceia do Senhor que não te contam

Continua após a publicidade

Sabemos que na noite em que foi traído Jesus instruiu os seus discípulos a respeito da Santa Ceia do Senhor. Mas o que de fato isso significa? O que mais a bíblia nos diz sobre a Santa Ceia?

A verdade sobre a Santa Ceia do Senhor que não te contam

No dia seguinte, Jesus estaria (fisicamente) morto na cruz por causa dos nossos pecados, cumprindo a justiça e recebendo sobre si mesmo a maldição da Lei.

Em memória deste fato é que a Santa Ceia foi instaurada, para nos lembrarmos perpetuamente desta graça divina ao comermos o pão e tomarmos o vinho.

Mas sinto muito em lhe dizer, que nós como igreja temos falhado neste ato. Pois temos ingerido pão e vinho sem discernimento e entendimento algum deste ato profético ordenado pelo Mestre Jesus!

Como o resultado disso o cristão toma da Santa Ceia mês após mês e continua vivendo uma vida medíocre, não tem transformação e nem desfruta das promessas que contém na mesa do Pai.

Temos de acordar e corrigir isto, vejamos mais a respeito deste fato no decorrer deste estudo. Vem comigo!

O que é a Santa Ceia do Senhor?

O primeiro e mais importante fato a ser guardado é que a Santa Ceia é uma ordenança de Cristo, portanto para ser praticada exige fé!

“…o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; FAZEI ISTO em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; FAZEI ISTO, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Coríntios 11:23-26)

Observando a expressão “fazei isto”, percebemos que a Santa Ceia se trata de uma ordem expressa do Senhor Jesus

Essa ordenança fica ainda mais evidente para a igreja dos dias atuais quando Jesus repete a expressão “todas as vezes que”, mostrando que este ato deveria sempre fazer parte da nossa prática cristã.

A Ceia do Senhor é um memorial daquilo que Jesus JÁ FEZ!

A Ceia do Senhor que praticamos ainda hoje, nada mais é do que um momento de recordação do que Ele JÁ fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. 

Infelizmente, muitos cristãos vivem uma vida cansada, cheia de medos e crenças erradas a respeito do coração de Deus, do perdão dos pecados, e sobre o propósito existencial de suas vidas.

Quase todas as vezes que preciso tratar alguma situação, percebo que a verdadeira causa dos nossos problemas são as crenças religiosas, que ensinam os filhos de Deus a conquistar o amor do Pai, e a pagar o preço para ter um lugar na mesa.

Você lembra de como satanás enganou Eva? Ele disse: se você comer do fruto, se tornará como Deus… Mas ela já era como Deus!

Foi feita a imagem e semelhança Dele! O diabo continua usando as mesmas estratégias durante toda a história.

Ele engana os homens, para que vivam buscando FAZER coisas, para SE TORNAR aquilo que JÁ são. 

O inimigo leva os crentes a buscar a bênção, sendo que já são abençoados. Ele diz que ninguém os ama, e por isso precisam provar para o mundo quem são, enquanto a Cruz grita para nós todos os dias: – EU AMO VOCÊS!

Portanto, a Ceia do Senhor é um ato que visa nos trazer à memória estes fatos bíblicos, para que venhamos a crer e receber todas essas promessas.

A Ceia do Senhor é um ato de aliança.

Jesus declarou na ceia que o cálice era a aliança NO SEU SANGUE, estabelecendo com isso, na ceia, um elo. 

Ao contrair uma aliança deste nível, as duas partes estavam declarando que misturavam suas vidas e tudo o que era de um passava a ser de outro.

Quando ceamos, estamos reconhecendo que o Senhor Jesus realmente fez uma aliança de vida eterna conosco e que nós podemos desfrutar disso, pois nossas vidas estão misturadas, fundidas uma na outra.

Jesus deixou bem claro aos que o seguiam que não bastava apenas simpatizar-se com Ele ou segui-lo pelos milagres que operava, mas que era necessário fazer uma aliança, e aliança no mais elevado e sagrado nível que os judeus conheciam: a aliança de sangue.

O que significa a santa ceia do Senhor?

O que significa a santa ceia do Senhor?

Simples, a Santa Ceia do Senhor nos trás muito mais do que um simples significado físico de comer pão e beber vinho, existe um significado espiritual muito forte por trás da Santa Ceia.

Este significado implica em nos trazer a memória que estávamos perdidos no pecado, sem esperança alguma e condenados à destruição eterna, mas Cristo cedeu sua vida por nós, para redimir-nos dessa maldição. 

Pois se esquecermos da maldição do pecado e o horrendo sacrifício que foi necessário para libertar o homem desse pecado, estamos fadados a crucificar Jesus outra vez e agir como o cão que “voltou ao seu próprio vômito” e como a porca lavada que “voltou a revolver-se no lamaçal”.

Para evitar isso, devemos cear perpetuamente até que Ele venha!

Em sua sabedoria, o Senhor decidiu nos ordenar a Santa Ceia para sempre termos “Jesus Cristo, e este crucificado” diante de nós. 

Ele não nos deu estátuas, cruzes, quadros, imagens ou qualquer coisa terrena, mas nos providenciou uma simples participação do pão asmo e do fruto de uva.

Os elementos da Santa Ceia:

Podemos encontrar profundo significado até mesmo nos elementos usados na Santa Ceia do Senhor:

Jesus escolheu usar o pão e o vinho para simbolizar o corpo e o sangue de Cristo e transmitir uma revelação tão profunda. Por que?

Continua após a publicidade

Note que o pão e o vinho são um sinal visível e físico da presença invisível e espiritual do Senhor Jesus.

Porém, os elementos da ceia não são a carne e nem o sangue de Jesus, são apenas símbolos. O importante não é a comida em si, mas o que representa!

Quando você come o pão e bebe o vinho, você confessa ao mundo e a sua carne que Cristo morreu por você. 

Você transparece o sacrifício de Jesus, que Ele pagou o preço por seus pecados e agora vive dentro de seu corpo. 

Atenção: Jesus não deu indicações específicas sobre o tipo de pão ou vinho que se deve usar, nem os tamanhos das porções, nem a melhor forma de partilhar e comer a comida e nem a frequência com que se deve tomar. 

Tudo isso é secundário e fica ao critério da decisão de cada igreja como fazer. O mais importante é o que a Ceia representa e não a forma exata como se toma!

O que significa tomar a Santa Ceia indignamente

O que será que o Apóstolo Paulo quis dizer com: ‘tomar a ceia indignamente’?

A Bíblia não usa especificamente esta palavra, mas mostra que a maldição pode vir como um juízo de Deus para quem desonra a Ceia do Senhor. 

Depois de ter dito que ao participar da mesa do Senhor a pessoa está anunciando a morte de Jesus até que o mesmo venha. Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, traz a seguinte advertência:

“Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor INDIGNAMENTE, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.” (1 Coríntios 11: 27,28)

Para muitas pessoas, a Ceia é algo que as amedronta e por isso preferem não participar dela quando não se sentem dignas, para não serem julgadas. 

Mas veja que a Bíblia não nos manda deixar de tomar, e sim, fazer um autoexame antes de tomar, pois se houver necessidade de acerto devemos fazê-lo o mais depressa possível.

Deixar de participar da mesa do Senhor é desonrá-la também! Devemos ansiar pelo momento em que dela partilhamos, e não evitá-la. 

Mas há aqueles que querem fingir que estão bem, e participam sem escrúpulo algum do que é sagrado; para estes, não tardará o juízo!

Participar da mesa do Senhor tem bênçãos ou consequências espirituais, ao participar dela ou o cristão é abençoado ou é amaldiçoado (não há meio termo).

Quem pode celebrar a mesa do Senhor?

A grande verdade é que esta é a terceira dimensão da Ceia do Senhor, a auto análise dos que podem ou não participar deste memorial.

Pois é no momento de reflexão que você faz a auto análise da sua vida como cristão.

Lembre-se, antes de cear a bíblia diz que cada um deve examinar-se a si mesmo. Até porque este não é momento de um avaliar o outro!

Questione-se o seguinte:

O que eu tenho feito da nova vida que o Senhor me concedeu? Eu tenho amado a Deus sobre todas as coisas? Tenho amado meu próximo como a mim mesmo? Tenho sido santo porque Deus é santo?

Será que eu tenho colocado em prática toda a orientação que o Senhor meu deu por meio da sua Palavra? Eu hoje sou um crente melhor do que ontem? E por aí vai.

Isso é incrível, pois na Ceia do Senhor, temos a oportunidade de refletirmos sobre a nossa vida na presença Dele.

E a auto análise é essa: Diante do sacrifício de Jesus por mim, quem eu preciso ser diante Dele? Como eu tenho usado a vida que ele me deu?

Qual a importância da Ceia do Senhor nos dias de hoje

Qual a importância da Ceia do Senhor nos dias de hoje?

Nós, os discípulos de Cristo, somos tremendamente privilegiados de participarmos da Ceia do Senhor nos dias de hoje. Ao cear é como se ligássemos o passado, o presente e o futuro:

Passado: Olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz e entendemos isto como sendo o fundamento e o centro de nossa salvação.

Presente: Quando meditamos no terrível preço que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado, nossa decisão de resistir as tentações do dia a dia é fortalecida.

Futuro: Entendemos que a morte de Jesus é a base de nossa esperança, e assim proclamamos nossa fé Nele quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa salvação eterna.

Não podemos esquecer nunca o dia do Calvário em que Jesus deu sua vida para salvar a nossa e esta é a importância de tomarmos a Santo Ceia do Senhor nos dias de hoje.

Agora Você Vai Entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse de Uma Maneira que Você Nunca Entendeu Antes. Clique Aqui!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!