Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Estudo bíblico do livro de Josué

Leia o nosso estudo com a visão geral do livro de Josué e explicação do livro e as suas ideias principais.
Continua após a publicidade

Pretende iniciar a leitura do livro de Josué? Sim?! Então antes leia este estudo panorâmico que eu tenho certeza que irá te ajudar muito!

Antes de iniciarmos tenho de lhe informar que aqui em nosso site já temos diversos estudos, panoramas e resumos de muitos outros livros bíblicos: clique aqui e confira os livros da Bíblia.

Portanto, se você quer se aprofundar no conhecimento da palavra de Deus de uma forma diferente, não deixe de acompanhar nossas pregações e artigos gratuitos.

Estudo bíblico do livro de Josué

Sabemos que Josué é o sexto livro da Bíblia, o mesmo aparece logo depois do pentateuco (também conhecido como torá) .

Vejamos a seguir mais informações de valor a respeito do livro e seus ensinamentos.

Quem escreveu o livro de Josué?

Realmente, a dúvida sobre quem escreveu o livro de Josué é uma questão bastante intrigante. Digamos que este é um assunto bastante polêmico e muito discutido ainda nos dias de hoje.

A verdade é que o Livro de Josué não revela explicitamente o nome do seu autor. 

Porém, é muito PROVÁVEL que o próprio Josué, filho de Num e sucessor de Moisés como líder de Israel, tenha escrito grande parte desta mensagem. 

Aliás, algumas passagens do livro afirmam ter sido escritas por Josué, como por exemplo o texto de Josué 24: 26.

No entanto, o livro realmente não pode ter sido inteiramente escrito por Josué pois o mesmo registra acontecimentos que só tiveram lugar após a sua morte, entre esses podemos citar a:

  • Conquista de Hebrom por Calebe (Josué 14: 6-15);
  • A conquista de Debir por Otoniel (Josué 15: 13-17);
  • Migração para Dã (Josué 19: 47);

Semelhantemente, os relatos da morte de Josué e de Eleazar enfatizam que o livro (em algumas partes) é posterior ao tempo de Josué e tinha sido composto em sua forma final por um escriba ou editor posterior.

Qual o propósito do livro de Josué?

Quando Josué foi inspirado a escrever este livro ele teve como propósito principal registrar a fidelidade de Deus e o cumprimento de Suas promessas para com o povo Dele. 

Vemos claramente este fato em Josué 23: 14. Leia comigo o que dizem as Escrituras:

…Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixaram de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou.

O livro de Josué nos apresenta uma visão geral das campanhas militares israelitas para conquistar a terra que Deus havia prometido. 

Mas talvez você esteja se questionando: ‘- Ué Tyago, se a terra era promessa e benção do Senhor, porque o povo teve de conquistá-la?’

Aqui está o grande segredo e princípio bíblico capaz de destravar bênçãos e promessas de Deus em sua vida ainda hoje!

A fé ativa é diferente da fé passiva!

Enquanto o povo de Israel esperou passivamente a promessa do Eterno se cumprir, desfaleceram por anos e anos no deserto.

Continua após a publicidade

Porém, quando os 2 espias foram vigiar Canaã e voltaram crentes de que Deus iria lhes entregar a terra por herança (independentemente dos gigantes que ali habitavam) a promessa de Deus foi desbloqueada, liberada e vivida.

As promessas do Senhor sempre se cumprem, pois Deus não mente. Na Bíblia Deus faz muitas promessas para todos aqueles que o amam. Podemos confiar nessas promessas porque Ele é fiel.

Porém, depois de ler essas promessas e recursos divinos para nós, você pode se perguntar “- por que eu não estou recebendo nada disso?”

E a resposta pode estar em nossas próprias vidas. Diante de tudo isso, nós precisamos tomar um posicionamento (assim como o povo que não aguardou a promessa de forma passiva).

Tome posse de todas as promessas que Deus já liberou sobre a sua vida e você verá os milagres acontecendo ao seu redor.

Inclusive, após estudar todo o livro de Josué, recomendo que leia isto: As promessas de Deus vão se cumprir!

O que o livro de Josué nos ensina?

O que o livro de Josué nos ensina?

Um dos textos chave do livro de Josué está registrado no capítulo 1 e versículo 8. Desta passagem podemos retirar diversos ensinamentos, leia comigo:

“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” 

O Antigo Testamento está repleto de histórias de como as pessoas “esqueceram” de Deus, de Sua Palavra e sofreram terríveis consequências. 

Podemos concluir que, para o Cristão, a Palavra de Deus é a força vital. Se a negligenciarmos, nossas vidas irão sofrer em conformidade. 

Mas se levarmos a sério o princípio do versículo 1: 8, seremos completos e úteis ao reino de Deus (2 Timóteo 3: 16-17). 

É importante mencionar também que Josué tem muito a nos ensinar sobre sujeição a liderança, esse homem de Deus é um ótimo exemplo dos benefícios de um discípulo digno.

Durante anos ele se manteve próximo a Moisés. Ele observou Moisés seguindo a Deus de uma forma quase perfeita. 

Estudo e esboço do livro de Josué.

Podemos estruturar os pontos principais do livro de Josué da seguinte forma:

I. A Entrada em Canaã (que acontece nos capítulos de 1 a 5), onde vemos os primeiros detalhes da promessa de Deus se cumprindo.

II. A Conquista de Canaã (que acontece nos capítulos de 6 a 12), onde vemos como se deu a conquista e consolidação dos israelitas na terra da promessa.

III. A Divisão de Canaã (que acontece nos capítulos de 13 a 24), onde vemos como o povo de Israel se organizou e distribuiu-se dentro da terra.

Estudo e esboço do livro de Josué.

Amado, quero finalizar o estudo de hoje lhe enfatizando e encorajando que não deixe de meditar todos os dias na palavra do Senhor para estar cada vez mais perto dele. Amém?

Agora Você Vai Entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse de Uma Maneira que Você Nunca Entendeu Antes. Clique Aqui!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!