Devemos ou Não Guardar o Sabado Nos Dia de Hoje

Eu acredito que uma das principais dúvidas do cristão é se ele deve ou não guardar o sábado. Afinal, por que seguir nove mandamentos e deixar só um de lado?

Alguns dizem que devemos guardar o sabado porque Jesus fez isso enquanto esteve na terra; outros afirmam que Deus santificou o sábado antes de criar Israel, por isso, é um mandamento eterno. E, ainda, há aqueles que defendem que guardar o sábado é obrigação de todos, já que no livro de Êxodo capítulo 20 fala que os estrangeiros, e não apenas Israel, devem obedecer esse mandamento.

Por isso quero te mostrar, baseado na Palavra de Deus, se é necessário guardar o sábado nos dias de hoje:

Devemos Guardar o Sabado? A resposta da Bíblia

Os cristãos não são obrigados a guardar o sábado. Os cristãos devem seguir “a lei do Cristo”, e essa lei não inclui nenhuma ordem de guardar o sábado. (Gálatas 6:2; Colossenses 2:16, 17) Como sabemos disso? Abaixo, vamos analisar alguns pontos bem importantes a respeito.

Jesus Guardava O Sabado

A posição de Jesus sobre o sétimo dia é muito clara (Leia Mateus 12:1-14). Cristo nunca ensinou seus discípulos a guardarem o sábado.

Ao ser questionado pelos religiosos, Jesus também não fez nenhuma questão de dizer que guardar o sabado é para sempre e que deveria ser aplicado à Sua Igreja. Veja o que Ele disse: “A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele” (Lucas 16:16).

Perceba que a lei e os profetas permaneceram até João Batista. Por mais que ele tenha vivido no período do Novo Testamento, o ministério de João Batista obedeceu às leis do Antigo Testamento. Mas quando Jesus morreu na cruz, Ele aboliu a lei do Velho Testamento e nenhuma delas se aplica a nós hoje.

Jesus Cristo, o nosso modelo (1 João 2:16; 1 Coríntios 11:1), buscava não violar o sábado (Lucas 4:16), no entanto, Ele não estava preso à lei de Moisés (Marcos 3:1-4). Afinal, “a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1:17). E Ele, que é o Senhor do sábado, disse que este dia foi feito por causa do homem (Marcos 2:26-28), nos estimulando a ter domínio sobre o sábado. Então, no período da graça, não precisamos guardar o sábado, como o povo de Israel.

A Igreja de Cristo não está debaixo da lei de Moisés (Romanos 6:14; Lucas 16:16; Gálatas 4:1). Dos Dez Mandamentos dados ao povo de Israel através de Moisés, nove foram repetidos no Novo Testamento, se estendendo à Igreja de Cristo. No entanto, não menciona nada sobre a obrigação de se guardar o sábado.

Deus Manda Guardar o Sabado?

Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação” (Gênesis 2:1-3).

Diferente do que alguns defendem, esta passagem não fala nada sobre guardar o sábado. Vemos que Deus apenas santificou o sétimo dia, após ter concluído a Criação. A instituição da guarda do sábado aconteceu depois que o povo de Israel deixou o Egito.

E é importante observar que nenhum dos patriarcas guardava o sábado! Existe alguma passagem afirmando que Abraão, Isaque, Jacó e José faziam isso? Não. Por quê? Porque o mandamento de guardar o sábado é exclusivo para o povo de Israel. Veja:

Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica. Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo” (Êxodo 31:13-14).

Mas e quanto a Exodos 20: 10?

Em Êxodo 20:10 está escrito que os estrangeiros que moravam em Israel também deviam guardar o Sábado, mas isso não quer dizer que outros povos ou até mesmo a Igreja precise fazer isso, mas sim que, todo estrangeiro precisa cumprir a lei do país em que vive. Por exemplo, se você morasse na França, você viveria lá como se estivesse no Brasil? É claro que não. Você teria que respeitar a lei do lugar onde mora.

Devo Guardar Sabado ou Domingo?

Desde o primeiro século, a Igreja adotou o domingo (dia da ressurreição de Jesus) como dia no qual deve se dedicar ao Senhor e à sua obra. Entretanto, não vemos em nenhuma passagem do Novo Testamento um mandamento semelhante ao que foi destinado ao povo de Israel. Isso quer dizer que também não precisamos guardar o domingo!

Para o povo de Israel, não guardar o sábado significava quebrar a aliança de Moisés (Isaías 56:4-6; Êxodo 31:15). Já para a Igreja, não cultuar a Deus no domingo ou em qualquer outro dia, não significa quebra da aliança com o Senhor. Isso, no máximo, revela negligência daquele que deixa de ir ao culto por algum motivo (Efésios 5:14-16).

É claro que precisamos de pelo menos um dia de descanso por semana, para cuidarmos do “templo do Espírito Santo” (1 Coríntios 3:16-17; 6:19-20). E esse dia, para a maioria de nós, é o domingo, dia no qual também louvamos e adoramos ao Senhor, estudamos a Sua Palavra, anunciamos o evangelho, etc.

Mas, por outro lado, existe o chamado “crente domingueiro”, que não participa de nada relacionado a Deus durante toda a semana (por negligência), e aparece no templo aos domingos, como se isso fosse uma obrigação a ser cumprida.

Conclusão:

Cristãos não são obrigados a guardar o sábado, pois nós devemos seguir a lei de Cristo! Mas é importante ter tempo para descansar e buscar a Deus. Cada cristão deve seguir sua consciência sobre o sábado. Deus nos deu o descanso como uma bênção.

Guardar o sábado é um dos Dez Mandamentos (Êxodo 20:8). O sábado deveria ser um dia em que todos podiam descansar e renovar as forças. O descanso também estava associado a ter tempo para as coisas de Deus.

O Antigo Testamento dá duas explicações para o sábado:

  • Foi o dia em que Deus descansou de criar o mundo – Êxodo 20:11
  • Para lembrar que Deus libertou os israelitas do trabalho opressivo no Egito – Deuteronômio 5:15

O dia de sábado em si não tem nenhum valor especial mas aquilo que representa é muito importante. O Novo Testamento deixa claro que o que realmente importa é o coração. Devemos fazer tudo para a glória de Deus. Algumas pessoas guardam o sábado para Deus; outras pessoas guardam o domingo para Deus; ainda outras pessoas guardam um pouco de cada dia para Deus! – Romanos 14:5-6

Cada pessoa deve procurar a vontade de Deus para sua vida. Quer você guarde o sábado, quer não, respeite a decisão de outros cristãos (Colossenses 2:16-17).

Guardar o sábado, ou outro dia da semana, é uma questão de consciência individual. O mais importante é ter tempo para descansar e focar em Deus.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Welton santos disse:

    Boa noite, não sou guardador do sábado nem Tão pouco do domingo, mas se Cristo aboliu a lei na cruz então posso roubar, adulterar, cobiçar adorar a outros “ deuses” e etc, aí você me dirá , não não só o sábado foi abolido, e como fica a passagem que o próprio Cristo diz ( não penseis que vim abolir a lei , eu não vim abolir mas vim cumprir ) e tem mais textos que defendem a guarda não só do sábado mais de todo mandamento do Deus eterno . que Deus abençoe meu amado

    • Graça e paz Welton, muito edificante seu comentario, nos abre os olhos a uma questão bastante polemica… A verdade é que Cristo veio e trouxe 2 novos mandamentos: Amar teu proximo com a ti mesmo e amar ao Senhor Deus sobre todas as coisas… Com estes dois mandamentos de forma alguma você ira roubar, adulterar, cobiçar, etc… Portante Cristo não veio abolir a lei do antigo testamento e sim trazer liberdade para seus filhos, o amor não engloba guardar um sabado ou domingo e sim guardar e entregar todos os dias de sua vida ao Amor que é Jesus