Quando Davi ficou sabendo que um gigante estava ameaçando seu povo e afrontando seu Deus, sentiu uma motivação tão grande que pegou cinco pedras lisas do ribeiro, colocou junto com sua funda ou estilingue e foi ao encontro de Golias.
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, e foi aproximando-se do filisteu Golias. 1 Samuel 17:40
Aquelas cinco pedras podem ser comparadas a cinco tipos de sentimentos ou motivações de Davi. Apenas uma foi usada e as outras ficaram.
Do mesmo modo temos muitas armas para vencer nossas batalhas e devemos escolher como nos defender corretamente.
Qual o significado das Cinco Pedras Lisas do Ribeiro?
Davi se encontrava em uma situação completamente adversa, o seu povo tinha sido completamente dominado por um exercito liderado por Golias.
Golias era um gigante, o maior, mais forte e mais bem treinado homem que já havia existido, todos que o enfrentaram morreram.
E era esse homem que Davi precisava enfrentar. Muitos de nós estão como Davi, existe um gigante que invadiu a nossa vida e vem atacando e destruindo as mais diversas áreas:
Atacando a nossa família, trazendo brigas e desentendimentos entre nós e nossos filhos, entre nós e nosso companheiro(a), tornando o nosso lar um ambiente sem paz, nos fazendo desejar estar em qualquer lugar menos na nossa casa.
Esse gigante pode estar atacando as finanças, fechando portas e dificultando nossa vida nos deixando no desespero de não saber mais oque fazer.
Não importa que área ele esteja atacando, só você sabe o quanto esses ataques doem, machucam e devastam tudo que encontram pela frente.
Davi tinha 5 pedras nas mãos, mas apenas uma pedra foi necessária, cada pedra era uma forma ou motivação de atacar o gigante.
Igualmente somos nós, temos varias pedras, formas e motivações de encarar o gigante da nossa vida, cabe a nós fazer a escolha pela pedra certa.
Vamos observar a experiencia de Davi para que também possamos vencer o gigante que se encontra na nossa vida impedindo o caminho entre nós e a nossa felicidade.
1° pedra: A pedra do medro
Davi não optou por atirar em Golias com essa pedra e nós também devemos ignora-la, eu entendo que Todos nós somos humanos e como humanos é comum sentirmos medo o que não podemos é deixar esse medo nos dominar.
Pois quando olhamos para o gigante com medo de enfrenta-lo, ele se torna maior e mais poderoso do que realmente é.
E você acaba entrando na batalha com o sentimento que será inútil a sua luta, pois você será derrotado…
Provavelmente a derrota realmente virá quando é essa a pedra que escolhemos para enfrentar o gigante da nossa vida.
Abandone todo e qualquer medo de ser feliz, não permita que as derrotas passadas pra esse gigante te façam crer que você não poderá vence-lo agora.
Se essa pedra esta na sua mão solte-a, e se algum dia você pensar em por ela em sua mão novamente lembre-se do que o Senhor te diz hoje:
“Não tenha medo, pois estou com você, não se apavore, Eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças e lhe ajudo, Eu te protejo com a minha forte mão. Todos os seus inimigos serão derrotados e humilhados, todos os que lutam contra você serão destruídos e morrerão. Se você procurar os seus inimigos não os achara, pois todos eles terão desaparecido. Eu sou o Senhor, o seu Deus, Eu te seguro pela mão e lhe digo: Não fique com medo, pois eu lhe ajudo” (Isaías 41.10-13).
2° pedra: A pedra da desistência
Davi não escolheu essa pedra e nós devemos fazer o mesmo. A pedra da desistência tem o poder de rapidamente nos trazer o conformismo com a situação que estamos enfrentando e deixando o gigante dominar.
Não sei a área que esse gigante deseja destruir em sua vida, mas não desista dos seus sonhos, não desista daquele ou daquilo que você ama.
O Senhor trouxe você aqui não foi atoa, Ele ta te pedindo pra soltar essa pedra, ela não foi feita pra você, o seu lugar não é derrotado.
Você tem força e garra de vencedor, não desista da felicidade que Deus preparou pra você.
3° pedra: A pedra das adversidades
Nenhum guerreiro teve coragem de encarar Golias, todos desistiram. Mas quando Davi disse que o enfrentaria muitos se levantaram para zombar, dizer que ele jamais conseguiria, que ele era só um menino e que Golias o faria em pedaços.
Davi não deu ouvidos as adversidades e seguiu firme rumo a sua vitoria.
Muitos dão ouvidos as adversidades, buscam as pessoas erradas para se aconselharem e acabam se contagiando com o pessimismo delas e deixando o gigante vence-las facilmente.
Muitas pessoas não venceram seus gigantes e se tornaram pessoas pessimistas e tristes que só tem conselhos de derrota ou conformismo para dar…
Elas perderam porque lutaram sozinhas e você não esta sozinho nessa luta, o Senhor quer lutar com você.
Não dê ouvidos para as adversidades, se essa pedra esta na sua mãos solte-a, não importa oque os outros vão dizer ou pensar.
Não importa a destruição que esse gigante já tenha feito no seu casamento, na sua família, no seu trabalho, nas suas finanças, Não importa…
Solte essa pedra, pois Deus tem uma grande transformação pra fazer na sua vida e em todas essas áreas atacadas e destruídas.
4° pedra: A pedra da raiva
Golias xingava Davi, xingava as pessoas que Davi amava e até o Senhor, mesmo assim Davi não escolheu a pedra da raiva para vence-lo.
Nós também não devemos escolher essa pedra contra o nosso gigante, sei que é muito difícil não se deixar envolver pela raiva quando a nossa vida esta sendo atacada.
Devemos ter uma coisa bem clara na nossa mente, quando somos tomados pela raiva, toda a nossa razão vai embora e acabamos falando e fazendo coisas impensadas que provavelmente vamos nos arrepender mais tarde.
Quando atacamos o gigante tomados pela raiva, as atitude que tomamos contra ele ao invés de fazer mal, acaba o tornando mais forte e poderoso.
Muito cuidado com a pedra da raiva, ela tem um poder de destruição avassalador, ela é como uma faísca em uma floresta, por mais forte e consolidada que a floresta esteja ela é destruída em segundos.
Por mais que seu casamento, sua relação com seus filhos seja firme, num momento de raiva, uma atitude, uma palavra movida pela raiva pode destruir essas relações em segundos.
Isso é tudo que o gigante quer, ele quer nos ver escolher a pedra da raiva para enfrenta-lo e depois nos ver arrependidos.
5° pedra: A pedra em nome de Jesus
Essa foi a pedra escolhida por Davi, e deve ser a pedra que devemos escolher todos os dias para encarar os gigantes.
Davi não optou pela pedra do medo, desistência, a que dá ouvidos as adversidades, a da raiva e nem nenhuma outra, pois sabia que agindo assim ficaria difícil o Senhor ajuda-lo.
É comum vermos as pessoas querendo que o Senhor derrube o gigante, mas escolhem a pedra errada.
Se você esta enfrentando um gigante que vem abalando a sua família, seu casamento, sua vida financeira, sua saúde, enfim…
Se já usou ou vem usando essas ou até outras pedras e nada tem adiantado, você vem errando o alvo, o tiro vem saindo pela culatra, você tem sido atingido pelas suas próprias pedras.
Caso esse gigante vem se tornando cada vez maior e mais forte. É chegada a hora de mudar de pedra, esta na hora de largas as pedras e usar apenas a pedra em nome de Jesus!
Davi e as Cinco Pedras Lisas do Ribeiro, palavras finais
Precisamos escolher a pedra certa, a pedra que não dá chance para o gigante, que faz todo e qualquer mal cair derrotado. Essa pedra é a pedra do nome de Jesus.
Hoje o Senhor quer ser a pedra que você vai escolher, a pedra que você vai colocar na sacola do seu coração. A sua melhor e mais forte arma contra todo e qualquer mal.
Não pense que Deus não tem visto esse gigante que te fazer sofrer, Ele tem visto e sofrido junto com você, mas Ele precisa que verdadeiramente você entregue esse problema nas mãos Dele e deixe Ele te dar a vitoria.
Ainda hoje esse gigante vai vir te atormentar e com ele virão também muitas pedras oferecendo soluções, mas não se deixe seduzir.
Não permita nem por mais um segundo que esse gigante triunfe sobre a sua vida. Te fazendo sentir medo de ser feliz, desistir daquele ou daquilo que você sonha e ama, te deixe confuso com tantas adversidades e encha a sua alma de raiva, hoje é dia de dar um basta nisso tudo.
Davi disse a Golias que ele vinha com escudos e espadas mas que ele ia com o nome do Senhor.
Eu não sei como que esse Golias tem vindo pra cima de você, mas eu sei que você vai pra cima dele em nome de Jesus e a vitoria será sua.
Por de traz desse gigante tem uma felicidade especialmente preparada pelo Senhor pra você, faça a escolha certa.
Sobre o Autor
8 Comentários
Muito esclarecedor…
Eu sempre pensava que as pedras eram iguais e que ele levou as 5 para caso errasse o alvo…
Amo Jesus e a sua palavra e sempre aprendemos quando buscamos mais????????
Que benção irmã Ju, isso aí. Continue buscando mais graça e conhecimento da Palavra.
A paz do Senhor. Foi a primeira vez que li esse artigo e amei. Muito bom, fala profundamente com agente. Que Deus continui abençoando com mais publicações assim.
Gloria a Deus irmão Valter, muito obrigado pelo comentario abençoado.
Muito bom boa explicação que Deus abençoe sempre 🙏
Boa tarde nunca tinha lido mais adorei entendi muitas coisas
Muito bom, gostei muito em saber os significado das cinco pedras de Davi! Amo essa passagem de Davi e Golias. 👏👏👏
Realmente é uma passagem riquissima.