Como consagrar a Vida a Deus? 6 hábitos de uma Vida Consagrada a Deus

Continua após a publicidade

No estudo de hoje irei lhe apresentar 7 hábitos que nos mostram como ter uma vida consagrada a Deus.

Em resposta ao chamado do Senhor, alguns homens e mulheres em forma de gratidão e honra escolhem entregar/consagrar totalmente suas vidas a Deus. 

Consagrar algo significa separar para um propósito específico!

Ao contrário do que muitas religiões têm ensinado: quando um homem ou mulher decide aceitar o convite de Cristo (deixar tudo e segui-lo) NÃO é preciso se realizar um ritual com votos! 

Portanto, para ter sua vida consagrada a Deus não é necessário que você compareça a uma cerimônia carnal e religiosa, ao contrário, basta firmar esse compromisso em atitudes práticas no seu dia a dia!

E você pode me questionar: ‘que atitudes práticas são essas?’ É isso que quero lhe revelar nesta mensagem, continue sua leitura.

O que é uma Vida Consagrada a Deus?

Uma vida consagrada a Deus é uma vida separada e totalmente rendida ao Senhor!

Não é uma vida perfeita, onde você não peca mais, pois sabemos que todos nós somos falhos, tropeçamos em palavras e atitudes, muitas vezes nos precipitamos sem nem mesmo perceber…

De fato, perfeição não é o que Deus exige de nós, mas Ele pede que venhamos a nos consagrar à Sua vontade, que venhamos nos render a Ele a cada dia.

A própria Bíblia nos fala que a consagração é um fator de grande apreciação para o nosso Deus, portanto é fundamental para aqueles que querem ser aperfeiçoados em Cristo.

“Assim vocês se lembrarão de obedecer a todos os meus mandamentos, e para o seu Deus vocês serão um povo consagrado.” (Números 15: 40)

Deus espera que eu e você sejamos um povo consagrado! Em Provérbios 16: 3 diz o seguinte: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.”

Como viver uma Vida Consagrada a Deus?

Podemos concluir que uma vida consagrada ao Senhor resulta em uma vida bem sucedida (em todas as áreas), por isso eu quero conversar com você a respeito de 6 hábitos que farão com que você viva uma vida consagrada a Deus.

Tenha uma Vida de Oração.

Uma vida de oração é uma vida em constante transformação. Desde que eu comecei a orar posso lhe garantir que as orações dia a dia estão mudando a minha vida!

Assim como a oração está mudando a minha vida, não tenho dúvidas de que se aplicar este princípio bíblico em seu cotidiano irá mudar a sua também!

O fato é que as orações têm trazido resultados sobrenaturais na vida de muitas pessoas ao redor do mundo…

Porém, o maior resultado da oração é que esse tempo que nós temos passado com Deus tem transformado a maneira como nós caminhamos e nos relacionamos com o próximo.

Por isso eu repito: se você realmente quer viver uma vida consagrada para Deus, desenvolva o hábito de orar.

Desenvolva o nível de sua Fé em Deus.

Com certeza a fé é um hábito crucial na vida de quem se consagra a Deus, porém a fé não pode ser algo apenas falado – a fé tem que ser praticada.

Costumamos dizer que afirmar ter fé é apenas o 1° passo da maturidade cristã, enquanto praticar a fé que se demonstra em atitudes práticas está num nível acima!

Ou seja, quando diante de uma adversidade eu continuo caminhando crendo que Deus vai me dar força eu estou praticando a minha fé.

Uma vida de fé prática é uma vida consagrada ao Senhor!

Medite na Palavra de Deus.

Eu escolhi consagrar minha vida ao Pai, por isso eu tenho muitos livros e estudo muito a respeito Dele, mas a Bíblia é e sempre será o meu livro principal.

A Bíblia contém a palavra de Deus pura, sem máculas ou contaminação alguma. Eu me alimento dela diariamente, para mim é impossível ficar sem me alimentar da palavra de Deus!

Talvez você esteja vivendo menos do que a vida abundante que Jesus conquistou e garantiu para você… 

Isso acontece por inúmeros motivos, mas um deles se faz quando se está lendo muitos livros e/ou artigos na internet, mas não se está recebendo o alimento da fonte que é a palavra de Deus.

Nós podemos comer chocolate, as melhores massas, os mais gostosos pães e salgados, mas também temos que comer comida de verdade!

A Bíblia é a comida de verdade que você tem que comer, pois ela é quem vai te dar substância real para você se manter firme e forte em sua vida.

Obedeça a Deus.

Alguém que obedece a Deus é alguém que busca agradá-lo! 

Obedecer ao Eterno faz parte de uma vida consagrada a Deus, é por isso que a bíblia diz em Isaías 1: 19: ‘se obedecer os meus mandamentos comereis o melhor desta terra.’

Amado, uma vida consagrada em obediência a Deus traz benefícios, traz inúmeros resultados e é por isso que nós precisamos nos consagrar cada dia mais à vontade do Pai.

Oferte a Deus e ao seu próximo.

Se você não exercer o princípio de ser uma coluna financeira na sua igreja e no reino de Deus você se manterá escravo de mamon (leia Mateus 6: 24).

Recentemente ouvi de um homem de Deus a seguinte frase: ‘quem não converte o seu bolso, nunca converteu o seu coração…’

É verdade, as pessoas querem ser abençoadas, mas não aprenderam a semear no Reino e nem a ajudar ao seu próximo.

Aprenda a ofertar o seu melhor para o seu próximo (não digo apenas para ofertar dinheiro). 

De tempos em tempos, visite o seu guarda-roupa e doe coisas que já não lhe servem mais a outras pessoas que necessitem.

Tenha o hábito de trocar os móveis da sua casa sem precisar vender tudo. Escolha doar, ofertar, semear e ajudar!

Perdoe seus devedores.

Quer agradar a Deus? Deseja que seus pecados sejam perdoados? Desenvolva a atitude de perdoar!

Além de liberar perdão aos meus devedores fazer bem para o meu coração, isso também libera as bênçãos de Deus para minha vida!

Por isso, perdoar deve ser a minha reação quando eu sou ofendido ou rejeitado. Eu sei que é muito difícil a gente abençoar alguém que nos faz mal, mas isso é necessário!

Como consagrar a nossa Vida a Deus?

Parabéns por ter chegado até o final deste estudo, isso mostra que você realmente está determinado a consagrar a sua vida a Deus. 

Vamos recapitular o que vimos até aqui?

A pergunta chave é: ‘como consagrar a nossa vida a Deus?’. Nós aprendemos que precisamos:

1) Ter uma vida de oração;
2) Desenvolver/praticar a nossa fé;
3) Meditar na Palavra de Deus;
4) Obedecer a vontade do Senhor;
5) Ofertar a Deus e ao próximo; 
6) Perdoar nossos devedores;

Fique atento a estes 6 hábitos que eu apresentei neste estudo e com certeza sua vida com o Senhor será transformada e transformadora!

Agora Você Vai Entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse de Uma Maneira que Você Nunca Entendeu Antes. Clique Aqui!

Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!
Sair da versão mobile