A Importância do Equilíbrio Familiar: Estudo e Esboço

Por Tyago Rodrigues 7 Min de Leitura

O lar é o epicentro da nossa vida, onde risos, lágrimas e sonhos se entrelaçam em um abraço caloroso. Quando o equilíbrio familiar é mantido, o lar se torna um refúgio de amor e segurança.

No entanto, em meio aos desafios da vida moderna, esse equilíbrio muitas vezes se desfaz, deixando-nos com uma sensação de desordem e desconexão.

Neste estudo, mergulharemos fundo na importância do equilíbrio familiar, baseando-nos em um acróstico da palavra “LAR”.

Se você é alguém que ama sua família e deseja não apenas compreender melhor, mas também compartilhar esse conhecimento com outros, este estudo poderá ser usado como um esboço para futuras pregações.

A Importância do Equilíbrio Familiar

Introdução

Para alcançar a felicidade no ambiente familiar, é indispensável manter um equilíbrio adequado.

- Publicidade -

Hoje, abordaremos a importância desse equilíbrio na família, que é um aspecto frequentemente negligenciado nos dias atuais.

A ausência desse equilíbrio resulta em confusão e instabilidade nas relações familiares.

Para ilustrar esse conceito, utilizaremos a metáfora de uma balança, que simboliza a necessidade de equilíbrio na família.

Como podemos alcançar esse equilíbrio familiar?

Para responder a essa pergunta, criamos um acróstico com a palavra “LAR”, começando pela letra do meio, ‘A’, que também representa a coluna central da balança.

Amor

¹⁶ Disse, porém, Rute: Não me peça para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
¹⁷ Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Rute 1:16,17

O primeiro pilar que equilibra o lar é o amor. O amor é o vínculo da perfeição na família, assim como diz Colossenses 3:14.

- Publicidade -

Um lindo exemplo bíblico de amor na família é o de Rute que exemplifica uma família diferente, sua família não eram filhos, irmãos, pai, mãe ou marido, mas era a sua sogra e ela demonstrou uma amor companheiro para com ela.

Rute abriu mão de sua liberdade para assumir a responsabilidade com a sua sogra.

O amor tem sido o ponto de equilíbrio e perfeição em sua casa?

Tudo o que fizer, tenha como critério o amor!

Liberdade

³⁸ E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

³⁹ E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
⁴⁰ Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
⁴¹ E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
⁴² E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10:38-42

A liberdade é um elemento essencial na família.

Mas não podemos ter somente liberdade porque causa desequilíbrio, como diz Gálatas 5:13“…Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor”.

Um exemplo bíblico de liberdade na família esta na história de Marta e Maria.

Por um momento Marta se sentiu obrigada a fazer suas tarefas e achou que a irmã estava abusando da liberdade com Jesus.

Mas o Senhor instituiu a verdadeira liberdade naquela família. A liberdade de ouvir a Palavra de Deus.

Você tem usado a liberdade em sua casa, de maneira adequada?

- Publicidade -

Responsabilidade

¹ Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
² E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
³ E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.
⁴ E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
⁵ Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

Jó 1:1-5

A responsabilidade é o outro pilar que equilibra a família.

Jó é um exemplo bíblico de alguém que assumiu a responsabilidade intercessora por sua família, apesar de sua liberdade e riqueza.

Conclusão

Em resumo, o equilíbrio no lar é representado pela seguinte fórmula:

LAR = Liberdade + Amor + Responsabilidade.

Para enfatizar a importância desse equilíbrio, podemos observar casos na Bíblia em que a falta de equilíbrio familiar levou a consequências negativas:

  1. Filho pródigo (Lucas 15:18-32): Um exemplo de falta de equilíbrio, onde o filho desfrutou de excesso de liberdade, demonstrou pouco amor e nenhuma responsabilidade para com seus pais.
  2. Ananias e Safira (Atos 5:1-16): Representa um falso equilíbrio do casal perante Deus, caracterizado por excesso de liberdade, escassez de amor e nenhuma responsabilidade.
  3. Sacerdote Eli (I Samuel 3:11-14): Mostra a falta de equilíbrio dos pais para com os filhos, com excesso de liberdade, excesso de amor e pouca responsabilidade.

Em sua casa, evite que a balança do lar se desequilibre.

Lembre-se de que, quando há excesso de liberdade, aumentam-se as consequências ou responsabilidades.

Busque o equilíbrio familiar, pois ele é fundamental para a felicidade e bem-estar de toda a família.

Compartilhe Este Artigo
Follow:
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!
Deixe um comentário