Quem foi Enoque na Bíblia? Quero começar respondendo essa pergunta com a seguinte ilustração:
“Certa menina de 6 anos escreveu após um sermão sobre Enoque: Deus e Enoque eram grandes amigos. Deus vinha frequentemente visita-lo e eles conversavam muito.
Uma bela manhã o Senhor disse: “meu amigo, que tal, caminharmos juntos” e Enoque disse: “tudo bem, Senhor, vamos lá”.
Sem dúvidas eles tinham muito a conversar. Então viram os passarinhos, as flores, as cabras e as crias das cabras.
Até que Enoque ficou assustado e disse: “meu Senhor, nós andamos tanto, ali está a tua casa, mas como eu vou achar o caminho de volta para a minha? ”.
Então o Senhor lhe disse: “Bem, um dia ou outro você virá morar comigo, não é mesmo? Porque não agora?”.
E Enoque já não era mais, porque Deus o tomou para si.”
Quem Foi Enoque segundo a Bíblia?
Para respondermos biblicamente a pergunta quem foi Enoque, podemos começar dizendo que ele foi a sétima geração desde Adão, da linhagem piedosa de Sete (filho de Adão e Eva) e ancestral de Jesus, sendo incluído em sua genealogia (Lucas 3:37).
Enoque viveu 365 anos, “andou com Deus” e foi transladado, sem experimentar a morte. Foi filho de Jarede, pai de Matusalém (o homem que mais viveu) e bisavô do patriarca Noé.
Entrou para a galeria dos heróis da fé, pois “alcançou testemunho de que agradara a Deus” (Hb 11:5).
O autor aos Hebreus afirma que ele foi considerado “justo”, perante o Senhor, por meio de sua fé, pois “sem fé é impossível agradar a Deus“.
Ele foi uma estrela solitária brilhante em meio a um mundo em trevas e longe de Deus.
É considerado o primeiro verdadeiro pregador no mundo.
Enquanto o pecado crescia e dominava a sociedade daquela época, Enoque progredia no andar com Deus (Gênesis 5:18-24).
Esteve tão próximo de Deus que foi arrebatado aos céus, sem provar a morte.
Onde Fala De Enoque Na Bíblia
Enoque é mencionado em duas passagens principais na Bíblia: no Antigo Testamento e no Novo Testamento.
- Antigo Testamento (Gênesis 5:18-24): Neste trecho, Enoque é apresentado como um dos descendentes de Adão através da linhagem de Sete. O texto diz que Enoque viveu 365 anos e andou com Deus. Em um determinado ponto, ele desapareceu porque Deus o levou. A passagem afirma que Enoque “andou com Deus; e não apareceu mais, porque Deus o tomou.”
- Novo Testamento (Hebreus 11:5-6): O livro de Hebreus no Novo Testamento faz referência a Enoque em um contexto que destaca a fé dos antigos heróis da fé. O versículo 5 diz: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.”
Além dessas referências diretas, Enoque também é mencionado em outros textos judaicos e cristãos apócrifos, como o Livro de Enoque, que é uma coleção de textos que expandem sobre a figura de Enoque e sua relação com Deus, anjos, e visões proféticas.
O Livro de Enoque é particularmente relevante para estudiosos interessados em literatura judaica intertestamentária e literatura apocalíptica, embora não seja considerado parte do cânon bíblico por muitas tradições judaicas e cristãs.
A bíblia diz que Enoque Andou com Deus Mesmo?
Sem dúvidas, Enoque andou com Deus. A Bíblia sempre prioriza contar aquilo que é mais relevante ou que é a característica que mais se destaca na vida de seus personagens.
Portanto, o que chamava a atenção de todos em Enoque era o fato dele andar com Deus.
Assim como em nosso tempo, os conterrâneos de Enoque não estavam muito preocupados em conhecer os caminhos da íntima comunhão com Deus.
Estavam ocupados demais com seus afazeres e cada um seguia seu próprio curso.
Veja o que outras pessoas estavam fazendo na época de Enoque, pelo que foram reconhecidas e qual legado deixaram:
- Jabal: criador de gado (Gn 4:20). Foi reconhecido por criar animais.
- Jubal: músico (Gn 4:21). Foi reconhecido pela habilidade de produzir sons musicais perfeitos.
- Tubalcaim: hábil na fabricação de ferramentas de cobre e ferro (Gn 4:22). Essa foi a marca que ele deixou: um bom ferreiro!
- Enoque: andou com Deus (Gn 5:24). Era o que fazia!
Não há informações claras sobre a profissão, hábitos e costumes de Enoque.
Certamente era um homem comum, com atividades normais, mas a Bíblia apenas revela aquilo que era mais evidente e visível em Enoque: o seu caminhar contínuo e perseverante com Deus.
O que chamava a atenção de todos era o fato dele andar com Deus. Esse foi o legado e a lembrança deixada na memória dos que o conheceram. Quem foi Enoque
Em nosso velório, ao lado do caixão, o que vão dizer ao nosso respeito? Qual marca e lembrança deixaremos? Pelo que desejamos ser reconhecido?
Seremos reconhecidos apenas como um bom professor, médico, eletricista ou funcionário público? Ou como alguém que andou verdadeiramente com Deus?
Qual Era o Ambiente em Que Enoque Vivia?
O verso abaixo retrata bem o estado espiritual do seu tempo:
“O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.”
Gênesis 6:5
Enoque viveu em um tempo de impiedade (Judas 14,15). Enoque viveu e andou com Deus em um mundo ímpio!
Talvez você diga que esse mundo está totalmente impuro, que onde você mora só há pecado e que as influencias ao seu redor são tão poluidoras que jamais será capaz de andar com Deus.
Mas você pode! Enoque andou com Deus em meio a pecaminosidade que dominava em seu época.
Adão Viu Enoque
O próprio Adão ainda estava vivo quando Enoque nasceu.
Eles conviveram juntos por mais de duzentos anos.
Adão que havia andado com Deus no jardim do Éden contemplou Enoque andando com Deus fora do Jardim do Éden.
Um escolhe o pecado em meio a um lugar santo; outro decide andar com Deus mesmo cercado de impiedade.
Os monges acham que só é possível ter uma vida reta e distante do pecado isolando-se no alto de montanhas, trancados em monastérios.
Porém a Bíblia diz em Judas 14, 15, que Enoque pregava e anunciava sobre o juízo de Deus ao povo. Ele decidiu ser uma luz em meio as densas trevas.
A garça é branquinha, anda no meio da lama, pisa na lama e afunda as patas, mas permanece branca, sem se sujar. Esconder-se e afastar-se das pessoas não é a proposta do evangelho. Isso não faz nenhum sentido. Devemos ser luz nas trevas!
Você pode andar com Deus em meio a toda corrupção e imoralidade, sem pecar!
Por que a Bíblia diz que Enoque Andou com Deus?
Enoque andou com Deus porque era um profeta e como todos os profetas ele conseguiu vislumbrar a vinda de Cristo (Judas 14, 15). Ele estava de olho na volta de Jesus!
Pense em Jesus Cristo, no fim do mundo, pense na glória que aguarda os pecadores redimidos. Em encontrar-se com o Salvador. Em como será bom dizer: “valeu a pena renunciar e mortificar a carne para andar com Deus”.
Vá na contramão da multidão, aguente a crítica e ande com Deus, olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé, a fim de percorrer a carreira que lhe está proposta (Hb 12. 1,2).
Enoque caminhava por fé, não pelo que via. Ele tinha uma comunhão intima, embora invisível, com Deus. (Hb 11:5,6).
O Pai de Enoque viveu 962 anos. O Filho de Enoque, Matusalém, viveu 969 anos. Enoque Viveu 365 anos, bem mesmos que a média de vida no seu tempo.
Portando, o importante não é quanto tempo você vive, mas como você vive!
Enoque Foi o Primeiro Pregador na Bíblia
Enoque não só andou com Deus como também pregou sobre o juízo divino.
Ele pregava sobre a Vinda de Jesus e seu exército angelical (Judas 14, 15), anunciando aos ímpios as consequências de suas impiedades.
Apesar de judas 14 ser o trecho de um livro do período inter testamentário, atribuído a Enoque, de forma inspirada Judas o relaciona à pregação de Enoque.
Se Enoque, o primeiro pregador, pregou olhando para frente e João do Apocalipse, o último pregador bíblico, pregou também olhando para frente, para o porvir, por que os pregadores da atualidade só pregam olhando para o presente?
O Caminhar de Enoque com Deus Denota Intimidade
No Paquistão, a mulher caminha cinco passos atrás do marido. Já em nossa cultura, homens e mulheres caminham lado a lado. Isso denota intimidade, amor e aceitação mútua.
Enoque caminhou intensamente com Deus lado a lado.
Não que Deus estivesse no nível de Enoque, pois Ele é muito superior, incomparável e , como alguém já disse, Ele é o Outro.
Mas Enoque mantinha uma relação de obediência, respeito, temor, apreciação e intimidade com Deus.
Na cultura Judaica, um judeu somente convida alguém para entrar em sua casa se tiver muita intimidade.
Os judeus consideram o lar algo muito privado e seus convidados são escolhidos a dedo. Quem foi Enoque
Quando Jesus disse a igreja de Laodiceia: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3:20), estava fazendo um convite para o relacionamento, comunhão e intimidade, pois só se comia à mesa com quem se tinha muita intimidade.
Jesus estava dizendo a igreja: “eu quero cear com vocês, me assentar à mesa e estabelecer um relacionamento íntimo.
Caminhar Sugere Progresso
Enoque foi ficando cada vez mais íntimo, pois a palavra caminhar sugere progresso.
Assim deve ser em nossa vida. A devoção, afeto, comunhão e intimidade com Deus deve aumentar a cada dia.
Como disse Oseias: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6:3).
Como está o seu relacionamento com esse Deus? Há um desejo ardente de conhecê-lo mais?
Você tem fervor e paixão mais do que tinha antes, quando se converteu, ou o seu fervor só diminui com o passar do tempo? Então precisamos urgentemente buscá-lo e sermos íntimos Dele!
Enoque foi um Homem que Amou à Deus
A sua fé, o seu testemunho, o seu andar permanente com Deus, a sua pregação contra o pecado e a sua proclamação do juízo divino contra aquela geração perversa mostram que Enoque tinha um amor ardente por Deus.
Era alguém que ansiava pelas verdades eternas e que sabia que na presença de Deus não pode haver mornidão, frieza ou apatia espiritual.
O Exemplo dos Serafins
Sobre isso, o profeta Isaías teve uma visão maravilhosa e foi a mesma visão que João teve no Apocalipse.
Deus assentado em seu trono e uma classe especial de seres angelicais estavam ao redor do trono.
Seres que estão servindo a Deus na sua corte celeste. É um número impressionante de serafins.
O nome serafim significa aqueles que queimam. Eles estão em fogo por Deus. Eles tem uma paixão brilhante por Deus. Um zelo de fogo por Deus. Eles estão cheios de energia, fervor, devoção e intensidade.
Enoque sabia que Na Presença de Deus Não Existe Mornidão
Na presença de Deus não existe apatia espiritual. Ninguém abandona o primeiro amor quando está na presença de Deus.
Todos nós devemos ser como enoque e os serafins. Temos que estar em chamas por Deus. Temos que ter o verdadeiro entusiasmo por Deus.
É um pecado ser morno por Deus. Jesus disse que está ao ponto de vomitar da sua boca aqueles que são mornos.
Que Deus assopre as chamas do Espírito Santo em nossa vida para que o nosso primeiro amor seja restaurado e venhamos a estar cheios de fervor e intensidade para andarmos em íntima comunhão com Deus.
Não há desculpas para não caminhar com Deus, Enoque viveu numa época onde não tinham os recursos que vieram para nós através do calvário.
Temos tudo de que precisamos para uma vida cheia de fervor por Deus.
Que a nossa caminhada com Deus seja duradoura!
Sobre o Autor
0 Comentários