Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como orar a Deus corretamente – O Guia Essencial

Você sabe qual é o segredo para se ter uma oração atendida? Descubra agora!
Continua após a publicidade

No estudo de hoje iremos conversar a respeito de um tema muito importante, a pergunta chave que responderemos aqui é: “como orar a Deus corretamente?”

Porque algumas orações parecem ter resposta e outras não? Será que Deus tem filhos prediletos que são atendidos enquanto alguns ficam numa fila eterna? Como saber se estou ou não orando da maneira certa?

Como orar a Deus corretamente?

Reflita quantas vezes você já ouviu (ou até disse algo parecido com) agora só nos resta orar…

Orar a Deus parece ser nosso último recurso (até para os que se dizem crentes), uma coisa que só fazemos quando não temos mais esperança. 

Mas a verdade é que a oração é nossa principal e maior arma! Nossas orações têm muito poder!

Todos nós sabemos que é importante e fundamental orar, mas será que a bíblia nos ensina um jeito certo de orar a Deus? Um método de como orar corretamente? Algum passo a passo a prova de erros na oração?

A resposta é SIM! O próprio Jesus nos ensina isso, continue esta leitura.

O que é uma oração e o que significa orar a Deus?

A oração não é uma fórmula mágica para conseguir o que queremos, e não é reservada apenas para pessoas ‘santas’, ou para momentos e lugares especiais.

Sua oração pode ser audível ou silenciosa, privada ou pública, formal ou informal. O único requisito é que todas as orações sejam feitas com fé no nome de Jesus e no poder do Espírito Santo.

A definição mais básica de oração é “falar com Deus”. Mas lembre-se que oração não é meditação ou reflexão passiva; é o ato de se dirigir diretamente ao endereço de Deus! 

Oração é a comunicação espiritual entre o homem e Deus, um relacionamento de mão dupla em que o homem não deve apenas falar com Deus, mas também ouvi-Lo. 

Após concluir a leitura deste estudo, veja também: Como ouvir e discernir a Voz de Deus?

O que a Bíblia ensina sobre como orar a Deus?

Orar a Deus é desenvolver uma conversa como de uma criança com seu pai. 

As Escrituras nos garantem que quando você recebe Cristo em seu coração, você se torna um filho de Deus e tem o privilégio de falar com Ele em oração a qualquer momento e sobre qualquer coisa. 

O que a Bíblia ensina sobre como orar a Deus?

A bíblia nos diz que orar é falar/conversar com o Senhor, portanto não existem regras ou um modelo específico de como orar a Deus.

Na oração nós podemos dizer a Deus o quão grande Ele é, podemos pedir que Ele nos abençõe e agradecer por tudo que Ele faz por nós. Enfim, é possível conversar com Ele sobre todas as coisas ─ tristes ou alegres….

Porém, a palavra de Deus também nos orienta que todo o mundo espiritual se move de acordo com princípios e leis divinas!

Assim como na terra temos a lei da gravidade… Imagine só que caos seria se desconhecemos esse princípio terreno: quantas ‘quedas’ desnecessárias teríamos diariamente…

Como devo orar a Deus corretamente?

Todo cristão deve saber como orar corretamente, pois muitas pessoas fazem orações de forma inadequada e contrária aos princípios da Bíblia.

Às Sagradas Escrituras nos revelam importantes lições de como orar de maneira correta. 

Quando oramos corretamente, nossas orações são apresentadas a Deus como incenso e todo o céu entra em silêncio para ouvir.

Dito isso, veja a seguir algumas dicas e princípios 100% bíblicos de como você pode melhorar suas orações.

Você deve orar de acordo com a vontade de Deus.

Definitivamente esta é a chave mestra (se é que podemos chamar assim) a respeito de como orar corretamente. Leia comigo o que diz o texto de 1 João 5: 14:

E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

Entenda isto: o fundamento da sua fé está no conhecimento que você possui da Palavra de Deus.

O que irá determinar a sua fé está no fato de você saber o que Deus quer que você ore!

E talvez você me pergunte: ‘- Mas Tyago, como é que eu vou saber a vontade de Deus, o que ele quer que eu ore?’

Simples, Deus deixou sua vontade explícita em suas Palavras, por isso para orar a Deus corretamente você deve orar de acordo com a bíblia.

Você precisa ter uma vida de leitura bíblica!

As pessoas que estão constantemente mergulhando e aprofundando-se em conhecimento da bíblia irão orar com uma fé diferente das pessoas que não leem a Palavra.

Pessoas que oram sem saber de bíblia, oram pensando: ‘- Será mesmo que isto aqui é o que Deus quer? O que eu estou pedindo tá mesmo no coração de Deus?’

Agora, quando sua oração está pautada na bíblia é diferente! 

A pessoa ora a Palavra com total convicção de que irá viver aquilo que se está orando, afinal tal coisa está de acordo com a vontade do Pai.

Quanto dá vontade de Deus você conhece? Se você acredita que você precisa orar com mais fé eu te aconselho a ler mais a Palavra do Senhor!

Tenha fé antes, durante e depois da oração.

Muitas pessoas têm fé antes da oração e por isso mesmo se sentem convidadas a orar.

A grande maioria dos crentes costumam ter muita fé durante a oração, porque pensam que o segredo está em manifestar fé apenas no ápice do momento.

Mas na verdade, o segredo de uma oração biblicamente correta está em permanecer com fé mesmo após o seu ‘em nome de Jesus, amém’.

Continua após a publicidade

Após o seu ‘em nome de Jesus, amém’ tenha em mente que sua oração pode até ter terminado, mas a sua fé não! Leia o que diz o verso de Marcos 11: 24:

Portanto, eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá.

Esse aqui é convite bíblico para você permanecer em fé, pois essa fé perpétua é quem faz que você veja a sua oração sendo respondida por Deus.

Ou seja, você não deve ter fé apenas quando a resposta vem imediatamente!

Descubra como orar corretamente

Existe algum modelo básico de como orar na Bíblia?

Na Palavra de Deus, existem vários exemplos de como praticar a oração corretamente, para nos ajudar a entender como orar da maneira correta.

A seguir está o modelo que Jesus Cristo ensinou a respeito de oração, você pode usar este ensinamento para melhorar seu tempo de oração com o Deus Todo-Poderoso.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mateus 6: 9-13)

Portanto, de acordo com Jesus para orar corretamente se faz necessário termos em mente quais os requisitos para que Deus ouça nossa oração, os mesmos são:

Ore para santificar o nome de Deus.

Seu objetivo ao orar deve ser de santificar o nome de Deus, e, quando oramos estamos amadurecendo espiritualmente, a fim de revelar o quão Santo o nome Dele é!

Mas o que significa santificar o nome de Deus? Sabemos que não tem como santificar um nome que por si só já é santo.

Como já mencionado: na verdade o que Jesus está querendo dizer com a palavra ‘santificar’ é revelar o quão santo é o nome Dele.

Ou seja, o fundamento e objetivo crucial da oração é transformar a nossa vida de tal forma que a mesma comece a revelar a santidade de Deus. 

Mas para que suas orações deem tais frutos se faz necessário que você aplique os princípios que o Senhor Jesus nos deixou logo a seguir neste texto.

Ore como filho.

Você, definitivamente, precisa orar como filho! Observe como o Senhor nos orienta a começar a oração: PAI NOSSO…

Então se você quer orar corretamente, ore como filho e enxergue Deus como o seu Pai.

Sabemos que Ele é o grande rei, Senhor e juiz. Mas esse rei, Senhor e juiz escolheu se tornar seu pai ─ apenas reconhecendo isto é que suas orações irão mudar.

Esse fato muda tudo, quando você ora como filho do rei e não escravo! 

Se você tiver a mentalidade de escravo você se aproxima do seu senhor baseado em seu desempenho. Então quando você faz uma coisa errada você fica com medo de chegar perto dele e quando você faz tudo certo você se aproxima querendo lhe cobrar algo.

Porém o filho simplesmente se aproxima do Rei porque é filho, se aproxima porque nasceu na família ─ isso é lindo!

Ore como irmão.

Entenda que não basta somente orar como filho, porque Jesus diz que o pai é NOSSO, portanto você não é o único filho…

Isso aqui é fundamental para você que quer aprender a orar corretamente, pois Jesus continuou exclamando que o pão, o alimento, as bênçãos do céu também são NOSSAS.

Entenda que não é bíblico e muito menos correto orar pedindo apenas pelo SEU pão, você não pode orar única e exclusivamente por você.

Pois se o pai é NOSSO, podemos concluir que ninguém entra sozinho na presença de Deus!

A bíblia diz o seguinte: perdoai-nos as nossas dívidas assim como nós temos perdoado os nossos devedores.

Podemos concluir que quando você está orando você está espiritualmente responsável por carregar seus irmãos junto com você.

Caso você realmente queira aprender a orar, tire todo EU de suas orações e substitua por NÓS!

Ore como um cidadão do reino.

Jesus enfatiza: que venha o teu reino!

Sabe como você irá alcançar o objetivo que o Senhor planejou para a oração? Deixando Ele governar seu reino, isso inclui, sua mente, sua vida, seu cotidiano e tudo aquilo que outrora era seu.

Por isso você deve sempre buscar em primeiro lugar o Reino de Deus. Você deve orar para que o reino de Deus seja estabelecido.

É assim que se aprende como orar corretamente [BÔNUS]

Já vimos neste estudo diversos princípios bíblicos que regem o mundo espiritual quando o quesito é oração. Até aprendemos que para orar de maneira bíblica e correta devemos:

  • Orar de acordo com a Palavra de Deus;
  • Ter fé antes, durante e depois da oração;
  • Aprenda a orar como filho;
  • Ore como irmão;
  • Voce também deve orar como cidadão do reino;

Fico muito feliz que tenha chegado até aqui, pois tambem quero lhe desejar um principio que o rei Davi usava em suas orações.

A história de Davi é uma das mais conhecidas da Bíblia Sagrada. O rei Davi foi o segundo monarca de Israel, o homem escolhido por Deus para liderar seu povo.

Sabe porque de Davi ser um homem de Deus tão prestigiado? Leia comigo o que ele declara em Salmos 27: 4.

Uma coisa peço ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

Em suas orações Davi colocava o abençoador acima de todas as suas petições terrenas, essa chave é tremenda!

Porque Davi busca mais o Abençoador do que a benção é que o Abençoador lhe derramou tantas benção aqui na terra.

Reflita: O que você tem clamado em suas orações, somente as bênçãos e os dons? Ou voce pede mais da presença do Abençoador e Doador?

Agora Você Vai Entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse de Uma Maneira que Você Nunca Entendeu Antes. Clique Aqui!

Tyago Rodrigues
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!