Houve um homem cujo nome era Elcana… e este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. 1 Samuel 1-2

Que A Graça e A Paz que vai além de todo o entendimento vindo do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja contigo. Amém?

A história de Ana e Penina em 1 Samuel
A história de Ana e Penina em 1 Samuel

Queridos (as), muitos leitores deste blog já ouviu falar da história de Elcana e suas duas mulheres Ana e Penina.

Vamos adentrar ao Profundo da Revelação de Deus para a minha e a sua vida Em Nome de Jesus.

A historia de Ana e Penina na Bíblia

Certa feita o servo de Deus cujo nome era Elcana subia de ano em ano a Adorar a Deus em Siló.

Elcana era casado com Ana e Penina, duas mulheres com personalidades totalmente diferentes, uma era humilde e humilhada a outra humilhadora e perversa.

Com ambas iremos estudar e entender o que Deus tem a nos Revelar e também nos ensinar através dessa história Bíblicas de suma importância para mim e para você.

A Palavra de Deus nos diz que o próprio Deus havia cerrado a madre de Ana, e com isso sua rival Penina a insultava pois naquela época ser estéril era sinal de desprezo.

É aqui que a historia começa a pegar fogo! A pergunta que não quer se calar é:

Por que Deus cerrou a madre de Ana? 

Amados(as) só tem uma afirmação para tudo isso, Deus é um Deus perfeito e tudo que ele faz é para que seu Santo nome seja glorificado e exaltado.

Tudo tem um Propósito de Deus, pois O Senhor usa até os momentos de tribulação e sofrimento para nos dar vitória e o Nome dEle ser Glorificado. 

O que nos faz sofrer é não ter Fé em Deus, é murmurar diante das circunstâncias, é colocar o nosso problema maior do que Deus.

E era assim a vida de Ana diante do seu sofrimento, ela esqueceu do Poder de Deus diante da circunstância da sua vida.

Ela se esmoreceu, em certo momento da sua vida ela deixou o inimigo atingir o seu coração.

Por que Penina queria que Ana sofresse, e como ela conseguia magoar Ana?

Ana era a esposa preferida de Elcana. A tradição judaica diz que ele se casou primeiro com Ana e alguns anos depois com Penina.

Seja como for, Penina tinha muito ciúme de Ana e sempre encontrava um jeito de fazer sua rival sofrer.

O texto vai dizer que Penina, a outra esposa de Elcana tinha filhos, porém Ana não tinha.

Penina usava de arte-manhas para entristecer o coração de Ana. A Palavra de Deus revela que Penina provocava excessivamente Ana, principalmente quando Ana subia ao Templo para Adorar ao Senhor.

Aprendemos nesta passagem que o inimigo irá nos atacar principalmente quando estivermos na Presença do Senhor, O Adorando, O Servindo, estando no Templo de Deus para Orar ao Senhor. 

A ira do inimigo contra Os Adoradores Verdadeiros de Deus é real, para não cairmos precisamos estar revestidos da armadura de Deus, em comunhão e obediencia.

Amados(a), o inimigo irá usar as pessoas de perto para nos atingir, para abalar as nossas estruturas, assim foi com Ana.

O inimigo usava a boca de Penina para atingir o coração de Ana e trazer sofrimentos, aborrecimentos ao seu coração.

O que aprendemos da disposição de Ana de ir a Silo mesmo sabendo como sua rival agiria?

Como já fora dito acima, DEUS usa até o sofrimento para nos conceder A VITÓRIA.

É nítido isso no verso 9, onde A Palavra de Deus nos Revela que Ana se levantou, comeu e bebeu em Siló.

Aprendemos aqui com esta atitude de Ana, que em vez de ficar se lamentando, Ana tomou Atitude de Fé em Deus, ela saiu dali convicta DA SUA VITÓRIA EM DEUS.

Ela tomou uma Atitude diante de Deus e isso mexeu com O SOBRENATURAL para a sua vida.

Quando decretamos pela FÉ EM DEUS a mudança do quadro da nossa vida, da vida dos nossos familiares, do nosso próximo, a atmosfera Celestial muda completamente! O Sobrenatural de Deus em nossas vidas.

Quando Ana decidiu pela Fé Crer em Deus, a sua vida mudou por completo.

Eli se precipitou em tirar uma conclusão errada sobre Ana

Ela foi até o Templo e se derramou diante do Senhor, ela se derramou de tal maneira que o próprio sacerdote não entendeu e interpretou erroneamente a sua atitude achando que Ana estava embriagada.

Diante da circunstância, Ana poderia se sentir ofendida, mas ela teve uma atitude de humildade diante do sacerdote, ela agiu com humildade e mansidão diante daquela afronta.

Pela humildade de Ana, o sacerdote disse palavras Abençoadoras como nos Revela a Palavra de Deus no verso 17.

Ana fez um Voto a Deus, ela iria dar seu filho para Deus se a petição dela fosse atendida.

Aprendemos aqui que devemos SER FIÉIS A DEUS, quando fizermos um voto com DEUS devemos ser Fiéis em cumprir assim como Ana.

Mesmo com dor no coração ela entregou seu filho ao profeta para que Samuel fosse Consagrado a Servir a Deus todo tempo da sua vida terrena.

Quando Ana voltou do Templo, Elcana teve relações intimas com ela e A palavra nos Revela que Deus se lembrou de Ana.

A historia de Ana e Penina em 1 Samuel, palavras finais

O que aprendemos aqui que o tempo é de Deus! O ser humano precisa entender que Deus é poderoso, que faz o impossivel acontecer para abençoar os seus.

Também temos de entender que independente das circunstâncias DEUS É DEUS, SE DEUS FIZER ELE É DEUS, SE ELE NÃO FIZER CONTINUA SENDO DEUS.

Devemos Adorar e Servir a Deus pelo que Ele É e não pelos que Ele faz. 

Espero que esta palavra adentre ao meu e ao seu coração pois eu também estou sendo ministrada pelo Poder da Palavra de Deus.

Muitas das vezes Penina (o inimigo), usa de várias circunstâncias para nos fazer irar, entristecer, pecar, tomar atitudes que desagradam a Deus, falar palavras desnecessárias, inadequadas e tomar atitudes precipitadas.

PORTANTO amados(as), precisamos vigiar a nossa boca assim diz A Palavra de Deus no Livro de Provérbios (Livro da Sabedoria):

Devemos falar na hora certa e nos calar também na hora certa. Devemos Orar e Vigiar porque o inimigo veio senão para matar, roubar e destruir.

Não permita que o inimigo venha tirar a sua Paz em Cristo Jesus, Oremos a Deus para nos conceder SABEDORIA, DISCERNIMENTO, OBEDIÊNCIA a sua palavra.

Mesmo em meios a tribulações NUNCA ESTAREMOS SÓ, pois Cristo conosco está, amém?

Deus vos Abençoem Tremendamente através das mensagens deste Blog pois A Palavra de Deus Transforma, liberta, e é mais penetrante que uma espada de dois gumes.

Deixe Deus entrar, fazer morada Eterna em ti e transformar por completo a minha e a sua vida Em Nome de Jesus.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!