Ana e Penina: A história de Ana e Penina em 1 Samuel

Por Tyago Rodrigues 11 Min de Leitura

Houve um homem cujo nome era Elcana… E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. (1 Samuel 1:1-2)

Historia de Ana e Penina na Bíblia

Que a Graça e a Paz que vai além de todo o entendimento e vem do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja contigo. Amém?

Muitos de nós já ouvimos falar da história de Elcana e suas duas mulheres, Ana e Penina.

Mas hoje vamos adentrar ainda mais profundo no que Deus tem a nos ministrar com essa passagem.

Historia de Ana e Penina na Bíblia

A história se inicia com certo servo de Deus cujo nome era Elcana, este subia de ano em ano para adorar ao Senhor em Siló.

- Publicidade -

Elcana era casado com Ana e Penina, duas mulheres com personalidades totalmente diferentes, uma era humilde e humilhada, a outra humilhadora e perversa.

Com ambas iremos estudar e entender o que Deus tem a nos revelar hoje…

A Palavra do Senhor nos diz que o próprio Deus havia cerrado a madre de Ana, e com isso sua rival Penina a insultava pois naquela época ser estéril era sinal de desprezo divino.

É aqui que a historia começa a pegar fogo! A pergunta que não quer se calar é:

Por que Deus cerrou a madre de Ana? 

A razão específica pela qual Deus fechou a madre de Ana não é mencionada na Bíblia, mas existem alguns possíveis motivos.

- Publicidade -
  • Teste de fé: Talvez Deus tenha permitido a esterilidade de Ana como um teste de fé, para ver se ela continuaria a confiar nEle e a busca-lo por quem Ele é e não somente pelo que Ele pode dar.
  • Propósito divino: Outra interpretação é que a esterilidade de Ana e o fechamento de sua madre tinham um propósito divino maior, que seria revelado mais tarde. De fato, Ana eventualmente concebeu e deu à luz um filho, Samuel, que se tornou um dos maiores profetas de Israel.
  • Cumprimento de promessas: A esterilidade de Ana e o subsequente nascimento de Samuel também podem ser vistos como o cumprimento de uma promessa divina. Através dessa história, Deus demonstrou seu poder e fidelidade em cumprir suas promessas, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis.

Uma coisa é certa diante de tudo isso, Deus é um Deus perfeito e tudo que ele faz é para que seu Santo nome seja glorificado e exaltado.

Tudo tem um propósito de Deus, pois o Senhor usa até os momentos de tribulação e sofrimento para nos dar vitória e o nome dEle ser glorificado. 

O que nos faz sofrer é não ter fé em Deus, é murmurar diante das circunstâncias, é colocar o nosso problema acima do Senhor.

Por que Penina queria que Ana sofresse, e como ela conseguia magoar Ana?

Ana era a esposa preferida de Elcana.

A tradição judaica diz que ele se casou primeiro com Ana e somente alguns anos depois com Penina.

Mas seja como for, Penina tinha muito ciúme de Ana e sempre encontrava um jeito de fazer sua rival sofrer.

O texto vai dizer que Penina, a outra esposa de Elcana tinha filhos, porém Ana não tinha. Então Penina usava de artimanhas para entristecer o coração de Ana.

A Palavra de Deus revela que Penina provocava excessivamente Ana, principalmente quando Ana subia ao templo para adorar ao Senhor.

Aprendemos nesta passagem que o inimigo irá nos atacar principalmente quando estivermos na presença do Senhor, O Adorando, O Servindo, estando no Templo de Deus.

A ira do inimigo contra os adoradores do Senhor é real, para não cairmos precisamos estar revestidos da armadura de Deus, e em comunhão e obediência aos Seus princípios.

- Publicidade -

O que aprendemos com a disposição de Ana em se levantar mesmo após a humilhação

Como já fora dito acima, Deus usa até o sofrimento para nos conceder a vitória.

É nítido isso no versículo 9 de 1 Samuel, onde a Palavra de Deus nos Revela que Ana se levantou mesmo após comer, beber e ser provocada por Penina.

Aprendemos aqui, que em vez de ficar se lamentando, Ana escolheu tomar uma atitude de Fé, ela saiu daquela mesa convicta da sua vitória em Deus.

Quando Ana decidiu pela fé crer em Deus e subir ao seu templo em Siló, a sua vida mudou por completo.

Eli se precipitou em tirar uma conclusão errada sobre Ana

Ana foi até o Templo e se derramou diante do Senhor, ela se derramou de tal maneira que o próprio sacerdote não entendeu e interpretou erroneamente a sua atitude achando que ela estava embriagada.

Diante da circunstância, Ana poderia se sentir ofendida, mas ela teve uma atitude de humildade diante do sacerdote, ela agiu com mansidão diante daquela afronta.

Posteriormente, lemos que pela humildade de Ana, o sacerdote disse palavras abençoadoras a ela, como menciona a Palavra de Deus no versículo 17.

Ana então fez um voto com o Senhor, ela prometeu que iria dar seu filho para Deus se a petição dela fosse atendida.

Quando Ana voltou do Templo, Elcana teve relações intimas com ela e a Palavra nos revela que: ‘Deus se lembrou de Ana‘.

Quando Deus cumprirá a parte Dele. Mesmo com dor no coração Ana entregou seu filho ao profeta para que Samuel fosse Consagrado a Servir a Deus em todo tempo da sua vida terrena.

- Publicidade -
Diferenças Entre Ana e Penina na Bíblia

As Diferenças Entre Ana e Penina na Bíblia

Essa com certeza é uma das histórias mais marcantes da Bíblia: a de Ana e Penina.

Duas mulheres completamente diferentes, cada uma com sua própria jornada, mas unidas pelas complexidades da vida.

Quero chamar a sua atenção para observar como Ana e Penina lidaram com suas diferenças e desafios.

É interessante notar que a Bíblia jamais registra Ana confrontando Penina e causando problemas dentro de sua família.

Ao contrário disso, a Bíblia registra como Ana depositou toda a sua ansiedade em Deus.

Isto é, ela sabia que brigar com Penina não resolveria o seu problema, pois o único que poderia livrá-la de sua angústia era o Senhor.

Ana escolheu confiar em Deus e buscar Sua ajuda, em vez de se deixar consumir pelo ressentimento e pela inveja.

Aqui está a lição fundamental que podemos aprender com Ana: quando enfrentamos adversidades e lidamos com pessoas que nos causam sofrimento, a resposta não está na vingança ou na confrontação.

Em vez disso, devemos seguir o exemplo de Ana, colocando nossa confiança em Deus e buscando Sua orientação e consolo.

Não Deixe Penina Matar Seus Sonhos

Mesmo Ana passando por humilhação, vergonha e dor, ela ainda ia ao templo.

- Publicidade -

Ou seja, ela adorava a Deus mesmo nas adversidades, mesmo com Penina zombando dela.

Amados, estamos rodeados de ‘Peninas’, tentando desanimar e matar nossos sonhos.

Mas não importa quão grande ou aparentemente impossível seja o seu sonho, Deus tem o poder de torná-lo realidade e lhe dar ainda mais do que você pediu a ele.

Acredite que sua hora vai chegar, persevere e ore, como Ana fez.

Não deixe de ir à igreja, não pare de trabalhar para Deus, adore-O independentemente das circunstâncias.

O que mais podemos aprender com a historia de Ana e Penina

O estudo da história de Ana e Penina nos ensina que o tempo é de Deus! O ser humano precisa entender que Deus é poderoso, que faz o impossível acontecer para abençoar os seus.

Também temos de entender que independente das circunstâncias DEUS É DEUS, SE DEUS FIZER ELE É DEUS, SE ELE NÃO FIZER CONTINUA SENDO DEUS.

Devemos adorar e servi-lo pelo que Ele é e não pelo que Ele faz. 

Espero que esta palavra adentre ao meu e ao seu coração pois eu também estou sendo ministrado pelo Poder da Palavra de Deus.

Muitas das vezes Penina (o inimigo), usa de várias circunstâncias para nos fazer irar, entristecer, pecar, tomar atitudes que desagradam a Deus, falar palavras desnecessárias, inadequadas e tomar atitudes precipitadas.

- Publicidade -

Portanto, precisamos vigiar quanto as palavras que saem da nossa boca, assim como orienta a Palavra de Deus no Livro de Provérbios (Livro da Sabedoria):

Devemos falar na hora certa e nos calar também na hora certa. Devemos Orar e Vigiar porque o inimigo veio para matar, roubar e destruir.

Não permita que o inimigo venha tirar a sua Paz em Cristo Jesus!

Deus vos Abençoe tremendamente através das mensagens deste Blog pois a Palavra de Deus transforma, liberta e é mais penetrante que uma espada de dois gumes.

Compartilhe Este Artigo
Follow:
Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!
32 Comentários