A Bíblia contém algumas figuras e características realmente difíceis de entender… Folheie as páginas do Antigo Testamento e você encontrará uma figura que parece carregar uma contradição: o Anjo do Senhor

Quem é o Anjo do Senhor citado no Antigo Testamento da Bíblia?

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7

Mas afinal, quem é esse personagem e por que o entender é tão importante?

Anjo do Senhor significa Mensageiro do Senhor

Vamos começar olhando para a frase “anjo do Senhor” em hebraico. A palavra hebraica traduzida como “anjo” é malak , que significa “mensageiro“.

Esse mensageiro em particular não é apenas um anjo, mas o “anjo do Senhor “. O mensageiro de Yahweh – ou em hebraico, malak Yahweh – é o único mensageiro que leva o nome de Javé. 

Em Êxodo 23: 20-21, O Senhor diz a Moisés que este anjo os guiará, dizendo: “meu nome está nele“.

O Anjo do Senhor é Javé, ou como Javé?

Ao explorar mais esse personagem, você encontrará um grande problema: às vezes o anjo do Senhor fala como se ele fosse um mensageiro do Senhor, e outras vezes ele fala como se fosse o Senhor.

Como isso é possível? Quando você encontra problemas como esse na Bíblia, pode pensar que a palavra é contraditória ou complicada – especialmente nas Escrituras Hebraicas.

Mas você tem outra opção. Você pode fazer a pergunta: é lá algo mais que o autor quer comunicar por apresentar esta figura ou recurso desta forma estranha? Em outras palavras, a “contradição” é intencional? 

A adoção dessa abordagem abrirá seus olhos para a arte literária das Escrituras, e pode até ajudá-lo a ver algumas das reivindicações centrais de Jesus sob uma nova luz.

O Anjo do Senhor na história de Agar

A história de Agar ilustra a maneira complexa como o anjo do Senhor é retratado nas Escrituras. 

Em Gênesis 16, encontramos uma escrava que engravidou de seu mestre, e que fugiu ao deserto para encontrar sua provável morte. 

A narrativa nos diz: “o anjo do Senhor a encontrou perto de uma fonte de água no deserto” (Gênesis 16: 7)

Mas então algo estranho acontece. “E o anjo do Senhor disse-lhe: ‘Aumentarei tanto os vossos descendentes que serão muitos para contar’” (Gênesis 16:10)

Javé é quem tipicamente emite esse tipo de bênção (por exemplo , Gênesis 22, 26, 28). Quem esse anjo pensa que é? 

Continuando a história de Agar… O anjo do Senhor fala a respeito do Senhor como uma outra pessoa, dizendo: “O Senhor ouviu a sua aflição” (Gênesis 16:11)

Na melhor das hipóteses, pensamos que esse anjo está falando em nome de Javé – isto é, até que o narrador nos diga que foi Javé quem falou com ela! 

E Agar chama esse anjo de “Deus”. “Então ela deu o nome de Javé, que lhe falou: ‘Tu é Deus que me vê ‘ ; pois ela disse: ‘Em verdade, como tenho visto quem me vê?’ ”(Gênesis 6:13)

Esta história ilustra a maneira complexa como os autores retratam essa figura, como Javé e ao mesmo tempo distinta de Javé. 

Mas como sabemos se isso é apenas falta de precisão ou discrepância no texto? Para responder a isso, precisamos perguntar: Os autores das Escrituras se referem consistentemente ao anjo do Senhor como Javé e distinto de Javé?

Existe um padrão?

Continue lendo a narrativa das Escrituras Hebraicas, e você notará vários lugares em que os autores retratam esse anjo da mesma maneira complexa que na história de Agar. 

Por exemplo, na história de Moisés e a sarça ardente, o anjo do Senhor aparece a Moisés do meio de uma sarça, mas então Deus o chama da sarça ( Êxodo 3: 1-6

O mesmo padrão surge nas histórias de Abraão e Isaque (Gênesis 22), Balaão (Números 22), Gideão (Juízes 6), Elias (1 Reis 19) e Davi (1 Crônicas 21), para nomear alguns.

Como esse padrão ocorre em toda a Escritura, podemos concluir que os autores estão descrevendo cuidadosa e intencionalmente essa figura como um ser complexo. 

Parte da maneira como esses autores desejam envolver o leitor é criando lacunas que exigem participação e investigação. É assim que todas as boas histórias funcionam! 

Os autores das Escrituras são artistas literários habilidosos, e esse retrato complexo do anjo do Senhor é apenas um exemplo de sua arte.

O que tudo isso significa?

A maneira consistente como os autores se referem a esta figura como Javé e ao mesmo tempo distinto de Javé, não apenas nos ajuda a entender essa figura misteriosa, mas também faz uma afirmação profunda sobre a identidade de Javé, a saber, que o próprio Javé é um complexo ser.

Compreender o retrato complexo do anjo do Senhor nos prepara para compreender a história abrangente das Escrituras de algumas maneiras significativas:

O Anjo do Senhor nos ajuda a entender as reivindicações de Jesus

Parece estranho que Jesus afirme que ele é “um com o Pai” e, no entanto, distinto como “o Filho” ( por exemplo , João 10:30). 

No entanto, essas alegações que parecem confusas para os leitores modernos se encaixam na mesma categoria que o retrato do anjo do Senhor.

O anjo do Senhor cria espaço de prateleira para entender a Trindade

Essa maneira antiga e criativa de retratar Yahweh como uma unidade complexa, ajuda os leitores a entenderem que Yahweh é uma comunidade diversificada, porém unificada, de amor. 

Isso é fundamental para entender a comunidade perfeita de amor – Pai, Filho e Espírito – que passamos a chamar de Trindade.

O Anjo do Senhor nos ajuda a conhecer mais o caráter de Deus.

Yahweh interage em nível pessoal com os humanos, mantendo também sua identidade como Deus acima de tudo e inteiramente outra. 

Esse Deus assume uma forma incorporada para se relacionar com a humanidade, assumindo a carne humana para restaurar a humanidade ao relacionamento correto como parceiros com ele.

Esse retrato complexo comunica unicamente verdades sobre o caráter e a identidade de Javé – que ele é uma unidade complexa, unificada e diversificada, próxima e acima de tudo. 

O que vemos no anjo do Senhor é culminado na pessoa de Jesus, que se aproxima da humanidade para nos aproximar de Deus.

Gostou deste estudo? Recomendo fortemente que veja este aqui: Como Aprender Hebraico Bíblico + 10 Palavras em Hebraico [GRÁTIS]

Sobre o Autor

Tyago Rodrigues
Tyago Rodrigues

Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *