Como Podemos Guardar o Coração

Aprenda como cuidar do coração, assim como um jardineiro cuida do jardim. Dicas e técnicas para guardar o coração acima de todas as coisas.

Por: Jesus Nos Ensina

Provérbios 4:23 fala que devemos guardar nosso coração acima de TODAS as coisas! Mas afinal, como fazer isso na prática? O cuidado de um jardim pode nos ajudar a entender:

Prepare bem o solo

Assim como um jardineiro prepara o solo antes de plantar as sementes, é importante preparar o coração antes de cultivar coisas boas. Isso pode incluir limpar o coração de pensamentos negativos e pecaminosos e preencher o coração com coisas boas e edificantes

Não permita o lixo

Algumas pessoas vão passar pelo seu jardim e jogar LIXO, você não pode impedir que joguem, mas você pode impedir que o lixo permaneça lá contaminando e deixando seu mau cheiro.

Regue diariamente

Na Bíblia a água representa o Espírito Santo. Quando temos contato com o Espírito de Deus através da sua Palavra, garantimos que nosso coração permaneça saudável.

Cultive frutos saudáveis

Assim como em um jardim você apenas planta e cultiva os melhores frutos, em seu coração você deve cultivar apenas sentimentos e relacionamentos saudáveis com outras pessoas.

Deixe ser podado

Nem tudo que cresce no jardim é bom. À poda é necessária. Não fuja do processo que Deus tem para quebrar seu orgulho, seu ego e suas falhas de caráter. (João 15:2)

Um jardim sem jardineiro acaba sem vida

Eu poderia dizer para você cuidar do seu coração, mas existe alguém que sabe cuidar do nosso coração bem melhor do que nós mesmos, afinal, foi este alguém que o criou e o ama mais do que tudo. Deixa Jesus ser o Jardineiro do seu coração!

Guardar o coração, assim como um jardim, não é tarefa fácil, mas o Espírito Santo nos auxilia e nos ajuda a limpar, regar e podar diariamente.

Veja Também Como Ter e Manter um Coração Puro Diante de Deus