Ataque a tiros na Escola Estadual Sapopemba e o Papel Esperado da Igreja

Saiba qual o papel da igreja após o ataque a tiros na Escola Estadual Sapopemba. Entenda como a fé pode ajudar a acabar com essas tragédias.

Por: Jesus Nos Ensina

Na manhã do dia 23 de outubro de 2023, ocorreu um ataque a tiros na Escola Estadual Sapopemba, localizada na zona leste de São Paulo, Brasil

O ataque resultou na morte de uma estudante de 17 anos e ferimentos em outras três pessoas. O autor dos disparos foi um aluno de 16 anos que atirou em três pessoas e depois se matou.

O governo de São Paulo lamentou profundamente o ocorrido e se solidarizou com as famílias das vítimas.

É importante destacar que em 2019, alguns grupos cristãos no Brasil estavam defendendo o ensino domiciliar como uma prioridade para o governo justamente visando evitar justamente esse tipo de catástrofe.

Mas nos dias atuais, é notória e horrível a falta de ação da igreja evangélica em resposta ao ataque na Escola Estadual Sapopemba e demais ações violentas que ocorrem diariamente.

O que nós cristãos podemos fazer para acabar com a violência?

A violência nas escolas é um problema complexo e multifacetado que requer ações coordenadas de diferentes setores da sociedade, incluindo a igreja. Algumas das ações que a igreja pode realizar para contribuir para a redução da violência nas escolas são:

Promover a educação para a paz e a não violência

A igreja pode oferecer cursos, palestras e oficinas para os jovens sobre a importância da paz, do diálogo e da resolução pacífica de conflitos.

Apoiar as famílias

A igreja pode oferecer apoio emocional e espiritual às famílias dos estudantes, bem como promover ações que fortaleçam os laços familiares e previnam a violência doméstica.

Participar do Conselho Escolar

A igreja pode se envolver nas atividades do Conselho Escolar, que é um espaço de diálogo e participação da comunidade escolar na gestão da escola.

Combater as fake news

A igreja pode contribuir para combater as fake news que fomentam o ódio e a violência nas escolas, promovendo a educação midiática e o uso responsável das redes sociais.

Oferecer apoio espiritual

A igreja pode oferecer apoio espiritual aos estudantes, professores e funcionários da escola, promovendo a solidariedade, a empatia e a compaixão.

É importante ressaltar que a violência nas escolas é um problema complexo e que requer ações integradas e coordenadas de diferentes setores da sociedade.

De fato, a igreja de Cristo também pode contribuir, mas é necessário que haja um esforço conjunto de todos os envolvidos para enfrentar esses desafios como o ataque a tiros na Escola Estadual Sapopemba.