Uma das dúvidas que persiste em ficar na mente de muitas pessoas é sobre a chamada “estrela da manhã”. Vejamos neste estudo quem de fato pode ser chamado de estrela da manhã: Jesus ou Lúcifer?

Cientificamente, a estrela da manhã é o planeta Vénus. Antigamente, muitos povos não faziam distinção entre as estrelas, os planetas, os cometas e outros corpos celestes menores que viam no céu. Todas essas coisas eram chamadas de estrelas.

Vénus é uma das estrelas mais brilhantes no céu noturno e é a última estrela a desaparecer de manhã.

Mas,e na bíblia, o que significa esta expressão?

Entendendo a contradição.

Lemos em Isaías 14:12 a seguinte afirmação:

Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!”. Sabemos portanto duas coisas:

  • Como você caiu dos céus…” está fazendo referencia a Lúcifer;
  • Como foi atirado à terra, você , que derrubava as nações!”. Aqui vemos que este que caiu dos céus, ao ser atirado à terra, não possuía nenhuma boa intenção.

Ao lermos o outro texto, em Apocalipse 22:16, vemos a seguinte afirmação:

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”. Observem duas coisas:

  • A identificação da Estrela da Manhã está no início da frase: “Eu, Jesus,…”
  • Ele se declara descendente de Davi. E todos nós já sabemos quem ele é, não é verdade!?

Mas, quem é a Estrela da Manhã?

Quem é a estrela da manhã

Precisamos entender não somente os textos expostos acima, mas o todo da Palavra.

Como já disse diversas vezes aqui no blog, se você ler somente o que está escrito, ficará perdido. Mas se ler o todo da Palavra, saberá o que está escrito a muito tempo: “A letra mata, mas o espirito vivifica!”

Estrela da Manhã é o diabo?

Na profecia de Isaías 14:12-14, Deus condena a estrela da manhã. Aqui, a expressão representa uma pessoa que tinha grande poder mas que se tornou arrogante.

A “estrela da manhã” se achou superior e tentou roubar a glória de Deus. Por causa disso, Deus condenou essa pessoa ao inferno.

Essa passagem normalmente é interpretada como uma referência à queda de satanás.

Ele foi criado por Deus mas se tornou arrogante e se rebelou contra Deus (1 Timóteo 3:6). A passagem também pode ser uma condenação a pessoas que caem no mesmo erro que o diabo e tentam ser superiores a Deus.

Nessa passagem, a expressão representa a glória que algumas pessoas alcançam.

Seu poder brilha, se destacando entre outros do seu gênero. Mas quem tem uma posição importante precisa tomar cuidado para não cair na arrogância.

A estrela da manhã é Jesus?

Em Apocalipse 22:16, Jesus diz que ele é a estrela da manhã. Nessa passagem, o significado da estrela da manhã é diferente da profecia de Isaías. Jesus não está dizendo que ele é igual ao diabo.

Toda a glória e todo o poder pertencem a Jesus. Ele se destaca acima de todas as coisas porque ele é Deus. Ninguém é como Jesus. Sua glória ainda brilha quando todos os outros falham.

As estrelas de manhã também anunciam o início do dia, o fim da escuridão.

De modo semelhante, Jesus veio para trazer o fim da escuridão do pecado em nossas vidas. Ele é nossa esperança, que nos dá a luz de Deus.

Ele (Jesus), sendo em forma de Deus não teve por usurpação (exercer algo sem qualquer legitimidade), ser igual a Deus. Antes se esvaziou a si mesmo, tomando forma de homem!

O que nos é dito em Isaías é somente uma referencia a Satanás que não sendo como Deus, julgou por usurpação ser maior que Deus e por isso foi lançado a terra.

Que Deus lhe abençoe e te de luz quanto a este tema e todos os demais que venha a pesquisar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!