Intento: O que é segundo a bíblia

Por 11 Min de Leitura

O que é Intento segundo a bíblia?

Intento é um termo que aparece várias vezes na Bíblia e tem um significado profundo e relevante para a compreensão da vontade de Deus e do propósito da vida humana. De acordo com a Bíblia, intento pode ser definido como o propósito ou plano divino que Deus tem para cada indivíduo e para a humanidade como um todo. É a vontade de Deus sendo manifestada e cumprida na vida das pessoas.

Intento como propósito divino

Na Bíblia, o intento é frequentemente associado ao propósito divino e à vontade de Deus. É através do intento que Deus revela Seus planos e direciona a vida das pessoas. O intento de Deus é sempre bom e perfeito, visando o bem-estar e a realização plena de Seus filhos.

Um exemplo claro do intento de Deus pode ser encontrado na história de José, filho de Jacó, no livro de Gênesis. José foi vendido como escravo pelos seus irmãos, mas, no final, ele reconheceu que tudo o que havia acontecido fazia parte do intento de Deus para a sua vida. José disse a seus irmãos: “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida” (Gênesis 50:20).

- Publicidade -

Intento como plano de salvação

O intento de Deus também está relacionado ao plano de salvação para a humanidade. A Bíblia afirma que Deus, em Seu intento, enviou Seu Filho Jesus Cristo ao mundo para salvar os pecadores e reconciliá-los consigo mesmo. O apóstolo Paulo escreve em Efésios 1:9-10: “E nos fez conhecidos os mistérios da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra”.

Intento como direcionamento para a vida

Além de ser o plano de Deus para a salvação da humanidade, o intento também serve como um direcionamento para a vida de cada indivíduo. A Bíblia nos ensina que Deus tem um propósito específico para cada um de nós e que Ele nos capacita e guia para cumprir esse intento.

Um exemplo disso pode ser encontrado na vida de Moisés. Quando Deus chamou Moisés para liderar o povo de Israel para fora do Egito, Ele deixou claro qual era o intento: “Certamente eu desci para livrar o meu povo da mão dos egípcios e para fazê-los subir daquela terra a uma terra boa e espaçosa, a uma terra que mana leite e mel” (Êxodo 3:8). Moisés foi capacitado e direcionado por Deus para cumprir esse intento.

- Publicidade -

Intento como busca pela vontade de Deus

Além de ser um plano específico para cada indivíduo, o intento também pode ser entendido como a busca pela vontade de Deus em todas as áreas da vida. A Bíblia nos exorta a buscar a vontade de Deus em tudo o que fazemos e a confiar que Ele nos guiará e nos mostrará o caminho certo.

O apóstolo Paulo escreve em Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Essa busca pelo intento de Deus envolve a renovação da mente e a submissão à Sua vontade.

Intento como cumprimento da promessa de Deus

Na Bíblia, o intento também está relacionado ao cumprimento das promessas de Deus. Deus faz promessas aos Seus filhos e, através do intento, Ele cumpre essas promessas em suas vidas.

Um exemplo disso pode ser encontrado na história de Abraão. Deus fez uma promessa a Abraão de que ele seria pai de uma grande nação. Apesar de Abraão e sua esposa Sara serem idosos e estéreis, Deus cumpriu Sua promessa através do intento divino. A Bíblia diz em Gênesis 21:1-2: “O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e fez a Sara como tinha prometido. E Sara concebeu e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado”.

Intento como alinhamento com a vontade de Deus

O intento também pode ser entendido como o alinhamento da nossa vontade com a vontade de Deus. Quando buscamos viver de acordo com o intento divino, estamos alinhando nossos desejos e planos com os de Deus.

Jesus ensinou seus discípulos a orarem: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). Essa oração reflete o desejo de alinhar nossa vontade com a vontade de Deus e viver de acordo com Seu intento.

- Publicidade -

Intento como confiança na soberania de Deus

O intento também está relacionado à confiança na soberania de Deus sobre todas as coisas. Quando reconhecemos que Deus tem um intento para cada situação e circunstância da vida, podemos confiar que Ele está no controle e que tudo está acontecendo de acordo com Seu plano.

O apóstolo Paulo escreve em Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Essa confiança na soberania de Deus nos permite descansar em Seu intento, mesmo quando as coisas não acontecem como esperamos.

Intento como esperança para o futuro

O intento também traz esperança para o futuro. A Bíblia nos ensina que Deus tem um intento para a humanidade como um todo e que Ele está trabalhando para cumprir esse intento.

O apóstolo João escreve em Apocalipse 21:3-4: “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas”. Essa promessa nos dá esperança de que, no futuro, o intento de Deus será completamente cumprido e haverá paz e plenitude.

Intento como convite à rendição

O intento de Deus também é um convite à rendição. Quando reconhecemos que Deus tem um plano e um propósito para nossas vidas, somos convidados a nos render a Ele e confiar em Sua direção.

O apóstolo Pedro escreve em 1 Pedro 5:6: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”. Essa rendição à vontade de Deus nos permite experimentar o intento divino em nossas vidas e desfrutar de Seus planos perfeitos.

Intento como transformação pessoal

O intento de Deus também envolve transformação pessoal. Quando nos rendemos à Sua vontade e buscamos viver de acordo com Seu intento, somos transformados e moldados à imagem de Cristo.

- Publicidade -

O apóstolo Paulo escreve em Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Essa transformação pessoal é um processo contínuo que ocorre à medida que nos submetemos ao intento de Deus em nossas vidas.

Intento como fonte de significado e propósito

Por fim, o intento de Deus é a fonte de significado e propósito para a vida humana. Quando vivemos de acordo com o intento divino, encontramos verdadeiro significado e realização em nossa existência.

O apóstolo Paulo escreve em Efésios 2:10: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Essa é a essência do intento de Deus: nos criar e nos capacitar para cumprir os propósitos que Ele planejou para nós.

Conclusão

Em resumo, o intento segundo a Bíblia é o propósito divino e plano de Deus para a humanidade. É a vontade de Deus sendo manifestada e cumprida na vida das pessoas. O intento está relacionado ao propósito divino, ao plano de salvação, ao direcionamento para a vida, à busca pela vontade de Deus, ao cumprimento das promessas divinas, ao alinhamento com a vontade de Deus, à confiança na soberania de Deus, à esperança para o futuro, ao convite à rendição, à transformação pessoal e à fonte de significado e propósito. Ao compreender e viver de acordo com o intento de Deus, encontramos verdadeira realização e plenitude em nossa jornada espiritual.

Compartilhe Este Artigo