O que será que acontece no mundo espiritual quando jejuamos? Afinal, o que é jejum? Qual jejum é mais poderoso, o jejum de 12 horas ou o jejum de 24 horas? Como funciona e por que praticar do jejum é tão importante na vida do cristão?

Essas dúvidas e perguntas frequentes serão todas respondidas no estudo de hoje, vem comigo!

Caso você não queira ou não possa ler, assista ao vídeo desta aula e abaixo:

Primeiramente quero deixar bem claro a você o que realmente é jejum!

Jejum é a pratica de ficar sem comer ou beber algo por um prazo previamente estabelecido e combinado com o próprio Deus, a fim de matar a nossas vontades carnais.

Mas, entenda que o jejum bíblico não é uma mera dieta! Até porque numa dieta você fica sem comer e sem beber, mas em nenhum momento você busca a Deus.

Já praticando o jejum agradável ao Senhor, você necessariamente busca e conversa com Deus.

De maneira pratica, ao jejuarmos convidamos ao Mestre Jejus a atuar na nossa vida e queimar tudo aquilo que não presta em nossa mente.

O que acontece no Mundo Espiritual quando Jejuamos

Vamos a uma breve leitura da Palavra do Senhor no livro de Daniel capitulo 9 e versículo 3:

“E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. (Daniel 9:3)”

Note que Daniel (assim como o Senhor Jesus em sua tentação no deserto) jejuava a Deus para que o Altíssimo pudesse operar em sua vida.

Por isso, obviamente nós cristãos devemos utilizar dessa ferramenta, dessa arma para sentir a presença de Deus operando em nosso dia a dia.

4 coisas que acontecem no Mundo Espiritual durante o Jejum

Ao jejuarmos e orarmos nos tornamos sensíveis às coisas do alto, isto é, nos aproximamos do Senhor e fortalecemos nosso espírito, além de recebermos mais entendimento espiritual e mais poder sobre o inimigo.

O jejum cria uma atmosfera chamada de ‘presença de Deus e sua autoridade‘, com isso consequentemente os demônios reconhecem e perdem seu domínio.

Sem mencionar que o jejum aumenta o poder da oração e apressa as respostas.

Nós somos espírito, alma e corpo, e, quando jejuamos, passamos a vigiar mais de perto os nossos pensamentos, sentimentos, palavras, atitudes e reações…

Ou seja, vigiamos absoluta e 100% o nosso espírito! Ao fazermos isto, estamos a fortalecê-lo! E quando o nosso espírito está forte, passamos a tomar posse de autoridade no mundo espiritual.

Você fica mais sensível a voz de Deus

A melhor coisa a se fazer durante um jejum é simplesmente orar e ler a Bíblia, pois em jejum você passa a entender a voz de Deus muito melhor.

Leia comigo o que esta registrado em Daniel capítulo 10 e verso 3:

“Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas. (Daniel 10:3)”

O Profeta Daniel neste momento precisava receber uma nova orientação e revelação de Deus, para isso ele passou 3 semanas (21 dias) em jejum.

E Deus respondeu o Profeta com muita graça e profundidade!

Amado, se nós começarmos a jejuar e orar receberemos revelações ainda mais profundas do que as que estamos recebendo hoje.

O jejum (bíblico, integro e de princípios) funciona mesmo! Não foi atoa que Daniel recebeu as suas respostas.

Satanás nos tenta

Satanás irá tentar de tudo quanto é maneira lhe impedir de concretizar, de finalizar o propósito de jejum que você firmou com Deus.

O texto de Marcos capitulo 1 do versículo 12 ao 13 nos revela esta verdade, veja:

“E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
Ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. (Marcos 1:12,13)”

O próprio Espírito de Deus foi quem instruiu Jesus Cristo a ir ao deserto para ser tentado pelo diabo.

Jesus ficou ali por 40 dias em jejum. A bíblia nos afirma que as feras e satanás estavam no deserto tentando-o, porem os anjos do Senhor o serviam.

Você está entendendo? Satanás vai sim te tentar durante a pratica do jejum, mas o Deus Soberano dará ordem aos seus anjos para que lhe sirvam e guardem.

Pessoas involuntariamente possuídas por Demônios vem lhe tentar

Amado, durante o jejum Satanás tenta a gente para principalmente cairmos no lamaçal do pecado, ele coloca coisas e pessoas adversas em nossa vida com o intuito de nos fazer quebrar o propósito com Deus.

Por isso ao praticar e estabelecer um jejum mantenha a vigilância, às vezes o inimigo usa até a televisão para lhe fazer pecar.

Outra situação comum de acontecer é que quando você está jejuando as pessoas começam a lhe oferecer grandes banquetes (comidas, momentos de lazer, etc).

Em verdade lhe digo que o próprio demônio é quem promove isso, pois ele quer que você quebre o jejum. Cuidado, pois você caindo nessa cilada, consequentemente o diabo vai ganhando força na tua vida.

Você esta no meio do jejum e pessoas chegam a você dizendo coisas como: “Jejuar é bobeira, jejum é coisa do Antigo Testamento, isso não tem nada a ver hoje em dia…”

Escute, o demônio usa essas pessoas para tentar fazer você parar, para que você perca a benção e o poder que estava prestes a receber.

O próprio Jesus disse que os discípulos não conseguiram expulsar uma determinada classe de demônios porque eles não oravam e nem jejuavam.

Somente a oração e jejum podia expulsar aquela espécie de demônios citada em Mateus 17.

Jesus foi bem claro em sua afirmação e você aí acreditando em algum falso profeta dizendo que não é necessário jejuar…

As bênçãos de Deus descem sobre o você

Graças a Deus por isso! Vamos a um texto da palavra situado em Esdras 8: 23:

“Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e ele nos atendeu. (Esdras 8:23)”

Aqui Esdras precisava voltar para Jerusalém, escolheu orar e jejuar por este proposito e Deus o livrou de todos os seus inimigos.

Mas quero lhe dizer que a pratica do jejum bíblico não é paltada em trazer apenas benção espirituais, mais também físicas, como por exemplo: proteção e livramento.

Por que devemos Jejuar

Por que devemos Jejuar?

Devemos jejuar para estarmos cada vez mais próximos de Deus, e esta é e sempre será a razão principal, todas as outras são secundárias.

Por trás dos pecados que nos dominam, dos fracassos pessoais, dos muitos males que afetam a igreja e obstruem os canais da bênção de Deus, por trás de tudo isto se encontra o orgulho do coração do homem.

O jejum é um corretivo divino que prepara a terra, quebra o orgulho, disciplina o corpo e humilha a alma.

Tenho de lhe dizer que a pratica do jejum dá asas à oração; dá poder as petições, pois a oração é guerra contra as forças opositoras. O homem que ora e jejua testifica aos céus que quer aquilo que busca.

E mais, jejuar e orar certamente lhe ajudará a vencer batalhas espirituais, porque jejuando estamos mais ligados espiritualmente a Deus.

Por exemplo, Ester, antes de falar com o rei para resolver um problema que parecia impossível, estabeleceu um jejum de três dias (Ester 4:15-17).

Há casos de necessidade ao nosso redor, e o Senhor quer que tenhamos a autoridade de enfrentar as forças malignas à nossa volta.

“Em meu nome expelirão demônios” (Mateus 17.21; Marcos 16.7).

Sinais De Que Você Precisa Jejuar 

Amado, acima de tudo entenda que o jejum não muda Deus, o jejum muda você!

E existem sinais claros que o mundo espiritual e físico nos dão de que precisamos jejuar (para disciplinar a nós mesmos) urgentemente, tais como:

  • Situações em que você se sente engolido pelas adversidades, até parece que você esta prestes à se afogar nos problemas;
  • A sua vida espiritual esta à regredir (o amor esfriou, você já não ora como antes e se sente que se perdeu a fome espiritual);
  • Você tem tido sonhos que na verdade são ataques espirituais (pesadelos, sonhos com espíritos que vem lhe abusar sexualmente, etc);
  • Caso você esteja sentindo alguma presença estranha, ouvindo vozes e visualizando vultos;

Outros sintomas que caracterizam a falta de jejum na vida do crente são simples emoções carnais, como por exemplo: Ansiedade, inquietação e medo do futuro.

Se todas estas coisas ou algumas delas tem lhe pegado de surpresa, se necessita de orientação e revelação divina, sinal que precisa jejuar.

Jejue e veja isso acontecer

Leia comigo algumas coisas mais que acontecem no Mundo Espiritual (e quase sempre estas coisas transparecem no fisico) durante o nosso jejum:

  • Deus dá livramentos, assim como Ele deu a Esdras em sua volta para Jerusalém. Você vai viajar? Faça um jejum! Alguém está te ameaçando? Jejue!
  • O Senhor aumenta a nossa fé contra os demônios. Toda a autoridade já foi nos dada no calvário, precisamos apenas de fé para tomar posse.
  • Deus desfaz diagnósticos do homem, doenças, dores e enfermidade. Todas as doenças são espirituais, caso não creia ou desconheça esse fato leia o seguinte artigo: Deus ainda Cura nos Dias de Hoje?
  • Papai abre portas financeiras. Talvez você não esteja conseguindo um bom emprego, se este é o seu caso lhe sugiro que comece a orar e jejuar para você ver Deus agindo nesta área.

Para finalizar afirmo que você pode praticar o jejum de 12 horas, o jejum de 24 horas, o jejum de Daniel, enfim não existem regras para isso. O Espírito Santo certamente ira te instruir quanto ao prazo e detalhes.

Mas agora que você já sabe o que é o jejum e para que serve, que tal por em pratica estes ensinamentos hoje mesmo?

Sem essa de deixar para amanhã… Quando ouvimos (ou melhor lemos rs) uma palavra desta temos de tomar uma decisão na hora!

Inicie um jejum agora, porque se deixar para depois você acabará esquecendo.

Além do mais, jejum emagrece, jejum é saudável e faz muito bem para o corpo. Você só tem a ganhar jejuando!

Sobre o Autor

Tyago Rodrigues
Tyago Rodrigues

Me chamo Tyago Rodrigues e sou totalmente apaixonado pelo reino de Deus e sua obra! O que queima em meu coração? Levar o Evangelho libertador às pessoas, através do ensino da Palavra de Deus, e é isso que tenho feito!

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Quais os tipos de comida q não posso comer quando estive enjejuna do espiritualmente

  2. Que maravilha, lindas palavras. Hoje faremos um culto e falarei sobre jejum. Deus abençoe poderosamente!!

  3. Muito obrigado pela explicação, foi muito esclarecedora.

  4. Maravilhoso esse ensinamento sobre o jejum, pois eu decidir a sair do comodismo e buscar a Deus no profundo.

  5. Jejuei poucas vezes no passado recente, e estou voltando a jejuar mas meu jejum são de menos de 6 horas. Deus se agrada desse pouco tempo?

    • Irmão, Deus se agrada de 1 hora que seja do seu dia que voce se esvazia de algo carnal em busca de algo eterno. Porem não é Deus que precisa do seu jejum para falar contigo e sim voce que precisa jejuar para mortificar o som da carne e escutar a Deus… Em meu corpo apenas 6 horas de jejum não mortifica a carne, só agita e incomoda a mesma… Para ouvir o Senhor tenho de ir além… Avalie-se e ore em pró disso para o Senhor lhe dar a estratégia e tempo perfeito para voce, o seu corpo e seu espirito.

  6. Estou jejuando Deus revelou em 7 dias de 12h as 15h so que ando passando mal e pensamentos estranhos

  7. Como iniciar um jejum as vezes não sei o que dizer para Deus fico travada repetindo as mesma coisas!

    • Pergunte para o Senhor se voce esta no ‘timing’ correto para usar essa arma espiritual (o jejum), se prepare com muita oração e estilo de vida. O proprio Deus ira lhe convidar a jejuar no momento certo. Quando sentir seu espirito lhe convidando a jejuar, de um passo de fé e não fique argumentando com sua carne.

  8. Pontual estas palavras!!! Muito Grato irmão!!
    O que o Sr. diz de jejum realizado só a tarde; não iniciado pela manhã? devido instabilidade por medicamentos tomados ao dormir?

    Obgado! A Paz do Senhor!

    Sergio

    • Eu quem agradeço a leitura irmão, o jejum é pra silenciar a carne e não matar o corpo, ou seja, se voce possui restriçoes medicas que impedem o jejum Deus entende completamente.

  9. Um exemplo: jejuar por 3 dias, é passar ls 3 dias sem comer, ou depois das 12 horas pode comer até completar os tres dias. Tipo, todos os dias até completar os 3 dias, eu so posso comer dps das 12 horas?

    • Muito boa questão Maria, e a resposta é que antes de iniciar o jejum voce deve orar e conversar com Deus, combinar as ‘regras’ e como o jejum ira funcionar. Apos horar basta começar e jejuar como combinou com Deus.

  10. Fiquei até emocionada com tanta riqueza de informação. Não tem noção do quanto me ajudou com essa explicação. Deus abençoe grandemente sua vida.

  11. Paz Pr. Estou de Jejum, e surgiu uma dúvida. Meditei na palavra e orei, porém sempre que estou no aquecimento do espírito alguém bate na porta e interrompe.
    Já tive muita experiências com voz audível do Espírito Santo, mas depois que tive filha nao estou conseguindo intensificar.

    • Tudo na benção irmã? A caminhada cristã é composta por fases, comprovamos isto na vida de todos grandes homem e mulheres de Deus na biblia e fora dela, você está passando por uma fase – onde quanto mais voce busca, menos voz do Espirito voce ouve – Deus parece que esta se apartando… Mas não, é apenas uma fase, um teste onde Deus esta provando suas motivações, se voce tem fé apenas quando vê ou ouve algo ou se sua fé não exige “aspectos humanos” para existir.

  12. Olá a Paz, sou batizada faz 2 anos, mas já 20 anos busco por uma resposta, do porquê quando estou diante de forte oração caio no chão? Busco por esse libertação e não acontece, não encontro uma resposta, se e espiritual emocional ou psíquico.isdo me deixa muito desmotivada.

    • A paz amada irmã, o Apostolo Paulo ao ter um encontro com a luz pela primeira vez caiu no chão (Atos 9: 3-4), a biblia esta cercada de passagens que denotam o cair no poder (pena que dificilmente isto é pregado)… Mas enfim cair no poder não é demoniaco ou errado, porém o inimigo derruba pessoas ao chão, que caem endemoniadas (isso é totalmente diferente e precisa sim de uma libertação)… Lhe recomendo que procure um excelente Pr, que possa lhe acompanhar de perto e cuidar desse caso contigo. Fica com Deus irmã.

    • Otima pergunta, e a resposta é: Jejum é pra matar a vontade da carne e não o corpo, ou seja, jejue gradualmente, deixe seu corpo se acostumar com o habito de jejuar… Não vá de cara jejuar 40 dias (por exemplo), comece aos poucos…

  13. Quero começar meu jejum tirando o que mais gosto que é a carne, estou disposta a tirar a carne do meu alimento pot 15 dias em beneficio de minha filha. Qual melhor horario para conversar com Deus referente a isto todo dia? Seria antes da refeiçao ou a noote tb?

    • Excelente proposito irmã, que o Senhor abençoe seu jejum. Lhe recomendo se colocar em secreto e orar (falar com Deus) logo no principio do seu dia, mas nada impede de fazer isso de dia ou noite, Deus ira lhe ouvir em todo o momento que clamar a voz Dele.

  14. Esclarecedor parabéns por tanta gentileza em escrever e nos exclarecer. Vou começar um propósito longo agora mesmo. Obrigada a paz do Senhor

  15. Em um jejum de 40 dias eu posso jejuar um dia pra cada propósito? Até completar os 40 dias?

  16. Ola boa noite estou em processo de libertação aceitei jesus em minha vida mas passo uma prova com o lado espiritual presiso fazer um jejum mas tbm estou com problemas com minha filha de saúde queria saber tenho que fazer jejum diferente?

    • Paz Su, tudo bem? Caso algum problema de saude lhe impeça de jejuar expresse isso ao Pai em oração, ele te dara novas coordenadas de como se dará a vitoria que tanto busca.

  17. A Paz ! Eu sempre faço jejum . Antes de dormi eu oro e acordo e muitas vezes vou ao monte mas eu costumo fazer poucas horas após ir ao monte quando desço entrego o jejum mas faço jejum total e levo água só para molhar a garganta . Deus aceita jejum de poucas horas ? Ou o jejum já começa a partir da oração antes de dormir ?

  18. oi ontem a noite eu vi vultos, e fazem já um tempo que venho sentindo presenças estranhas quando estou mexendo no computador parece que alguém está a me observar e tambem me sinto angustiado como se Deus não ouvisse as minhas orações, e tudo isso ocorre quando termino de orar ou de ler a biblia, o que eu faço????

    • Irmão vigie o que voce acessa e faz usando o computador. Sw voce ora e le a biblia e percebe uma sensibilidade aguçada a presença espiritual é sinal que esta no caminho certo, porem busque ser discipulado e orientado não para deixar de ter visões, sentimentos e arrepios, mas sim para discernir melhor tudo isso.

  19. Estou fazendo um jejum em favor de uma pessoa, mais não paro de passar mau, vomitando, fraqueza, dor de cabeça… Sendo que sou acostumada a fazer jejum.
    Uma pessoa uma vez me disse q isso poderia acontecer, gostaria de saber pq?!
    Mto obrigada desde já!

    • No mundo espiritual voce esta se colocando na brecha por esta pessoa, esta assumindo a luta dela, é normal esses ataques anormais… Porem, perigoso é se voce nao souber por quem esta se doando, conheço pastores que ao orar por alguem, “cairam” e ficaram enfermos…

  20. Estou em jejum a 5 dias de 21 dias, e me sinto chorosa, choro por tudo, tudo está me maguando, fico triste, e não me sinto amada ou ouvida, tirei tudo que eu gostava de fazer, e que gostava de comer, estou no caminho certo? É normal se sentir assim?

    • A carne sente o impacto de ficar sem seu ‘alimento’, muitas pessoas se irritam e outras choram como voce, isso porque a carne esta sem as delicias a qual ela estava acostumada